O que acontece se acorda um sonâmbulo?
O sonambulismo é um transtorno do sono que se dá quando as pessoas realizam alguma atividade ou se levantam e andam enquanto dormem. É mais comum em crianças, porém, é um transtorno que também se pode ver em adultos.
Em geral, tal como indica a Clínica Mayo, se os episódios de sonambulismo são pontuais, não seria necessário um tratamento. Ainda assim, se na sua família há alguém que padece deste problema, pode ser que alguma vez se tenha perguntado se é uma boa ideia despertá-lo a meio desse episódio. O que acontece se acorda um sonâmbulo?
O sonambulismo
O sonambulismo afeta a 17 por cento das crianças e de 2 a 4 por cento dos adultos, tal como indica a neurologista Isabelle Arnulf. A tendência ao sonambulismo pode ser hereditária, e pode acontecer juntamente com terrores noturnos ou outros transtornos do sono.
Ao contrário dos sonhos e dos pesadelos, o sonambulismo tem tendência a ocorrer durante o primeiro sono profundo da noite, aproximadamente uma ou duas horas depois de se deitar. Quem sofre um episódio de sonambulismo pode levar a cabo diferentes atividades: ir ao quarto de banho, descer as escadas, ou incluso atividades mais complexas.
Os episódios costumam durar uns dez minutos, após os quais a pessoa costuma voltar a dormir, e desperta-se pela manhã seguinte, sem se lembrar de ter sido sonâmbula. O sonambulismo pode assustar as pessoas que o testemunham. Se vive com alguém que padece de sonambulismo, é possível que se pergunte o que acontece se o desperta, ou qual é a melhor maneira de o manter a salvo.
O que acontece se acorda um sonâmbulo?
Despertar uma pessoa sonâmbula pode não ser tão fácil como parece. O sonambulismo é um tipo de parassonia, um termo que se utiliza para descrever os comportamentos realizados quando uma pessoa não está nem completamente dormida nem desperta.
A investigação a esse respeito, através da medição das ondas cerebrais de pessoas sonâmbulas, demonstrou que diferentes partes do cérebro podem estar em diferentes estados de excitação durante o sono. Assim é como um sonâmbulo pode realizar determinadas ações, mas não tem uma compreensão consciente do que está a fazer.
Se consegue despertar um sonâmbulo durante o episódio, é possível que se sinta desorientado, assustado ou confuso. Quem se desperta enquanto está a levar a cabo um comportamento inapropriado, como tirar a roupa no meio da rua, pode sentir-se envergonhado.
Os sonâmbulos que estão muito assustados podem atacar algo violentamente, especialmente se demoram uns segundos em reconhecer quem os acorda e em perceber onde estão, e o que é que está a acontecer.
É perigoso acordar um sonâmbulo?
Existe o mito de que despertar um sonâmbulo poderia provocar-lhe um ataque cardíaco, ou incluso danos cerebrais. Ainda que o impacto de se despertar num lugar diferente e não saber como chegaram até ali possa ser assustador, a verdade é que não existe evidência que sugira que despertar um sonâmbulo possa ser perigoso para a sua saúde.
Se a pessoa sonâmbula não representa um perigo para si mesma nem para os restantes, não é necessário despertá-la. De fato, despertá-las poderia ser uma má ideia neste caso, já que poderiam assustar-se.
Em vez disso, pode ser uma melhor ideia manter o sonâmbulo fora do alcance de qualquer perigo, tranquilizando-o com uma voz suave e tranquila, e guiando-o até à cama novamente, tentando manter ao mínimo o contacto físico.
Em determinadas situações, é possível que o preocupe que o sonâmbulo se possa magoar a si mesmo, ou às pessoas que o rodeiam. Nestes casos, acordá-los poderia ser a melhor opção.
Como desperto com segurança a uma pessoa sonâmbula?
A melhor forma de despertar a uma pessoa sonâmbula é falar em voz alta ou gritar o seu nome. Também é uma boa ideia evitar qualquer ação que o possa assustar, como agarrá-lo ou sacudi-lo.
Trate de se manter fora do alcance dos braços, para a eventualidade de que reaja agressivamente, ou para escapar de um possível ataque que poderá acontecer. Uma vez esteja desperto, explique-lhe o que aconteceu: que esteve a andar e/ou a realizar uma outra atividade. Se não consegue despertá-lo, continue a vigiá-lo e tente novamente mais tarde, se for necessário.
Como conseguir ajudar, mas sem despertar a pessoa sonâmbula?
Uma forma simples de reduzir os riscos potenciais do sonambulismo é criar um ambiente seguro para que possa dormir. Pode ajudá-lo das seguintes maneiras:
- Nunca o deixe dormir num beliche de cima.
- Retire ou esconda os objetos perigosos e/ou afiados do quarto.
- Coloque barreiras de segurança na parte superior das escadas.
- Desimpeça o quarto o máximo possível, para que não possa tropeçar em nada, caso se desperte sonâmbulo.
Agora que já sabe o que acontece se acorda um sonâmbulo, é importante que tenha em conta qual é a situação em concreto antes de atuar. Não se esqueça de cuidar da sua segurança também! E, caso tenha alguma dúvida, o melhor será consultar-se com um profissional de saúde.