Causas de urinar na cama em adultos

Abr 9, 2022 | PERTURBAÇOES DO SONO | 0 comments

Molhar a cama frequentemente costuma estar associado à infância. De fato, até uma quarta parte das crianças experimentam problemas de se urinarem enquanto dormem, ainda que a maioria das crianças superem esse problema quando a sua bexiga fica maior e se desenvolve melhor. 

As investigações sugerem que a enurese noturna ocorre em 1 a 2 por cento dos adultos, ainda que o número possa ser maior, dado que é algo que pode envergonhar quem o sofre, e, como tal, pode ser difícil de comunicar. Mas, quais são as causas de urinar na cama em adultos?

Causas de urinar na cama em adultos

Existem algumas causas potenciais que podem levar os adultos a molhar a cama. Deixamos-lhe em seguida algumas das mais comuns: 

Problemas hormonais

A hormona antidiurética (ADH) indica aos rins que reduzam a produção de urina, e o nosso corpo produz mais desta hormona pela noite, quando nos preparamos para dormir. Isto ajuda a limitar a nossa necessidade de ir fazer xixi enquanto dormimos. 

No entanto, algumas pessoas não produzem suficiente ADH ou, simplesmente, os seus corpos não respondem bem a essa hormona. As anomalias da ADH parecem ter um papel na enurese noturna, ainda que existam várias teorias que sugerem que se trata de uma variedade de fatores, que se combinam para causar o problema. 

Uma combinação de problemas com a ADH, juntamente com problemas de bexiga durante o dia, e dificuldades para se despertar e dormir, frequentemente acabam por conduzir a este problema. 

Diabetes mellitus

A diabetes com níveis descontrolados de açúcar no sangue, pode alterar a micção. Quando os níveis de açúcar no sangue são altos, a quantidade de urina aumenta, ao mesmo tempo que os rins tentam controlar os níveis de açúcar. Isto pode fazer com que se molhe a cama um maior número de vezes, nas pessoas que sofrem com este problema e que se despertam para fazer xixi, e nas quais a micção seja excessiva, de mais de três litros por dia. 

Bexiga pequena

Na realidade, quando falamos de bexiga pequena não falamos de uma bexiga mais pequena do que outras bexigas. Em concreto, falamos de uma bexiga que se enche com volumes mais baixos, o que significa que funciona como se fosse mais pequena. 

Isto faz com que, quem apresente esta condição, deva urinar com maior frequência, incluso pela noite. Uma bexiga pequena pode ser difícil de controlar enquanto se dorme, o que pode originar a enurese noturna, ou, por outras palavras, que se molhe a cama. 

Caso se sofra desta condição, uma boa ideia pode ser treinar a bexiga. A ideia é utilizar esta estratégia para ajudar o corpo a antecipar a micção regular, ao reter a urina durante períodos de tempo mais prolongados. Ainda assim, o melhor será consultar com um profissional, para saber se é conveniente utilizar este tipo de treino no nosso caso. 

Alguns medicamentos

Alguns medicamentos receitados podem fazer com que se urine com maior frequência, e causar um aumento das contrações da bexiga. Isto pode levar à enurese noturna. Alguns destes medicamentos podem ser, por exemplo, alguns soníferos e/ou antipsicóticos, entre outros. 

Apneia do sono

A apneia obstrutiva do sono é um transtorno do sono que faz com que se detenha e recomece a respiração repetidamente. Um estudo concluiu que 7 por cento das pessoas com este transtorno do sono experimentam enurese noturna. É possível que urinar durante o sono seja mais frequente à medida que piora a apneia do sono. 

O tratamento da apneia do sono com terapia de pressão contínua nas vias respiratórias será uma ajuda para respirar e dormir melhor. Também pode ajudar a reduzir os sintomas secundários, como a enurese. 

Um bloqueio ou obstrução no trato urinário

Os bloqueios podem afetar o fluxo da urina, através de:

  • Pedras na bexiga
  • Cálculos renais
  • Tumores

Todos estes problemas podem dificultar a micção. Pela noite, podem acontecer perdas inesperadas de urina e enurese. 

Infecção do trato urinário

No trato urinário também se podem produzir infecções, que podem provocar micções frequentes e inesperadas. Uma infecção deste tipo costuma causar irritação da bexiga e inflamação, o que pode piorar ainda mais a incontinência e a enurese noturna.

O tratamento da infecção deveria deter a enurese. Em qualquer caso, se é uma pessoa que tem tendência a sofrer destas infecções, o melhor será consultar-se com o seu médico, para encontrar a causa subjacente ao aparecimento deste problema. 

Anatomia

A urina flui desde os rins até à bexiga, através do uréter. Quando chega o momento de fazer xixi, a bexiga contrai-se e envia a urina através da uretra e para fora do corpo. Se algum elemento desse sistema se estreita, fica torcido ou deformado de alguma maneira, é possível que se experimentem sintomas ou dificuldades para fazer xixi. Isto inclui molhar a cama. 

Como vê, são muitas as causas que podem estar por trás do feito de molhar a cama em adultos. É por isso que, se apresenta este problema e não sabe por que é que pode estar a ocorrer, o melhor será que se consulte com o seu médico e avaliem as possíveis soluções. A sua saúde é sempre o mais importante!