Como o desporto o ajuda a dormir melhor
Existe um mantra entre os desportistas de elite, que eles cumprem estritamente: a importância do descanso. Um hábito saudável, e que funciona nos dois sentidos, já que a prática de exercício físico e de desporto também o ajudam a dormir melhor.
A importância do descanso no mundo do desporto
Não somos nós a dizê-lo. Há todo um conjunto de estudos que demonstram a importância do descanso, e a relação entre o sono e o desporto.
Por exemplo, num estudo da Universidade de Stanford, foi descoberto que aqueles jogadores de basquetebol que dormiram até 10 horas cada noite, não só tinham melhor forma física e corriam mais, mas também que encestavam uns 9% mais de lançamentos, se comparado com quando dormiam poucas horas.
Em outra investigação, relacionada com a natação, tanto masculina, como feminina, aumentar as horas de descanso, até um máximo de 10 horas, originou uns resultados positivos: reação ao tiro de partida mais rápida, melhores tempos de viragem, e uns resultados de velocidade que os faziam chegar a 15 metros extra. E não foi apenas isso, os nadadores que apoiaram o estudo melhoraram os seus estados de ânimo.
Como pôde verificar, a ciência demonstra a importância do descanso que existe durante o sono. Mas, e ao contrário? O que é que provoca o ato de fazer mais desporto?
A importância do desporto na hora de descansar
A importância da prática de desporto é que provoca, de uma maneira direta e imediata, uma sensação de bem-estar. Isto acontece, graças a um processo físico, no qual a secreção de endorfinas se transforma no nosso cérebro numa espécie de reforço positivo. E, seguindo esta regra de três, a prática de exercício físico consegue afastar a ansiedade e a depressão, melhorando o nosso estado de ânimo e, adivinhe, também o nosso descanso.
A qualidade do sono é melhor, porque o exercício físico consegue ativar certas estruturas de carácter cognitivo que as pessoas possuem. Assim, o desporto é sinónimo de prevenção de problemas de índole psicológico, como os mencionados anteriormente: depressão, ansiedade, e problemas relacionados com a higiene do sono.
O desporto ajuda-nos a prevenir as insónias, e aumenta os níveis da hormona que regula o sono, a melatonina. Além do mais, o exercício físico é capaz de incrementar a qualidade do sono, já que nos torna mais capazes de adormecer num breve período de tempo.
Existem uma série de exercícios e desportos que potenciam todas estas melhorias relacionadas com o sono:
– Correr e caminhar.
– Natação e ginástica aquática.
– Yoga e Pilates.
– Tai Chi.