O que é um estrado de ripas?

Um estrado de ripas é o suporte para colchão que sempre tem estado presente. O que tinham os nossos avós, e que foi evoluindo, até se destacar como um suporte universal. E, possivelmente, o mais popular e utilizado em todo o mundo.
O que é um estrado de ripas?
A sua composição é sobejamente conhecida, mas nunca é de mais voltar a explicá-la. Tecnicamente, trata-se de um quadro onde se cruzam ripas de madeira, para que, deste modo, se possa suportar o colchão. Entre as virtudes dos estrados de ripas encontramos uma maior elasticidade e flexibilidade, quando comparados com outros tipos de suportes.
Dentro do nosso catálogo, pode encontrar modelos que contam com uns tacos que, ao serem colocados nas ripas do estrado, ajudam a regular essas mesmas ripas, ficando estas mais tensas. A isto chamamos reguladores de firmeza, uma característica que, ao ser colocada de diferentes formas, ajuda a controlar o efeito ressalto do colchão.
Os estrados estão disponíveis em diferentes medidas. No caso das camas de matrimónio, o quadro está situado na parte central da estrutura, fazendo assim com que se potencie a firmeza do estrado. Além disso, e dependendo sempre do número de ripas, e da qualidade das mesmas, a firmeza aumentará ou diminuirá de nível. Outra das qualidades principais está relacionada com o fato de que, dispondo desta espécie de sistema para regular a firmeza, pode-se adaptar melhor a estrutura, em função do peso e da fisionomia dos dormentes.
Por outro lado, é importante esclarecer que existem dois tipos de estrados de ripas. Dependendo da espessura com a qual estejam compostos, o resultado será estrado com ripas estreitas, ou com ripas largas:
– Os estrados de ripas estreitas são considerados altamente respiráveis, e com um extra de elasticidade que não partilham com outras bases.
– Os estrados de ripas largas podem assemelhar-se mais a outros suportes, como as bases, já que, ao possuírem maior espessura na sua composição, garantem uma maior firmeza e suporte ao colchão.

As vantagens dos estrados (independentemente do seu tipo de ripas)
– São perfeitos para suportar qualquer tipo de colchão, menos aqueles que são de molas. Estes, com o tempo, têm a tendência a deformar-se, quando colocados sobre um estrado.
– Mantêm o colchão isolado do frio do chão.
– Evacuam a humidade, e permitem a livre circulação do ar com o colchão.
– Potenciam a elasticidade e adaptabilidade do colchão.
– São um suporte mais económico, ao alcance de qualquer orçamento familiar.
– Ao facilitarem a ventilação do colchão, favorecem a higiene do mesmo. Deste modo, evitam o aparecimento e proliferação de ácaros e bactérias. Ainda assim, é recomendável o uso de protetores de colchões, de modo a evitar isso mesmo.
– Está formado por uma estrutura feita de metal, que é bastante duradoura, firme e resistente.