Por que é que as alergias pioram durante a noite?
Cada noite é a mesma história: termina a sua rotina noturna e mete-se na cama, e começa a sentir congestão e a espirrar.
Se sofre de alguma alergia, o mais provável é que os seus sintomas sejam mais intensos pela noite. Isto é algo bastante habitual. Aliás, é algo que costuma suceder à maioria das pessoas que sofrem com este problema. Mas, por que é que as alergias pioram durante a noite?
Por que é que as alergias pioram durante a noite?
São muitas as razões pelas quais os sintomas da alergia pioram quando fica de noite. Os alérgenos no interior das nossas casas, como o pólen, os ácaros do pó ou o pelo dos nossos animais de estimação são alguns dos exemplos causadores dessa situação.
Os ácaros do pó
Os ácaros do pó podem ser um dos habitantes frequentes do nosso quarto. Em concreto, costumam procurar tapetes, roupa de cama e até móveis para viver. De alguma forma, estes procuram ambientes interiores mais cálidos, como os quartos, o que é uma das razões pelas quais os nossos sintomas podem piorar pela noite.
Os ácaros concentram-se mais, e, ao serem microscópicos, não os conseguimos ver, mas podem estar na nossa almofada, nos nossos lençóis, e até no nosso colchão, caso este não conte com um bom tratamento antibacteriano. Este é um tipo de alergia muito comum, e do qual também podem sofrer os asmáticos.
O pelo dos animais de estimação
É possível que não passemos tanto tempo com os nossos animais de estimação durante o dia, e que a alergia não se dê até que nos deitemos. Os pelos dos animais de estimação podem pegar-se à nossa roupa ou à roupa de cama, e causar assim os sintomas de alergia.
De fato, aquelas pessoas que são alérgicas ao pelo dos animais podem experimentar reações instantâneas ou sintomas a longo prazo. Nem sequer tem que estar presente um animal para que se produza este tipo de alergia, já que o pelo dos animais pode chegar até muitas superfícies dentro do lar, incluindo o nosso quarto.
Por isso, as pessoas alérgicas ao pelo dos animais de estimação, incluso se não têm um animal em casa, podem desenvolver alergia com o passar do tempo, e ter que lidar com os sintomas da alergia durante dias.
O pólen
O mesmo sucede com o pólen. Pode encontrar-se em interiores, e se passamos tempo ao ar livre e não lavamos as mãos nem mudamos de roupa e calçado de imediato, poderíamos levar ainda mais pólen para dentro do quarto.
Além do mais, as temperaturas cálidas empurram o pólen pelo ar, mas o ar mais fresco pela tarde significa que o pólen torna a cair para cobrir as superfícies exteriores durante a noite. Caso se acumule pólen (ou outros alérgenos) na nossa pele ou roupa durante o decorrer do dia, podem dar-se sintomas de alergia na hora de nos deitarmos.
O que podemos fazer para evitar esta piora?
Quer seja porque a alergia piora pela noite, ou porque também é um problema pela manhã, os seguintes passos podem ser uma grande ajuda para reduzir os seus sintomas e a exposição às alergias. Estes passos são:
- Tomar um duche antes de ir dormir.
- Usar uma capa protetora para o colchão, assim como para a almofada, que evitem que os agentes patógenos se instalem na sua cama.