O que é uma cama flutuante?
Alguma vez teve a oportunidade de dormir numa cama tão cómoda que o fez sentir que flutuava? Hoje em dia, tem a oportunidade de chegar a ter esta sensação como nunca antes tinha conseguido.
E é nisso que consistem as camas flutuantes: camas que se encontram, de alguma maneira, suspensas no ar. Explicamos-lhe o que é uma cama flutuante, e como criar uma.
O que é uma cama flutuante?
Uma cama flutuante, ou cama de levitação, faz referência a uma cama que simula estar suspensa no ar. Na realidade, é um efeito ótico: este tipo de cama é fixado à parede mediante uma plataforma, dando a sensação de que a cama está a flutuar.
A maioria das camas de levitação têm um apoio central de altura regulável, além da plataforma que se aparafusa à parede. Este apoio, no entanto, não se consegue ver: isto permite que a cama mantenha esse efeito mágico de suspensão.
As camas flutuantes são um elemento ideal para incluir nesses quartos nos quais se procura ter um ponto focal com personalidade e vigor, e que seja o centro de todos os olhares. É uma aquisição ideal, sobretudo se o que queremos é que o nosso quarto esteja na vanguarda, no que diz respeito às últimas tendências, e conte com um estilo moderno e vanguardista.
As vantagens das camas flutuantes
Dispor de uma cama flutuante no seu quarto pode ter muitas vantagens, quando comparado com dispor de uma cama mais clássica. Algumas dessas vantagens são as seguintes:
- Permite-nos prescindir da cabeceira. A cabeceira pode ser um dos elementos do quarto que funciona como o principal elemento decorativo, mas uma cama flutuante permite-nos prescindir dessa cabeceira, transformando a cama na verdadeira protagonista, e criando um espaço mais amplo dentro do quarto.
- A suspensão sobre um só pé permite que, visualmente, o espaço pareça mais amplo.
- Prescindindo dos pés da cama, permite-nos limpar debaixo da cama de maneira muito mais fácil.
- Permitem que a sua altura seja regulada na hora de a instalar, pelo que são capazes de se adequar às necessidades de qualquer pessoa.
- A maior parte destes tipos de camas podem ser instaladas em diferentes tipos de paredes e tabiques de gesso.
Desvantagens das camas flutuantes
Há que falar em tudo: as camas de levitação também podem ter os seus inconvenientes. Estes poderiam ser alguns deles:
- A sua falta de funcionalidade, ao não contar com espaço de armazenagem na sua estrutura, algo que um sommier rebatível nos pode oferecer.
- Ainda que a sua instalação seja segura, têm um limite de peso que pode ser menor do que o de outros suportes mais estáveis.
- Nem todos os tipos de camas flutuantes podem ser fixados em todo o tipo de paredes. Algumas camas flutuantes necessitam de um tabique mais rígido, devido aos seus pontos de apoio.
- O seu elevado preço em muitos casos torna-as pouco acessíveis, especialmente se falamos de camas flutuantes com apenas um apoio.
Onde pode ser utilizada?
Uma cama flutuante pode ser utilizada em qualquer tipo de quarto, quer em quartos pequenos, como em quartos de casal (ainda que sejam perfeitas para estes últimos, graças à sua capacidade para atrair todos os olhares).
Como se pode combinar uma cama flutuante?
Como dizíamos, este tipo de cama é ideal para criar um estilo moderno dentro do quarto. Por isso, pode ser perfeito se as combinarmos com luzes LED, assim como com jogos de lençóis e edredões de cores neutras….
No entanto, também se pode utilizar este tipo de cama flutuante em estilos mais clássicos e tradicionais. Podemos utilizar uma cama flutuante com uma estética mais acolhedora, utilizando travesseiros e almofadões de aparência cómoda e de cores mais cálidas.
Em resumo, são camas ideais se o que procuramos é um conjunto de descanso sumptuoso e queremos investir num design original. No entanto, se o que deseja é design combinado com funcionalidade, quiçá o conjunto de descanso ideal para o seu caso seja um sommier rebatível. Não hesite em nos consultar, caso tenha alguma dúvida a este respeito!