A vitamina D melhora a qualidade do sono
Em muitas ocasiões já pudemos estabelecer que uma dieta saudável e equilibrada é um dos pontos mais importantes que suportam o nosso descanso. É que a alimentação e a qualidade do sono estão intrinsecamente ligadas. Não existem um sem o outro. Mas, de modo a poder manter a melhor dieta, existe uma série de alimentos indispensáveis. Elementos que complementam e melhoram a mencionada qualidade do sono. Por exemplo, a vitamina D.
O que é a Vitamina D?
Conhecida também como calciferol, a vitamina D é uma das pertencentes às vitaminas lipossolúveis. Ou seja, uma daquelas substâncias de que o nosso corpo precisa para a formação e o crescimento dos ossos.
A vitamina D também é a encarregada de absorver o cálcio do intestino, da formação dos dentes, e é parte responsável pelo bom funcionamento dos seguintes sistemas do corpo: o nervoso, o muscular e o imunitário. A escassez desta substância pode derivar no aparecimento de enfermidades focalizadas nos ossos, tais como a osteoporose ou o raquitismo.
Existem três formas de que o corpo humano possa obter vitamina D. Por um lado, através da pele, graças à exposição solar (isso sim, sempre com todos os cuidados, já que a luz direta pode provocar envelhecimento da pele e cancro). As outras duas formas de receber este tipo de substância são com suplementos alimentares e, obviamente, através da dieta.
Por que é que a vitamina D melhora a nossa forma de dormir?
Hoje em dia pode encontrar diversos estudos que colocam a vitamina D como um fator fundamental na hora de dormir e de desfrutar de um sono prazeroso. A conclusão de muitas destas investigações é a mesma: as pessoas que tomam maior quantidade de vitamina D melhoram a sua qualidade de sono. E não apenas isso, já que também aumentavam a duração do descanso, despertando-se uma hora mais tarde e com menos interrupções e micro-despertares no seu sono.
As pessoas que sofrem com uma deficiência de vitamina D não só pioram a qualidade do seu sono, como também evidenciam sintomas de sonolência durante o dia. É que dispor de baixos níveis desta substância é sinónimo de problemas de saúde. Desde uma maior incidência de padecer de acidentes cardiovasculares, até um pior estado dos músculos, passando por osteoporose. Em definitivo, estabelece-se uma debilidade do sistema imunológico. E, ao nível das sensações, as pessoas sentem-se mais cansadas, com maior fadiga e com maior presença de dores. Tudo isto acaba por prejudicar a qualidade do sono.
.
Que alimentos são ricos em vitamina D?
Como já dissemos anteriormente, a vitamina D encontra-se de maneira principal nos raios de Sol. Mas, para complementar a sua exposição solar, o ideal é manter uma dieta integrada com alguns dos alimentos ricos neste tipo de substância.
– Começando pelos peixes, existem variedades muito ricas em vitamina D, como o salmão, as ostras, as sardinhas, a cavala, o bonito, a enguia, o atum, o peixe-espada e os salmonetes.
– Produtos lácteos, como o leite e os seus derivados, destacam-se como alimentos fundamentais. Não só pela presença de vitamina D, mas também pelo cálcio que fornecem ao nosso organismo.
– Alguns tipos de cereais fortificados que pode encontrar no supermercado.
– O fígado proveniente da vaca.
– As gemas de ovo.
– Os cogumelos.
– O queijo.