Pode-se consertar um colchão que se afunda?

Jun 26, 2022 | CURIOSIDADES | 0 comments

Existe uma máxima universal da qual nada nem ninguém é capaz de escapar. Basicamente, porque está determinada pela natureza: o tempo passa, e passa para todos. Desde a flora à fauna, passando pelos próprios seres humanos. Incluso qualquer criação nossa tem o seu prazo de validade. E, ainda que os produtos relacionados com o mundo do descanso envelheçam muito melhor do que, por exemplo, os tecnológicos, também se deterioram. É por isso que, inevitavelmente, todos acabamos por dormir sobre um colchão que se afunda. E todos fazemos a mesma pergunta: pode-se consertar um colchão que se afunda?

 

Os colchões e os seus ciclos de durabilidade: uma década de vigência 

Como dizíamos no parágrafo anterior, qualquer produto dos que integram o sector do descanso garante uns anos de qualidade e conforto. Felizmente, nem existe a obsolescência programada, nem vai encontrar modelos que deixem de “funcionar” aos seis meses. Pelo menos, se aposta por uma empresa como a Maxcolchon, especialista e fabricante do seu próprio catálogo. 

Dentro dos nossos produtos, o colchão é o que se destaca como o principal. O núcleo central sobre o qual gira o descanso de qualquer pessoa. E, como sucede com todos os produtos, tem um ciclo de durabilidade e garantia. Neste caso, uma década de sono reparador, adaptabilidade, respirabilidade e firmeza. A partir daí, o seu desgaste irá aparecendo, perdendo assim as suas qualidades e benefícios.

Uma vez chegados a este ponto no qual o colchão se afunda, o primeiro que temos de fazer, enquanto usuários, é comprovar o seguinte: este afundamento acontece pelo próprio colchão, ou é devido ao suporte? O normal é que aconteça, como lhe dissemos, devido a um desgaste do próprio colchão. Faça alguns cálculos, e lembre-se de quando o comprou, e durante quantos anos o serviu, noite sim, noite sim. Lembre-se também de que nós passamos um terço das nossas vidas a dormir. 

 

A melhor solução para quando um colchão se afunda 

Chegados a este ponto, no qual acabamos por concluir que o colchão perdeu qualidades, prestações e firmeza, surge entre nós um dilema. Mudar o nosso colchão por outro, utilizar um topper, ou apostar por outro tipo de soluções criativas. Analisemos cada uma das opções, para compreender que apenas uma é válida

Com a ajuda de um topper 

Quer seja por questões higiénicas, ou pelo simples desgaste produzido pelo passar do tempo, os colchões acabam por se deteriorar, e perdem os seus níveis de firmeza ou adaptabilidade. Os toppers são elementos do descanso muito válidos, e que servem para modificar as prestações que nos oferecem os colchões que estão em perfeitas condições. Como cobre-colchões que são, situam-se por cima do colchão, com o objetivo de que o dormente melhore a qualidade do seu descanso. Aliviam a pressão e a dureza, ou fornecem um grau de firmeza extra, em função do material com o qual estejam fabricados. Se é verdade que são extremamente válidos como soluções temporárias, o descanso que oferecem nunca se poderá comparar com o descanso oferecido por um novo colchão de qualidade, como são os do nosso catálogo.

 

Soluções criativas: incluir uma tábua de madeira entre o suporte e o colchão 

Existem ocasiões em que não só o colchão se deteriorou. Quiçá o suporte também tenha perdido parte da sua firmeza. Quer seja por uma combinação de ambos os elementos, ou apenas pelo próprio colchão, chegamos a um ponto em que a nossa cama já não é a que era. Fruto da sabedoria popular e de crenças bem mais antigas, muitas pessoas solucionam este problema, colocando uma tábua de madeira entre o suporte e o colchão. Uma espécie de solução prática e criativa para melhorar a firmeza do nosso sono. Mas, o que pode funcionar para um dia, será verdadeiramente nocivo, caso seja prolongado no tempo. Desde a Maxcolchon não recomendamos esta prática, já que pode acabar por derivar numa má higiene do sono.

 

Comprando um novo colchão 

Como já teve oportunidade de verificar, a única solução real, perante o afundamento de um colchão, é adquirir um novo modelo. Numa época onde o sector do descanso tem evoluído tanto, existem variedades económicas que garantem o melhor dos descansos. E não há nada melhor do que um bom descanso reparador, de modo a podermos melhorar a nossa qualidade de vida. Algo que apenas se consegue dormindo cada noite sobre um colchão cujos níveis de respirabilidade, firmeza e adaptabilidade sejam os mais adequados.