O que é a noctúria, e quais são as suas causas
São muitas as pessoas que se despertam a meio da noite com a necessidade de urinar. Isto é o que se conhece como noctúria e é, frequentemente, considerada uma das causas pelas quais o nosso descanso se vê interrompido. Ainda que o habitual é que sofram desta condição especialmente pessoas mais idosas, a verdade é que pode afetar pessoas de todas as idades.
As idas ao quarto de banho podem causar um sono fragmentado, sonolência diurna excessiva, e um risco elevado de quedas perigosas. É por isso que, ainda que possa ser um problema comum, a noctúria não se deveria aceitar como um problema inevitável. Apresentamos-lhe o que é a noctúria, e quais são as suas causas.
O que é a noctúria?
A noctúria define-se como a necessidade de se despertar pela noite para urinar. É um sintoma de outras condições, e não uma enfermidade em si mesma.
O habitual é que uma pessoa que sofra de noctúria se levante da cama para urinar uma ou mais vezes pela noite. Segundo este padrão, a noctúria é algo que afeta a um grande número de pessoas. No entanto, é provável que muitas destas pessoas não enfrentem um despertar problemático.
A noctúria costuma ser mais incómoda quando uma pessoa se desperta duas ou mais vezes e/ou quando tem maiores dificuldades para voltar a adormecer.
Não se deve confundir, no entanto, a noctúria com a enurese noturna: ao contrário da noctúria, que implica despertar-se e reconhecer a necessidade de urinar, a enurese costuma acontecer de forma involuntária, e sem a sensação de ter a bexiga cheia.
Quanto afeta este problema?
A noctúria é bastante comum, quer nos homens, como nas mulheres. Estudos como o publicado em 2012 na revista Reviews in Urology mostram que 69% dos homens e 76% das mulheres com mais de 40 anos indicam que se levantam para ir ao quarto de banho, pelo menos, uma vez por noite, e aproximadamente um terço dos adultos com mais de 30 anos fazem duas ou mais viagens ao quarto de banho pela noite.
A noctúria pode afetar também as pessoas jovens, mas é comum que sejam as pessoas mais idosas as mais afetadas. Estima-se que quase 50 por cento dos homens de setenta anos têm que se despertar, pelo menos, duas vezes por noite para urinar. Em geral, a noctúria pode afetar até 80% das pessoas de idade avançada. Além disso, a noctúria costuma acontecer com maior frequência durante a gravidez, mas desaparece, geralmente, dentro dos três meses posteriores ao parto.
Quais são as causas da noctúria?
Segundo parece, existem três problemas principais que costumam provocar noctúria: produção de excesso de urina pela noite, diminuição da capacidade da bexiga, e interrupções do sono. Cada um destes problemas pode ser causado por uma variedade de condições de saúde subjacentes.
Produzir excesso de urina pela noite
A produção de urina em excesso pela noite é conhecida como poliúria noturna, e estima-se que seja uma causa que contribua para até 88% dos casos de noctúria.
Para algumas pessoas, o excesso de produção de urina ocorre, quer durante o dia, como pela noite. Esta doença, chamada poliúria global, está relacionada, sobretudo, com a ingestão excessiva de líquidos, diabetes, e/ou com uma função renal deficiente. Os diuréticos, incluindo os medicamentos, e substâncias como o álcool e a cafeína, também podem aumentar a produção de urina.
Diminuição da capacidade da bexiga e aumento da frequência urinária
Incluso sem um aumento da produção de urina durante a noite, a redução da capacidade da bexiga e o aumento da frequência urinária também podem dar lugar à noctúria.
As infeções do canal urinário são uma das causas mais comuns de alterações na capacidade da bexiga. Também pode suceder entre pessoas que têm um aumento da próstata, hiperplasia benigna da próstata, ou bexiga hiperativa.
Interrupções do sono
Ainda que tenhamos a tendência de enfocarmos a micção noturna como uma interrupção do sono, existe evidência convincente de que os problemas para dormir também são um fator importante na origem destes casos de noctúria.
Um dos exemplos mais evidentes é a apneia obstrutiva do sono, que provoca pausas repetidas na respiração durante a noite. A noctúria ocorre em cerca de 50% das pessoas com apneia do sono.
Ainda assim, para lá da apneia, existe um debate entre os especialistas sobre se a noctúria causa transtornos do sono, ou se é ao contrário. É mais provável que os problemas para dormir, incluso as insónias, sejam a causa principal, caso uma pessoa tenha dificuldades para voltar a adormecer depois de ir ao quarto de banho.
Como vê, são várias as possíveis causas que podem levar uma pessoa a sofrer de noctúria. No entanto, segundo o caso, será conveniente que o problema seja avaliado por um especialista. Não hesite em consultar-se com o seu médico, se acredita que pode existir algum problema com a sua saúde!