Dormir no verão: as chaves para conseguir dormir bem
Com a chegada do calor, prolongamos mais os dias para podermos aproveitar os banhos na piscina ou na praia. Mas, depois desses dias, o que é que acontece? Como dormir no verão, sem se derreter a tentar? Na Maxcolchon compilamos uma série de chaves e conselhos que irão facilitar a capacidade para adormecer, apesar de que lá fora os termómetros marquem os 25 graus às três da madrugada.
O descanso mais fresco começa pelo seu equipamento de descanso: assim deve ser a sua cama de verão
Sempre dizemos que o colchão é algo assim como o eixo central do nosso descanso. Um elemento que, bem rodeado, pode chegar a permitir uma mudança na sua vida. É que não há nada melhor do que dormir placidamente cada noite, de modo a que possamos melhorar a saúde, e até o nosso estado de ânimo.
Se contar com um grande equipamento de descanso é necessário no dia a dia, imagine no verão, com essas longas e calorosas noites. Voltas e mais voltas na cama, à procura do único espaço fresco e que ainda não utilizamos. Para vencer este problema tão típico do verão, o primeiro passo deve ser a aquisição de um colchão que permita a livre circulação do ar. Uma evacuação da humidade que repercuta no dormente.
No laboratório da Maxcolchon tivemos em consideração esta premissa, quando aplicamos tecnologias como Thermocool e o tecido Ice-Feel a alguns dos nossos colchões viscoelásticos com gel. Analisando esta última característica, falamos de um tipo de tecido que garante o efeito frio, ou seja, que liberta a frescura necessária para o dormente, favorecendo também a circulação sanguínea.
E como há vida (e descanso) para além dos colchões viscoelásticos, no nosso catálogo poderá encontrar também exemplares fabricados com látex natural ou, ainda mais frescos, aqueles com molas ensacadas.
Além de apostar pelos já mencionados colchões com elevado nível de respirabilidade, a mesma qualidade deve ser aplicada às almofadas. É por isso que, na nossa exposição, vai poder encontrar modelos respiráveis fabricados com viscoelástica ou com fibras, e que contam também com a tecnologia Ice-Feel.
Após a escolha do colchão e da almofada, é tempo de guardar no seu sommier rebatível todas essas mantas nórdicas e edredões. E é também a hora de substituir os lençóis de fibras sintéticas, por aqueles modelos confecionados com algodão ou seda. Não há melhor forma de completar o nosso conjunto de descanso de verão, do que com lençóis respiráveis, frescos, e de toque suave. E, no que diz respeito aos pijamas, aconselhamos o mesmo cenário.
As outras chaves para dormir no verão
1. Não abuse dos jantares abundantes
No verão desfrutamos de mais tempo livre, algo que nos permite socializar com maior frequência, e partilhar momentos especiais com amigos, familiares, e outros seres queridos. Isto leva-nos a comer fora, porque não há nada melhor do que uma noite de verão e um jantar numa esplanada. No entanto, estas situações tão idílicas encerram consequências sob a forma de voltas e mais voltas na cama. Uma má digestão irá aumentar a sua temperatura corporal, algo de que não necessitamos quando os termómetros já superam os 20 graus pela noite.
2. Mantenha uma dieta saudável, leve e equilibrada
Frutas, verduras, lácteos, muitas saladas e gaspachos refrescantes. Se a isso lhe juntarmos um bom peixe grelhado na brasa de vez em quando, encontraremos nestes alimentos os melhores aliados para o nosso descanso no verão.
3. Beba muita água durante o dia
A hidratação é parte fundamental da regulação da nossa temperatura corporal. As altas temperaturas do verão, assim como a exposição direta ao sol, podem provocar, desde um golpe de calor, até uma ausência alarmante de hidratação. Portanto, aconselhamos que beba muita água, algo que o vai ajudar a que se refresque. Se for necessário, leve uma garrafa pela noite para o quarto, para que não tenha de se levantar e ir até à cozinha.
4. Areje o seu quarto (e não abuse do ar condicionado)
Vamos ver como explicamos isto sem cair numa contradição. Ainda que possa parecer o melhor amigo no verão, o uso indiscriminado do ar condicionado pode trazer uma série de desvantagens que acabam por afetar a nossa saúde. Quantas vezes acabou com a garganta seca ou irritada, ou com um resfriado por culpa destes aparelhos? O ideal é complementar os intervalos de tempo em que, sim, podemos utilizar o ar condicionado, com o feito de arejar toda a casa. Mas, já sabe, não deve abrir as janelas nas horas mais calorosas do dia.
5. Tome um duche antes de se deitar
Não há nada melhor para atenuar o calor do que um bom banho noturno. E, ainda que não tenha à mão uma piscina, ou viva a cinco minutos da praia, será suficiente um duche de água morna para equilibrar a temperatura corporal, algo que o irá ajudar a conseguir adormecer mais facilmente.
6. Dormir sozinho
O amor pode tudo, e derruba todas as barreiras. Incluso quando se aproximar da sua cara-metade e lhe disser: “Posso ir dormir para o outro quarto, para que ambos possamos estar mais fresquinhos pela noite?”.
7. Fuja dos dispositivos eletrónicos
Já temos o nosso conjunto de descanso, cujo protagonista é um colchão respirável, já jantamos algo leve, tomamos o nosso duche, e incluso estamos no quarto menos quente de toda a casa. No entanto, de nada serviriam todos os conselhos anteriores, se no quarto temos a televisão, um computador, o tablet, o telemóvel e o ar condicionado todos ligados. E já não é apenas porque a luz destes dispositivos afeta o descanso, mas também pelo calor que irradiam.