Manhãs felizes! Como despertar-se com alegria
O nosso dia a dia pode estar repleto de agitação, o que faz com que a nossa alegria se reduza. Problemas em casa, no trabalho, algum problema de saúde… manter uma atitude positiva durante o dia pode ser complicado, ainda que tal não seja impossível.
Um dos fatores que desempenham um grande impacto na manutenção desta atitude é como nos despertamos cada manhã, já que a forma na qual começamos o dia pode ter um grande papel no nosso êxito e produtividade. Por isso, em seguida vamos deixar-lhe algumas dicas para que se desperte com alegria, e para que todas as suas manhãs sejam manhãs felizes!
Dicas para se despertar com alegria
Existem certos fatores que têm um maior impacto em como se levanta, do que aquilo que possa pensar. Em seguida deixamos-lhe algumas dicas, e que podem ser uma grande ajuda para que se desperte com alegria:
Dormir bem cada noite
Pode parecer-lhe algo óbvio, mas não dormir o suficiente (ou suficientemente bem) cada noite pode fazer com que despertar-se com uma energia positiva seja praticamente impossível. Por isso é importante que siga algumas recomendações a esse respeito:
- Deite-se a tempo para dormir entre 7 e 8 horas.
- Livre-se do telemóvel, do tablet ou do computador antes de ir dormir. Como alternativa, pode ler um livro ou simplesmente relaxar-se um pouco, e ter um momento livre de écrans.
- Utilize luz ambiente antes de ir dormir. Uma luz demasiado intensa poderia interferir com o seu descanso.
- Assegure-se de contar com um bom conjunto de descanso. Ter uma boa noite de sono será impossível se não conta com um bom colchão e uma boa almofada.
- Não use a cama para ver televisão ou fazer outras atividades que não sejam dormir. Está demonstrado que isto nos pode estimular mais do que relaxar, de modo a conseguirmos ter uma boa noite de sono.
- Escolha um bom despertador. Para que se desperte sem sobressaltos nem atordoado, utilize um tom para o seu alarme que não seja demasiado intenso ou repentino.
- Trate de manter afastadas as suas preocupações. Se tem problemas para dormir por culpa do stress, quiçá possa encontrar alguma forma de o reduzir. Se simplesmente lhe ocorre que, quando se deita, dá voltas e mais voltas às coisas, então por que não manter um diário de todas essas preocupações? Pode apontar os seus pensamentos intrusivos, assim como tentar amenizar um pouco esses mesmos pensamentos antes de se deitar.
Procure frescura ao acordar
Em primeiro lugar, é importante não atrasar o alarme. Quando nos despertamos e voltamos a dormir, apenas para nos despertarmos um pouco mais tarde, cria-se uma espécie de “inércia do sono” que nos pode fazer sentir aturdidos, preguiçosos, e que incluso pode persistir com o tempo.
Se tem a tentação de o atrasar todas as manhãs, pode sempre colocar o alarme um pouco afastado da cama, para que assim tenha que se levantar quando toque. Além do mais, é importante que escolha bem o tipo de alarme com que se desperta. Utilize um que seja do seu agrado, ou que sabe que não lhe irá provocar mau humor.
Depois de se despertar, trate de procurar algo de luz. Expor-se à luz pode ser a grande mudança que lhe permita despertar-se com alegria. Pode continuar a sua manhã com um bom duche morno, algo que lhe vai oferecer uma grande sensação de bem-estar, e que irá também ativar a sua circulação.
Se tem um pouco de tempo, também pode fazer algo de yoga ou de alongamentos, ainda que apenas por uns minutos. Juntar esta prática à sua rotina matutina pode ser uma grande ajuda para lhe dar essa sensação de energia, e aumentar a sua capacidade para lidar com o stress durante o dia.
Também é importante que evite ao máximo as pressas. Ainda que possa ser muito tentador dormir uns minutos mais, as pressas podem ser essa diferença entre ter uma manhã feliz, ou uma manhã stressante. Assegure-se de que se desperta rápido, para que possa depois fazer as coisas num ritmo tranquilo.
Construa a sua felicidade
Uma vez tenha começado o dia, é tempo de fazer algo de trabalho para manter as boas vibrações. E é que deve recordar que a alegria não é algo que tenha por que vir até nós… é algo que se constrói todos os dias!
Pense profundamente no que o espera durante o dia. Conversas com amigos, com família, boas ações…. Pense no resultado de todas estas ações que leva a cabo durante o dia. Têm efeitos positivos? Se não é assim, como poderiam passar a ter? Mude o seu comportamento quando for necessário, de modo a que possa exercer uma influência positiva na vida das outras pessoas.
Além disso, queremos convidá-lo a recordar os aspectos da sua vida nos quais se sente mais realizado. Você é bom num determinado passatempo ou tarefa? Tem bom sentido de humor e faz rir as outras pessoas? Pode fazer uma lista das coisas que o fazem feliz, e comprometer-se a fazer pelo menos um par dessas atividades durante o seu dia a dia.
É importante que, quando se apresente a oportunidade, faça boas ações. Coisas pequenas como pagar o café ao seu companheiro de trabalho podem fazer toda a diferença. Fazer boas ações e utilizar uma linguagem positiva no seu dia a dia farão com que as suas manhãs sejam mais felizes. Acima de tudo, seja amável! Isto pode produzir um impacto positivo nas outras pessoas, mas também em si.
E, o mais importante: concentre-se no “agora”. O presente é o único que temos, e por isso há que aproveitar o dia ao máximo, e com toda a alegria!