O colchão perfeito para a saúde e o bem-estar

São muitos os tipos de colchões que podemos encontrar. Ainda que pudéssemos considerar os colchões de molas e os colchões viscoelásticos como os colchões mais populares e que mais existem nas nossas casas, não podemos esquecer a popularidade que os colchões de látex têm vindo a ganhar durante os últimos anos, e a verdade é que se trata de um colchão perfeito para a saúde.
Os colchões de látex, elaborados a partir da seiva das árvores de seringueira, oferecem todo o apoio e o conforto de que necessitamos para dormir profundamente. E não podemos esquecer a sua durabilidade: sobretudo no que diz respeito aos colchões de látex natural, podemos manter um colchão de látex em perfeito estado durante anos.
O colchão de látex: o colchão perfeito para a saúde
Pode ser que os colchões de látex ainda lhe pareçam demasiado inovadores. No entanto, trata-se de um material que já leva muitos anos na indústria dos colchões, tanto no seu formato 100% natural, como em látex sintético, e isto é graças a todos os benefícios que proporcionam, quer ao nosso bem-estar, como para a nossa saúde.
1. Um colchão firme, mas flexível
Pode ser que pense que os colchões de látex são mais duros do que outros tipos de colchões, porém, isto não é verdade. Da mesma forma que os colchões de espuma viscoelástica, os colchões de látex podem ser encontrados numa ampla variedade de firmezas.
Muitas vezes, os colchões de látex têm uma camada mais firme e densa por baixo de uma camada mais macia, suave e flexível. A camada superior determina o quão firme se sente o colchão e o quanto se afunda à medida que o látex se adapta ao nosso corpo.
Para muitos dormentes, os colchões de látex apresentam a firmeza perfeita. A espuma flexível amortece e suporta os ossos e as articulações, mas sob pressão não se afunda demasiado, o que preserva um alinhamento adequado da nossa coluna.
2. É natural e sustentável
Os colchões de látex natural são uma alternativa limpa e ecológica a outro tipo de colchões. A mãe natureza brinda-nos com os elementos necessários para o nosso descanso, e estes juntam-se num colchão de látex natural, utilizando quase unicamente matérias-primas.
É que, para fazer os colchões de látex natural, nem sequer é necessário cortar a árvore de onde se extrai: quando se golpeia corretamente, a seiva de cor branca leitosa sai com facilidade de apenas uma ranhura de um quarto de polegada na sua casca. As árvores de seringueira podem viver até 100 anos, e produzir seiva que se pode recolher durante uns 28 anos.
3. Recetivo
Quando pensamos em látex, provavelmente imaginemos uma superfície inflável. A espuma de látex mantém grande parte desse ressalto, pelo que é ideal para as pessoas que se movem muito enquanto dormem, e que necessitam de um colchão que responda rapidamente a essa pressão. O látex contorce-se suavemente e imediatamente “ressalta” de volta para o seu lugar quando retiramos essa pressão, ou quando o peso que se exerce sobre este se altera.
4. Temperatura neutra
Outra das razões pelas quais o colchão de látex é o colchão perfeito para a saúde, é o feito de que o látex é neutral à temperatura: isto quer dizer que não absorve o calor.
Em concreto, a respirabilidade do látex natural também permite uma ampla circulação do ar, mantendo o colchão fresco e seco.

5. Alívio da pressão e da dor
A flexibilidade, a firmeza e a capacidade de resposta do látex unem-se para criar o melhor material para colchões, e que é capaz de aliviar a pressão de forma bastante eficaz. A melhor maneira de explicar as capacidades de pressão e alívio da dor do látex é descrever como se adapta suavemente aos nossos corpos.
É que, tal como sucede com outros materiais com os quais se fabricam os colchões, o látex oferece-nos uma sensação cómoda e acolhedora, que faz com que, quando nos deitemos na cama, esta abrace cada curva do nosso corpo e responda na perfeição à pressão gerada. De fato, o látex reduz a tensão nos pontos de pressão, como podem ser os quadris, as costas ou os ombros.
Os colchões de látex flexíveis aliviam os pontos de dor desgastados e amortecem as articulações que rangem. No entanto, o látex proporciona suficiente impulso para ajudar a coluna a manter-se corretamente alinhada. Assim, a firmeza do látex é ideal, sobretudo para pessoas com artrite e outras condições que provoquem dor. Oferece a máxima comodidade, e sem permitir o desalinhamento da coluna.
6. Hipoalergénico
O látex natural é antifúngico e antibacteriano, o que faz com que os colchões de látex sejam ideais para pessoas com asma, alergias e outras sensibilidades.
Além disso, o látex protege-nos dos ácaros do pó e dos alérgenos em geral, o que nos irá permitir dormir profundamente, sabendo que a nossa cama está segura e limpa.
Além do mais, como já lhe mencionamos, o látex é um material muito duradouro, e que nos pode acompanhar durante anos, pelo que podemos desfrutar do colchão perfeito para a saúde durante muito tempo. Do que é que está à espera para o experimentar?