Como dormem as crianças sobredotadas

Ago 6, 2022 | DESCANSO, CRIANÇAS, CURIOSIDADES | 0 comments

As crianças sobredotadas podem sofrer maiores problemas para descansar? Como dormem? Necessitam de menos horas de sono, tal como afirmam alguns especialistas? Se um dos seus filhos foi diagnosticado com esta característica, vamos dar-lhe uma ajuda, respondendo às perguntas que poderá estar a fazer.

A quem chamamos crianças sobredotadas? 

As crianças e adolescentes sobredotadas são aquelas que dão indícios de uma capacidade intelectual superior à média. Este rendimento elevado também se pode aplicar a outras áreas, como o desporto, a arte ou a música. Em geral, dispõem de um rendimento académico fora do comum, mostrando também uns dotes para uma liderança que raramente utilizam. Em definitivo, são menores com grande talento, e são considerados génios. No entanto, também existe um lado B.

Entre os problemas que costumam sofrer as crianças sobredotadas encontramos um elevado índice de probabilidade de sofrer de transtorno de défice de atenção. Algo que tem repercussões na atenção que prestam nas aulas. Em geral, este tipo de menores fica entediado, seguindo o ritmo habitual de educação. O que “aprendem” não representa nenhum tipo de desafio, pelo que acabam por se afastar e isolar. Um terreno fértil que se vai expandindo para o resto de aspetos vitais. Por exemplo, o descanso.

Podemos detetar de maneira prematura que os nossos filhos sobredotados têm problemas para dormir? 

Podemos encontrar uma série de sinais que nos podem indicar que em casa temos uma criança sobredotada. E tudo isso sem sair do âmbito do descanso.

Além da parte intelectual (a qual também pode ser detetada de forma prematura), podemos encontrar uma série de problemas na sua higiene de sono. Por exemplo, é verdade que reduzem o número de horas que dormem. Quer seja de maneira progressiva, ou de uma forma mais evidente, se compararmos com algum tempo atrás (ou com outras crianças), encontraremos uma menor quantidade de horas de sono. 

Outro sinal de alarme pode ser encontrado nas sestas, sobretudo, nas crianças mais pequenas. No caso de que não consigam dormir mais de 15 ou 20 minutos, o motivo não é outro senão a sua escassa necessidade de obter mais tempo para recarregar energias. E, em determinado momento, podem até eliminar qualquer opção de dormir uma sesta vespertina.

crianças sobredotadas

Quais são os motivos pelos quais têm dificuldade para conseguir adormecer? 

Se o seu filho foi diagnosticado como uma criança sobredotada, não tem que se preocupar, nem de ficar com vergonha. Bem pelo contrário. Assuma-o com orgulho e compreensão. E, acima de tudo, habitue-se aos seus hábitos e costumes.

Temos que entender que a principal razão pela qual mostram uma espécie de insónia, é porque não necessitam de tantas horas de sono. Podem dormir poucas horas e despertar-se com as baterias totalmente carregadas, e sem nenhum sinal aparente de irritabilidade e mau humor. Bem pelo contrário, já que os poderemos ver com vontade de ativação e movimento. 

As crianças sobredotadas demonstram uma maior atividade cerebral. Em todo o momento, a sua mente está a dar voltas a qualquer estímulo que tenha recebido. Ou, simplesmente, estarão a pensar em outras coisas. É por isso que podem passar horas na cama dando voltas sem conseguir adormecer. 

Existem dois termos que definem esta situação. Por um lado, temos a sobre-excitabilidade da qual lhe estamos a falar. Mas também existe um componente mais emocional que não podemos ignorar. Neste caso estaríamos a referir-nos à hipersensibilidade que também caracteriza as crianças sobredotadas. Este par de características criam esse terreno fértil que leva os nossos filhos a dormirem pouco e a descansarem um número escasso de horas.

Devemos preocupar-nos com a sua higiene de sono? 

Regra geral, uma criança que não descansa o suficiente mostrará claros sintomas de cansaço. Os níveis de irritabilidade, mau humor, estado de ânimo ou motivação, podem cair de forma considerável. Além do mais, o rendimento académico, ou a vontade de socializar com amigos ou com a própria família, também se irão reduzir.

Já comentamos anteriormente a maior resiliência, no caso de uma criança sobredotada. A sua resistência física e intelectual é maior, mas, com o passar do tempo, o escasso descanso provocará sintomas parecidos ao do resto de crianças que sofrem de insónias. Serão incapazes de controlar certos impulsos, irão tornar-se menos sociáveis, e irão demonstrar um maior nível de nervosismo e de ansiedade. Obviamente, devemos colocar um travão a esse comportamento, consultar com um especialista, e criar um clima que incite à capacidade (e à vontade) de adormecer e de descansar.