8 dicas Vastu para dormir tranquilo
Por vezes temos a tendência a associar a globalidade com os aspetos mais negativos da sociedade. No entanto, existem inúmeras vantagens por trás desta conexão mundial que eliminou todas as fronteiras. Por exemplo, a assimilação de tradições, filosofias e correntes espirituais. Uma delas é o Vastu. Conhecido também como Vaastu, esta ciência sastra provém da Índia, e ensinou-nos a colocar a arquitetura como eixo central das nossas vidas. Como, por exemplo, com conselhos para dormir mais tranquilo.
Os principais ensinamentos que o Vastu nos ofereceu para uma melhor higiene do sono: na direção de que ponto cardeal devemos dormir?
Partindo da arquitetura, o Vastu mostrou-nos um caminho espiritual no qual o design, a geometria e o conhecimento do espaço nos podem ajudar durante o nosso dia a dia. Desde a conciliação familiar ao rendimento no trabalho, até chegar ao descanso.
Os conselhos do Vastu, no que diz respeito a dormir mais confortavelmente, levam-nos a um melhor direcionamento da energia positiva. Para isso, é importante a situação espacial e geométrica de todos os elementos que formam o conjunto de descanso, e também de nós mesmos, enquanto dormentes.
1. Durma com a cabeceira orientada para sul
Segundo a corrente filosófica do Vastu, aqueles dormentes que residem em qualquer país localizado no hemisfério norte, deverão posicionar a cabeceira orientada para sul. Segundo esta doutrina, o Sul está associado às energias positivas, pelo que dormir com a cabeça nessa direção irá repercutir no nosso estado de ânimo: maior felicidade, possibilidade de mudanças positivas, assim como um melhor humor.
2. Nunca, em nenhum caso, durma com a cabeceira situada para norte
Se leu o primeiro conselho Vastu e pensava ignorá-lo, porque a sua cabeceira já está situada para norte e tem preguiça em fazer essa alteração, pense duas vezes. Segundo esta corrente, cuja origem está na Índia, dormir para norte poderia ser o início de todos os nossos males. Partindo da base de que o coração está, aproximadamente, a meio do corpo humano e, portanto, que as veias são mais finas na parte superior, a pressão arterial é mais sensível. E o que sucede com isto? Que dormir para norte provocaria que a atração magnética do planeta aumentasse este fluxo de sangue, aumentando o risco de sofrer um sangramento. Além do mais, dormir assim é sinónimo de perda de memória e pior atividade cerebral.
3. Se ainda está a estudar, situe a cabeceira para este
Voltamos a mover a cabeceira e, portanto, todo o nosso conjunto de descanso. Segundo a filosofia Vastu, o este é sinónimo de poder. O lugar onde encontraremos uma fonte de energia. Dormir orientados para esse lado vai-nos fornecer um aumento da memória e da concentração. Ou seja, algo que é ideal para os estudantes. E se temos problemas de saúde, dormir virado para este também poderá solucionar todos os nossos males.
4. Encontre o equilíbrio, situando a cabeceira para oeste
Se tivéssemos que fazer um ranking de pontos cardeais, em primeiro lugar estaria o Sul, em segundo encontraríamos o Este e, como medalha de bronze, veríamos o Oeste. Segundo Vastu, situar a cabeceira e dormir para oeste pode-nos orientar na direção do êxito. Além disso, também ajuda a libertar as energias negativas e desnecessárias.
Guia rápido para dormir segundo Vastu: os 8 conselhos para dormir tranquilo
Além de seguir os conselhos de Vastu, de modo a orientar a nossa cama e dormir para um lado ou outro, a corrente filosófica baseada na arquitetura tem mais conselhos que nos irão ajudar a dormir.
- Não durma nunca sob o sol, se não quer padecer de problemas emocionais e psicológicos.
- Evite os ângulos agudos para colocar a almofada.
- Gosta dos sommiers rebatíveis, devido ao seu espaço extra de armazenamento? Vastu prefere outros suportes. É que esta filosofia recomenda não dormir com nenhum tipo de objeto debaixo da cama, de modo a evitar as suas vibrações.
- Preencha o seu quarto com as seguintes cores: azul, verde, amarelo e rosa.
- Continuando com o tema cromático, adquira umas almofadas de cor branca, e tente que a sua roupa de cama tenha tons escuros.
- Não durma com as pernas orientadas para a porta, ou terá maiores probabilidades de sofrer pesadelos.
- Os aparelhos eletrónicos, e alguns materiais como o metal, não irão ajudar ao seu descanso.
- Se vive numa casa com dois andares, tente que o quarto não seja a divisão que fica mesmo na parte superior da cozinha.