Por que é que o meu cão faz xixi na cama?
Não importa o quanto gosta do seu cão: seguramente que há vários comportamentos seus que não suporta. Podemos deixar passar que mordam as nossas sapatilhas, que rasguem os nossos jornais…, mas a coisa muda de figura quando falamos de fazer xixi na nossa cama.
E é que o feito de que urinem num lugar onde dormimos pode ser muito mais do que um simples mau comportamento. E você? Já se perguntou alguma vez por que é que o seu cão faz xixi na cama? Em seguida apresentamos-lhe as possíveis razões que podem levá-lo a cometer este ato.
O seu cão é demasiado submisso
Enquanto que um nível baixo de submissão pode levar um cão a ser bem tranquilo, ser bom com as crianças, e ser fácil de educar, demasiada submissão pode trazer consequências negativas. Em concreto, os cães que são demasiado submissos têm a tendência a ter pouco controlo da sua bexiga. Assim, podem urinar-se, se estão assustados ou emocionados. De fato, qualquer emoção que não seja o nível normal de felicidade pode levar a que tenham um pequeno escape de xixi.
Muitas vezes, este comportamento é mais notório nos cachorros, e costuma ser superado quando crescem. Porém, pode suceder que o nosso pequeno peludo já não seja tão pequeno, e continue a fazer xixi na nossa cama. Se é este o caso, o melhor será consultar com um veterinário ou com um especialista no comportamento animal.
Ele gosta do seu cheiro
Para os nossos queridos animais de estimação, o nosso cheiro é algo de que não se cansam. Eles adoram-nos. Por isso, gostam do nosso cheiro, e de tudo o que tenha o nosso cheiro. Esta é a razão pela qual os nossos cães, frequentemente, passam por fases de nos roubar a roupa interior e as meias sujas: pelo nosso cheiro.
Observar o comportamento que têm os cães selvagens pode-nos ajudar a compreender tudo isto. Os cães selvagens encontram-se frequentemente com predadores ao longo da sua vida, e têm duas opções: lutar ou correr. Nenhuma das duas é ideal para o cão, pelo que este vai tentar esconder o seu cheiro.
Parece que os nossos cães poderiam replicar este hábito com a nossa roupa suja, e incluso na nossa cama. Assim, o cão urina na cama porque isto lhe permite “esconder” o seu cheiro no nosso, o que o cão considera que é o odor do seu protetor e companheiro. Isto faz com que se sinta menos exposto.
Poderia estar irritado ou assustado
Se o seu cão fez xixi na cama depois de que você o repreendeu, ou devido a ter ficado sozinho em casa… aí tem uma boa resposta a por que é que isto pode estar a acontecer. Há quem assuma que o peludo faz xixi na nossa cama porque está irritado, porém, parece que os cães não têm a capacidade de agir através da ira, e este comportamento deve-se, na realidade, ao fato de que se sentem vulneráveis.
Os cães, frequentemente, parecem culpados depois de terem feito xixi na nossa cama, mas esta não é a sua forma de admitir que fizeram algo mal. Neste caso, o pequeno está a fazer xixi na cama porque tem medo. É deste modo que se conseguem voltar a sentir seguros novamente.
É jovem ou não está treinado
Se o cão é um cachorro ou adolescente, é possível que esteja a fazer xixi na cama porque ainda não foi treinado corretamente.
Isto é algo bastante comum em cães resgatados, e se o seu cão está a fazer xixi na cama e em outros lugares da casa, provavelmente o problema seja este. Pode tentar começar o seu processo de treino com um profissional, para que isto deixe de acontecer.
Como evitar que o meu cão faça xixi na cama?
Uma forma que tem, para se assegurar de que o cão não urina na cama, é evitando que ele tenha acesso à mesma. Mantenha a porta fechada se vai sair por um bocado.
Além do mais, é importante que se faça uma limpeza bem a fundo, quando fazem xixi na cama. Se o cão ainda puder cheirar a urina dentro do quarto, é mais provável que volte a fazer o mesmo mais vezes. Para isso, um bom método pode ser utilizar um neutralizador de cheiros de animais de estimação, garantindo assim que não fica nenhum rasto do cheiro.
Se já tentou todos os truques e não sabe mais o que fazer, quiçá o melhor seja consultar-se com um profissional veterinário ou de comportamento animal. O seu peludo e você podem trabalhar em equipa, para que a cama seja simplesmente o lugar onde dorme.