Benefícios do Yoga Nidra para melhorar o descanso
A prática de Yoga Nidra tornou-se popular graças ao YouTube. Traduzido como “yoga do sono psíquico”, esta técnica de meditação e relaxamento, que provém de uma zona da Índia chamada Nyasa, tem ajudado milhões de pessoas a melhorarem a qualidade do seu sono.
O que é o yoga Nidra, e como se deve praticar?
Com origem no yoga tantra, o Nidra é uma prática que, através de técnicas de relaxamento e meditação, consegue transportar a pessoa a um nível intenso e profundo de relaxamento. Uma maneira de melhorar a sua higiene de sono de uma forma orgânica.
Existem três métodos diferentes para praticar o yoga Nidra. Em primeiro lugar, temos um método sistemático que se caracteriza pela forma que tem de induzir o relaxamento mental, emocional e físico de quem o pratica. Tudo isso, sem perder a consciência. A segunda via é a que serve para manifestar os desejos físicos ou mentais. Por último, temos o método orientado para a alteração do karma e para a busca da libertação.
Para simplificar os seus efeitos, poderíamos estabelecer que o yoga Nidra serve para situar a nossa mente na fronteira entre o sono e a vigília. Um equilíbrio consciente que ajuda a maximizar o rendimento e o potencial da nossa mente. A dificuldade que encontra o Nidra é que, conforme vamos entrando na fase de relaxamento e a consciência se afasta do exterior, a pessoa que o pratica pode acabar por ultrapassar essa fronteira e, portanto, entrar na fase do sono. É por isso que esta técnica de relaxamento é conhecida como “sono consciente”, porque alcança um estado espiritual muito difícil de conseguir pelas pessoas.
Para a correta prática do yoga Nidra, é importante iniciar a sua experiência através de um especialista. Um professor que conte com experiência, e que domine a técnica. A partir daqui, e uma vez adquirida certa experiência, o ideal é realizar esta técnica numa divisão com certo nível de iluminação, que esteja bem ventilada, e que conte com uma temperatura suave.
A vestimenta também é importante para o Nidra. É que a roupa deve ser cómoda. Ou seja, que não tenha dobras que incomodem, borrachas ou elásticos. No que diz respeito ao calçado, é recomendável não levar nenhum, e ter sempre à mão uma manta. O motivo? A prática deste tipo de yoga costuma provocar uma diminuição da temperatura corporal.
Outros dos requisitos fundamentais são a regularidade dos horários (é importante fazer Nidra sempre à mesma hora), e com o estômago vazio. Portanto, é aconselhável a sua prática pouco tempo depois de nos despertarmos.
Ainda que se possa auxiliar de vídeos do YouTube para visualizar a sua técnica, deve saber que se trata de um yoga que se realiza deitado de costas sobre um tapete. Deve abrir os braços para os lados e colocar as palmas das mãos para cima. E, claro, feche os olhos, relaxe, e estenda ligeiramente a cabeça para trás.
Deverá comprovar que as suas costas contatam organicamente com o tapete, enquanto que as suas pernas e pés se relaxam, situando-se para fora. No caso de que a zona lombar não contacte com o chão, pode utilizar algum tipo de almofada para que se apoie sobre ela.
9 benefícios de praticar yoga Nidra
Se pratica yoga Nidra de forma habitual, já deverá ter notado os efeitos que origina no seu organismo. Desde a eliminação dos níveis de stress, até à otimização da sua higiene de sono. Mas ainda há mais. Estes são todos os benefícios que irá notar, conforme se for especializando mais nesta técnica de meditação:
- Reorganiza a mente e situa o seu “eu” no lugar que lhe corresponde.
- Previne o envelhecimento prematuro.
- Reforça o sistema imunológico, o qual o irá proteger de certas enfermidades, como resfriados ou gripes.
- Liberta o stress, acalma a ansiedade, e melhora o sistema nervoso.
- Induz o sono, elimina as insónias, e melhora a qualidade do seu descanso.
- Ativa os sentidos, melhora a sua criatividade, e incrementa a concentração.
- Melhora o seu estado anímico e, portanto, tem mais positividade e energia para enfrentar as situações do dia a dia.
- Reduz a pressão sanguínea.
- Dá-lhe ferramentas a nível mental que o vão ajudar a superar certos vícios e esses comportamentos negativos ou autodestrutivos pelos quais passamos às vezes.