O que é um despertar espiritual?
Provavelmente já tenha ouvido falar alguma vez de despertares espirituais, e de como os mesmos podem levar a pessoas mais “iluminadas”. Mas, o que é um despertar espiritual exatamente? O que implica?
Pode chamar-se “nirvana”, “bem-aventurança”, “iluminação” … A verdade é que um despertar espiritual começa no momento em que uma pessoa pode dar um passo atrás e “despertar” a sua vida com um novo sentido de estar neste mundo. A noção de despertar espiritual existiu durante séculos, e pode ser observada numa variedade de culturas e religiões de todo o mundo. Contamos-lhe mais sobre este curioso fenómeno.
O que é um despertar espiritual?
Os despertares espirituais podem ser um pouco desconcertantes ao princípio, já que costumam fazer-nos lidar com perguntas tais como: quem sou eu, e por que estou aqui? No entanto, também pode haver certa surpresa e emoção quando, de repente, nos encontramos com uma impressão de nos sentirmos bastante vivos.
Tal como explica a revista Frontiers in Psychology, o termo de “despertar espiritual” é um termo utilizado para descrever uma experiência subjetiva na qual o ego de um indivíduo transcende o seu sentido ordinário e finito de si mesmo, de modo a abarcar um sentido mais amplo e infinito de verdade ou realidade.
Estas experiências poéticas profundamente encarnadas são entendidas, frequentemente, como uma conexão direta, uma comunhão ou uma fusão com uma consciência ilimitada ou universal, com o divino, ou com Deus.
Em alguns casos, os despertares espirituais podem ser acompanhados de sensações físicas fortes, como pode ocorrer nos despertares kundalini, que costumam incluir, entre outros:
- Rajadas de formigueiros, cócegas, pontadas no corpo, como na frente da testa ou no coração.
- Sensações de calor ou energia que se eleva ou “dispara” no corpo, tipicamente dentro e à volta da coluna vertebral.
- Sensações orgásticas.
- Movimentos involuntários espontâneos, como tremores ou sacudidas, asanas (posturas de yoga) e mudras (posturas das mãos).
- Alterações no sistema digestivo.
O que causa um despertar espiritual?
Para muitas pessoas, um despertar espiritual é provocado por um evento que lhes muda a vida. Para outras, porém, é produzido mais como uma alteração gradual e subtil. Em qualquer caso, existem algumas causas comuns pelas quais se pode produzir um despertar espiritual:
Eventos importantes que mudam a vida
Falamos de eventos que têm o potencial de mudar todo o curso da vida. Um divórcio, a morte de um ser querido, ou uma enfermidade grave, podem ser classificados como eventos que mudam a vida.
Uma experiência traumática
São eventos que têm um impacto profundo e provavelmente prejudicial no nosso bem-estar físico ou emocional. Muitas vezes são seguidos por um longo período de cura. Exemplos disso podem ser sofrer alguma forma de abuso, ou sobreviver a um acidente grave.
Experiência de quase morte
Muitas pessoas que passam por uma experiência de quase morte também falam de terem entrado em contacto com seres “do outro lado”. Uma experiência assim transforma a forma de ver a vida, como é lógico.
Uma crise existencial
Durante uma crise existencial, podemos chegar a questionar o significado e o propósito da nossa vida. Isto vem muitas vezes acompanhado de depressão, ou seguido de uma experiência que nos muda a vida, ainda que nem sempre seja assim.
Um despertar natural
Trata-se de um processo involuntário de despertar. Tem lugar depois de participar numa prática que produz uma espécie de mudança de consciência. As práticas que podem ativar uma maior consciência são:
- Atenção plena
- Práticas de autotransformação
- Meditação
- Desenvolver um profundo sentido de conexão com o cuidado de plantas ou animais.
Sinais e sintomas de um despertar espiritual
Existem alguns sinais que nos indicam que estamos a passar por um despertar espiritual, ou que estamos prestes a embarcar num. Estes são:
- Reavaliar as crenças. Conectar-se com uma nova crença ou religião, ou renunciar ao trabalho para perseguir uma paixão, por exemplo.
- Sentir-se desconectado ou desapegado. Ao princípio, o processo de despertar espiritual pode ser algo intenso e confuso.
- Experimentar mais déjà vu ou sincronicidades.
- Os seus sonhos são mais vívidos.
- As suas relações começam a mudar.
- Sente-se mais intuitivo.
- Sente que a espiritualidade o está a transformar.
- Sente-se só.
- Os seus sentidos tornam-se mais agudos.
- Sente mais empatia.
- Sente-se mais conectado com a natureza.
- Tem mais sensações corporais.
- A sua visão do mundo é diferente.
- Os seus hábitos e rotinas foram alterados.
- Sente maior curiosidade.
- Demonstra mais compaixão.
Agora que já sabe o que é um despertar espiritual, acredita que já viveu um, ou que esteve (ou está) perto disso? Se sentiu vários destes sinais, pode ser que assim tenha sido. Terá que olhar para dentro de si, de modo a poder descobrir!