Tipos de sesta
12 de outubro é o feriado nacional na Espanha. A sesta é uma das coisas mais comuns em qualquer região e famosa internacionalmente. Quem não conheceu uma pessoa de outro país, e quando ele diz que é da Espanha, ele não teve alguém que lhe diga: “Sim, Espanha … la siesta!” É um fenómeno que, como você leu noutros artigos, cruza fronteiras. A melhor coisa sobre cochilar é que não há um único, mas existem muitos tipos de sestas que fazemos durante as nossas vidas. E mais de uma vez e duas. Como a fábrica de Maxcolchon está localizada em território de nuestros hermanos, falaremos dos diferentes tipos de sesta que existem. Estes são os mais comuns.
1.
Sesta milagrosa: É possível que quinze minutos de relaxamento e descanso recuperem toda uma manhã de desgaste? É. Uma dessas sestas onde você não explica como pôde ter recuperado tanto, tendo dormido tão pouco tempo. Esta sesta é conhecida como “sesta energética”. De acordo com um estudo da revista Sleep, este tipo de sesta produz melhorias imediatas na latência do sono, sonolência, fadiga e desempenho cognitivo. Esses cochilos duram de 10 a 20 minutos e, no máximo, podem se estender até 30.
2.
A sesta de remova neuronas: essa sesta dura mais de meia hora. Depois de um dia de fadiga física e mental, o despertar causa a sensação de ter ficado sobrecarregado. Uma daquelas sonecas das quais é difícil acordar e voltar à vida. Este tipo de sesta é frequente após uma manhã de atividade física intensa, ou após uma longa noite de diversão. Este tipo de soneca é frequente nos dias de ressaca, por exemplo.
3.
Sestas “vale tudo”. Você precisa fechar os olhos de qualquer maneira, você tem um longo dia à frente e você não está em casa. Qualquer lugar parece bom para fechar os olhos por um tempo, e você acaba por encontrar acomodação em qualquer lugar. Não importa se está num meio de transporte, em qualquer cadeira que encontrou. São sestas em que vale tudo para recarregar um pouco as baterias.
4.
“Eu não queria, mas …”. Esse tipo de soneca pode ser chamado de cochilo involuntário, ou “eu não queria dormir, mas os meus olhos pesavam”. Por todas as vezes que você adormece quando vê a um filme ou série, ou quando está lê um livro.
5.
Sesta de ovelhas. Isso é normal. Você está em casa de manhã e acha que precisa descansar um pouco? Aqueles momentos antes da hora do almoço são um tempo morto que você pode aproveitar para qualquer coisa. Um cochilo que recarrega as baterias e ajuda a enfrentar a tarde com energia é uma opção altamente recomendada. Esta sesta é popularmente conhecida como “Siesta del borrego”. Tão duradouro e clássico como eficaz.
6.
Mais vale tarde do que nunca. A sesta nem sempre tem que ser depois de comer. Além da sesta de ovelhas, há também a sesta da tarde. Esta sesta é um bom recesso para antes da noite e tem diferentes razões. O cansaço de um longo dia de trabalho depois de uma noite mal dormida, que obriga a parar; Carregue baterias antes de uma longa noite, ou simplesmente, que você não pode evitá-lo. Tenha cuidado se esses cochilos saírem do controle, porque eles podem mudar os seus planos para a noite.
Seguro que em mais de uma ocasião fizesta todas e cada uma destas sestas. Um fenómeno rico em variaveis e ótimo para o descanso.