Sono perfeito: a temperatura e a humidade perfeitas para dormir

Jul 16, 2022 | CONSELHOS | 0 comments

As nossas necessidades no descanso são muito variadas: não se reduzem simplesmente à quantidade de horas que dormimos e à qualidade do nosso descanso. Existem muitos outros fatores que podem ajudar ou impedir a que desfrutemos de uma boa qualidade de sono.

Alguns desses fatores são a temperatura e a humidade ótimas com as quais deveríamos contar no nosso quarto. Já pensou alguma vez em controlar a temperatura e a humidade do seu ambiente de forma mais sustentável, para que possa dormir melhor?

Como a humidade afeta o nosso descanso?

Quando vamos dormir, passamos por três etapas não REM (NREM) e pela etapa de sono REM. As primeiras três etapas de NREM preparam o nosso corpo para um sono profundo, o que nos leva à etapa REM. O caso é que, durante estas primeiras etapas, a temperatura do nosso corpo diminui, assim como a velocidade do coração. Além do mais, a respiração também diminui.

Se dormíssemos num quarto húmido, o nosso ciclo de sono poderia ver-se gravemente afetado. Dado que o nosso corpo não consegue regular a temperatura durante a etapa de sono profundo, o nosso corpo vai dedicar mais energia para se manter quente. Isto poderia interferir com a duração das nossas etapas de sono.

Por outro lado, um quarto muito húmido também poderia desencadear alergias. Devido a que o mofo prospera em ambientes húmidos, é mais provável que desenvolvamos infeções respiratórias e outros problemas de respiração, e que podem causar interrupções no nosso descanso. Por vezes, a humidade também nos pode causar sudação.

Além disso, a baixa humidade também pode causar dores de garganta e infeções respiratórias. Também é mais provável que nos despertemos com a pele seca e os olhos irritados. 

A humidade ideal para dormir

A humidade relativa (RH) é uma forma padrão de medir a humidade. Trata-se da relação entre o vapor de água no ar e a quantidade de vapor que pode existir no mesmo a uma temperatura determinada. 

O ar quente pode conter mais vapor. Por isso, enquanto os climas quentes têm a tendência a serem mais húmidos, o ar mais frio costuma ter uma humidade relativa mais elevada. 

Segundo a Agência de Proteção Ambiental, a melhor humidade relativa em interiores encontra-se entre os 30 e os 50 por cento, e nunca deveria exceder os 60 por cento. Outros estudos sugerem que de 40 a 60 por cento também é um bom intervalo. Em qualquer caso, é importante que este nível não ultrapasse os 60 por cento. 

Para saber qual é a humidade da nossa casa, podemos fazer uso de um humidóstato. Trata-se de um dispositivo que se coloca na parede e que se conecta ao sistema HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) de sua casa. Simplesmente temos que o ajustar à percentagem de humidade desejada. Quando se excede esta percentagem, o sistema HVAC irá ligar-se automaticamente e reduzirá a humidade ao nível que tenhamos selecionado.

Manter a humidade ideal para dormir

Além de manter níveis moderados de humidade relativa e uma temperatura agradável dentro do quarto, são várias as medidas que se podem tomar para dormir profundamente durante as noites mais quentes, caso viva num clima húmido. Estas são algumas delas:

Investir num desumidificador

Os desumidificadores são dispositivos que reduzem a humidade interior. Usando um ventilador, extraem o vapor do ar e armazenam-no dentro de um tanque interno. Pode optar por um desumidificador de grande capacidade, mediano ou pequeno, ou incluso um que se possa integrar no sistema HVAC controlado por um humidóstato.

Assegure-se de limpar o filtro com frequência, já que isto poderia ajudar o dispositivo a manter a máxima eficiência. Os desumidificadores portáteis requerem o esvaziamento frequente do tanque interno com água coletada. No entanto, tenha em conta que alguns desumidificadores podem ser bastante ruidosos e os seus custos serão, provavelmente, mais elevados.

Encontre a velocidade adequada para a sua unidade de ar condicionado

Caso se possa permitir a isso, ter ar condicionado em casa pode ser ideal para manter a humidade perfeita durante o nosso descanso. Se dispõe de um, deve ter em conta que se recomenda um fluxo de ar condicionado moderado para dormir: ao utilizar um fluxo de ar forte, poderíamos sofrer interrupções no nosso descanso.

Um conjunto de descanso respirável

Sobretudo com as mudanças de temperatura na primavera, é possível que possamos suar pela noite, e que este suor se acumule. Para evitar despertares com essa sensação de humidade a meio do nosso sono, o melhor será fazer uso de um conjunto de descanso que seja o mais respirável possível.

No nosso catálogo pode dar uma olhada às melhores opções de colchões respiráveis, com componentes que permitem um fluxo de ar máximo, assim como lençóis 100% algodão, que permitem evacuar o calor das nossas camas

A temperatura ideal

A melhor temperatura para dormir é entre os 16 e os 18 graus centígrados. No entanto, de 18,5 graus a 20,5 é um bom intervalo de temperatura ideal dentro do quarto: cada um tem as suas próprias preferências, e deveria escolher a temperatura que o faça sentir mais cómodo. E com a qual possa poupar na fatura da luz, obviamente!

Esta é a temperatura normal do nosso ritmo circadiano (o processo de 24 horas pelo qual passa o nosso corpo) para poder dormir. Porém, são vários os fatores que podem afetar neste sentido: o nosso ambiente, o que comemos, a nossa atividade física antes de descansar…

Dependendo de qual seja o seu clima, é possível que tenha mais complicações na hora de descansar. Em qualquer caso, agora que já sabe qual é o nível de humidade e de temperatura ideais para dormir, esperamos que possa descansar confortavelmente!