Prós e contras de que os irmãos partilhem quarto

Se tem mais do que uma criança em casa, é provável que já tenha pensado em algumas opções para tentar poupar algum espaço. É que, sobretudo se não dispõe de uma casa grande, aproveitar cada pequeno espaço pode ser um verdadeiro desafio. Por isso, quiçá já tenha pensado que os irmãos poderiam partilhar o mesmo quarto.
Num primeiro momento, isto pode parecer-lhe uma forma genial de ganhar em logística. Mas, quais são os prós e os contras desta decisão?
Prós de que os irmãos partilhem o mesmo quarto
O feito de que os irmãos partilhem quarto pode ter os seus benefícios. Alguns deles podem incluir:
Incentivar a brincadeira
As crianças que partilham quarto com um irmão podem estar mais dispostas a brincar com os seus irmãos, dado que se veem “obrigadas” a brincar na presença do outro. Isto pode fazer com que se crie uma atmosfera lúdica, assim como encorajar ambas as crianças a utilizarem a sua imaginação de forma conjunta, ao invés de o fazerem de modo separado, e cada um para o seu lado.
Encorajar o partilhar e dividir
Quando os irmãos partilham quarto, no final, quer queiram ou não, acabam sempre por aprender a dividir e partilhar. Para as crianças, partilhar não é algo fácil de entender. Os humanos são criaturas egoístas, e que necessitam de praticar a empatia, de modo a compreenderem a sua importância. E que melhor forma de praticar o partilhar do que com um irmão?
Aqueles irmãos que partilham o quarto podem-se adaptar mais facilmente a partilhar também em outros entornos e com outras crianças, assim como a trabalhar a sua empatia.
Um maior vínculo
Os irmãos que passam mais tempo juntos podem ter um vínculo mais forte entre eles. Ainda que possa demorar algum tempo até se habituarem à ideia, após um pequeno período, os irmãos podem aprender a depender uns dos outros, transformando-se numa verdadeira equipa, devido a sentirem-se unidos graças a que partilham o mesmo quarto, e, por consequência, o espaço de brincadeira e/ou estudo.
Estarem presentes um para o outro
As crianças que dormem no mesmo quarto com um irmão (ou vários) podem dormir melhor durante a noite, já que ter o outro por perto fá-los sentir mais seguros. Em vez de irem para a cama dos pais quando têm medo, pode ser que se apoiem no seu companheiro de quarto.

Contras de que os irmãos partilhem o mesmo quarto
Ainda que sejam muitas, nem tudo são vantagens, no que diz respeito a que os irmãos partilhem o mesmo quarto. Também existem algumas desvantagens que os pais devem ter em consideração, antes de se decidirem a experimentar esta solução. Algumas desvantagens de que os irmãos partilhem o mesmo quarto podem ser:
Horários diferentes pelas manhãs
Sobretudo se existe uma diferença de idade entre ambos, é possível que cada um se desperte a uma hora diferente. Se, por exemplo, falamos de um bebé que dorme com uma criança não tão bebé, é possível que o irmão mais velho se veja desperto muito antes do que aquilo que deveria, devido ao irmão mais novo, ou ao revés.
Diferentes horários para se deitarem
Da mesma forma que sucede com os horários para se despertarem, é possível que existam grandes diferenças, no que às horas de irem dormir diz respeito. Isto pode causar também algum problema, já que pode ser que um dos pequenos necessite de ir para a cama enquanto o outro dorme, e que isso acabe por o despertar.
Problemas com o espaço
Infelizmente, as crianças não são pequenas para sempre, vão crescendo, e fazem-no quase sem que nos apercebamos. Isto tem implicações também nas coisas e na roupa de que precisam. Por isso, à medida que passa o tempo, o feito de que os irmãos partilhem quarto pode fazer com que não exista espaço suficiente para ambos.
É por isso que, se a sua ideia é que os irmãos partilhem o mesmo quarto a longo prazo, o melhor será que reserve um quarto suficientemente amplo. Caso contrário, irão passar os anos e nem se vai aperceber do quão pequeno se tornou esse espaço para os dois!
Discussões
Sobretudo no início, quando começam a partilhar o mesmo quarto, e se o espaço não é o suficientemente amplo para ambos, podem acontecer discussões e brigas entre os irmãos. No entanto, estas costumam ir diminuindo com o tempo, até que ambos se tenham acostumado a partilhar o mesmo quarto. Ainda que tudo também possa depender da relação existente entre eles!
Como vê, o feito de que os irmãos partilhem quarto tem, quer os seus prós, quanto os seus contras, e é algo que convém ter em consideração, antes de tomar qualquer decisão. Tudo vai depender do vosso caso específico!