Potencie o conforto: descubra os benefícios dos colchões firmes
Quando chegamos a esse momento no qual devemos substituir o nosso colchão, refletimos sobre as características que melhor se adaptam ao nosso descanso. Aí é quando palavras como adaptabilidade ou firmeza se tornam relevantes, e analisamos quais os níveis de que necessitamos. Colocando o foco num desses pontos imprescindíveis, uma das decisões principais vai andar à volta do quão duros ou macios podem ser os colchões. Que benefícios encontraremos nos modelos mais firmes? São os mais recomendados? Possuem mais vantagens, quando comparados com os colchões mais suaves?
5 vantagens de dormir num colchão firme
A firmeza é um dos fatores principais que se deve ter em consideração na hora de escolher um colchão. Os modelos com um nível de firmeza mais elevado dispõem de uma série de vantagens que irão melhorar a nossa higiene de sono. E vão fazer isso mesmo, sobretudo em pessoas com problemas de obesidade, com determinadas patologias, e em crianças.
1. Melhoram a qualidade do sono
Ao oferecerem um maior equilíbrio e distribuírem de maneira mais adequada o peso corporal, os colchões firmes podem erguer-se como a melhor escolha possível. Há que ter em conta que o excesso de suavidade pode jogar contra a qualidade do nosso descanso. Por quê? Ao oferecerem menor suporte, os colchões menos firmes podem fazer com que os nossos corpos tenham pior equilíbrio. Ou seja, as diferentes partes do corpo não irão receber o mesmo nível de suporte. Pelo contrário, os colchões firmes garantem uns níveis de suporte excelentes, ajudando assim a que tenha um sono profundo e reparador.
2. Conforto ótimo
Na procura incansável pela excelência do nosso descanso, existe uma máxima que devemos saber: o excesso de fixação, suporte e firmeza nunca vai estar contra o descanso. Pelo contrário, na ausência de firmeza é quando poderemos encontrar consequências menos positivas para a qualidade do nosso sono. Um colchão firme garante esse conforto a todos os tipos de dormentes, mas, sobretudo, para aqueles com problemas físicos, ou de idade mais avançada.
3. Ajudam a manter a postura correta
A firmeza é a qualidade dos colchões que melhor pode ajudar à manutenção correta da nossa postura. Na hora de dormir, temos de tentar que a posição que adotamos fomente o alinhamento mais ideal das nossas costas (e, portanto, da coluna vertebral). Imagine dormir de forma a que isto não suceda. E que essas noites se vão somando (multiplique pelas oito horas recomendadas de descanso). Por tudo isso, um colchão muito firme pode-se converter no suporte mais adequado para alinhar as nossas costas e evitar qualquer tipo de pressão sobre essa parte do corpo.
4. Distribuem melhor o peso corporal
Um colchão que oferece um apoio insuficiente e um suporte desequilibrado provocará essa sensação de afundamento no colchão que não facilita o descanso. E a primeira consequência, e a mais imediata, será a de dormir em más posturas, o que vai levar a problemas físicos. Sobre este pano de fundo, há que ter em conta que o físico influi bastante na avaliação de um colchão. Ou seja, para nos decidirmos por um modelo ou outro, há que ter em conta a nossa própria fisionomia. Não será o mesmo o descanso para uma pessoa de 60 quilos e 170 centímetros de altura, ou para alguém mais corpulento.
5. Oferecem suporte ao pescoço
Da mesma forma que sucede com as costas, o pescoço é a outra parte do corpo que mais devemos cuidar e mimar enquanto dormimos. E, tal como comentamos no ponto relacionado com a coluna vertebral, um colchão firme irá oferecer um suporte mais adequado ao nosso pescoço, fomentando uma posição correta durante toda a noite.