Porque é que não devemos dormir no sofá
Provavelmente, já passou por isto mais de mil vezes na sua vida. É mais que provável que lhe tenha acontecido depois de uma discussão de casal em que, para não incendiar as coisas ou por fruto do orgulho, deslocou-se para lá. Também é mais do que inegável que o fez sem querer. Por causa do cansaço, um filme bastante aborrecido e sem muito ritmo, ou, o clássico dos clássicos, ao assistir a uma etapa eterna do Tour de França. Sim, todos nós pecamos. Mas isso não significa que não estamos a fazer mal. Explicamos as razões pelas quais não deve de dormir no sofá.
Razões pelas quais não é benéfico dormir no sofá
Tal como acontece no setor do descanso, o mundo dos sofás atingiu um nível elite de design e conforto. Graças ao impulso do comércio online, muitas marcas e modelos atormentam as nossas redes sociais e, com elas, encontramos o modelo final. E enquanto é uma peça onde o design e o estilo podem hipotecar a nossa decisão de compra, é provável que acabemos por adquirir um sofá confortável. Aqueles que convidam para dormir a sesta.
Mas por mais confortáveis que sejam certos sofás e mesmo que continuemos a pecar na forma de dormir sestas neles, deve saber que por sistema, dormir num deles não trará boas consequências para a sua saúde:
– Dormir diariamente no seu sofá não lhe trará um longo e contínuo descanso.
– Derivado do ponto anterior, dormir no sofá é sinónimo de acordar dezenas de vezes durante toda a noite. E já sabemos o que acontece quando não dormimos as 8 horas recomendadas pelos especialistas: no dia seguinte vamos arrastar o cansaço físico, emocional e, acima de tudo, o cansaço convertido em mau desempenho.
– Sestas no sofá que se descontrolam podem trazer-nos problemas de sono noturnos e insónias.
– Dormir no sofá favorece a aparição de más posturas. Posições que acabam por levar a dores cervicais e lombares.
– Para além do desconforto físico relatado no ponto anterior, dormir sistematicamente no sofá pode ter um impacto no aparecimento de hérnias.
– Especialistas em saúde e descanso afirmam que dormir no sofá também é sinónimo de trombose venosa.
– Dormir num sofá pode causar dores constantes nas articulações. As razões? Não descansar corretamente na noite anterior, pode levar a um aumento do desgaste das suas pernas.
– Já dissemos, em muitas ocasiões, que dormir mal pode transportar-nos para um estado de ansiedade, apatia ou mesmo stress. Por isso é importante dormir num colchão de qualidade e não num sofá (por muito bom que seja).
– Voltar a dormir no sofá diariamente pode acabar por afetar o nosso sistema imunitário, que acaba por afetar o aparecimento de doenças, constipações, vírus ou gripes.
– Está a cair no erro de não dar importância à rotina do sono. Todas as noites que passa no sofá, está a mudar o seu hábito noturno e desta maneira, a piorar a higiene do sono.
– Como já dissemos, as áreas mais danificadas quando se dorme no sofá são o pescoço, as costas (a nossa coluna perde a sua linha reta natural e até a coluna também pode ser afetada) e a cabeça. Gostaria de acordar todos os dias com dor de cabeça?
– Por último, mas não menos importante, falta-lhe dormir em colchões de qualidade, feitos de material viscoelástico, látex ou espuma. Com as mais recentes inovações no setor, com o grau de firmeza mais acolhedor e o nível de transpiração que lhe permite não suar à noite. E, não, com uma almofada que se liga à performance com o colchão acima mencionado.