Por que temos mais sono no outono
Cada vez faz mais frio, os dias são mais curtos, as noites mais longas…. Chega o outono e, para muitas pessoas, isto significa também um extra de cansaço, e uma espécie de necessidade de hibernar. Mas, por que temos mais sono no outono?
De repente, levantar-se da cama pela manhã é uma tarefa que nos custa muitíssimo. A fadiga do meio-dia é elevada até um outro nível, e as nossas rotinas, como ir ao ginásio ou sair a correr, e que antes pareciam tão enraizadas, agora tornaram-se verdadeiros suplícios. Mas a verdade é que, se isto também lhe acontece, tem de saber que existem razões específicas para que isto suceda.
Por que temos mais sono no outono?
Como lhe dizíamos, existem razões claras devido às quais temos mais sono no outono, e a boa notícia é que as podemos combater e manter-nos mais enérgicos, incluso para quando chegar o inverno. Mostramos-lhe os motivos pelos quais sucede isto de ter mais sono no outono:
Menos sol faz-nos mais sonolentos
Sair para a rua num dia de sol é um dos maiores prazeres da vida. Também é algo que não temos a oportunidade de fazer tão frequentemente no outono, como o fazíamos no verão.
Por outro lado, os dias vão ficando mais curtos no outono, e ainda que viva num lugar com um bom clima, é inevitável que os dias se tornem menos solarengos durante estes meses. Isto faz com que desfrutemos menos da luz do sol, algo que está estreitamente ligado com o nosso ritmo circadiano, devido à melatonina.
É que, tal como explica a Clínica Mayo, a melatonina é uma hormona que desempenha um papel fundamental no nosso descanso. A sua libertação, além da sua produção, está relacionada com a hora do dia: a melatonina diminui com as horas de sol e aumenta com as horas de escuridão, e a mudança de estação pode alterar o equilíbrio desta hormona no nosso corpo, o que terá consequências sobre o nosso estado de ânimo e os nossos padrões de sono.
Assim, quando chega o outono e as horas de sol começam a ser reduzidas, os nossos corpos produzem menos melatonina. Isto conduz a uma sensação excessiva de fadiga e cansaço.
Menos vitamina D
A luz solar também é a nossa fonte principal de vitamina D. A pele humana cria quantidades significativas de vitamina D quando é exposta à luz solar. Aquelas pessoas que vivem em latitudes mais a norte têm tendência a possuir níveis mais baixos de vitamina D, especialmente durante os meses de inverno. Quando faz frio e os dias são mais curtos, há menos oportunidades para sair.
O caso é que a vitamina D tem um grande impacto em como nos sentimos. Desempenha um papel na saúde óssea, na pressão arterial, no crescimento celular, na função imunológica e na redução da inflamação. Também desempenha um papel importante no rendimento e na recuperação.
De fato, segundo um estudo publicado em 2014 na revista North American Journal of Medicine and Science, a prevalência de vitamina D baixa é maior nos pacientes que apresentam fadiga. Uma vez estes níveis de vitamina D sejam normalizados, os níveis de fadiga melhoram de forma significativa.
Dado que no outono as horas de sol se reduzem, parece lógico que sintamos maior fadiga e sono durante esta época do ano.
O que fazer para não ter tanto sono no outono?
Há uma série de conselhos que podem ser de ajuda para aumentar a sua energia durante os meses frios.
Em primeiro lugar, obter um bom aporte de vitamina D pode ser uma grande ajuda. Nestes casos, a luz solar é a melhor opção, mas isto pode ser complicado, sobretudo durante os meses nos quais dispomos de um menor número de horas de luz. Em qualquer caso, é conveniente passar algo de tempo ao ar livre (incluso se o céu está nublado), caso tenhamos essa possibilidade. Mesmo que sejam apenas alguns minutos! Também é possível obter vitamina D mediante a nossa dieta, ou através de suplementos.
Por outro lado, além da vitamina D, também é recomendável realizar exercício regularmente, de modo a aumentar os níveis de energia. Da mesma forma que sucede com o passar tempo no exterior e debaixo da luz do sol, tudo conta! Ainda que seja apenas por uns minutos, vale a pena.
Além disso, a dieta é outro dos fatores importantes que nos irá permitir ter mais energia. Manter uma dieta equilibrada (tendo em conta as suas necessidades e preferências) será uma grande ajuda para lhe fornecer a energia de que necessita.
Por último, uma solução que pode ser algo desconhecida é a da terapia de luz. Falamos de lâmpadas (ou caixas) de luz, que imitam a luz exterior. Isto poderia ser uma ajuda, caso viva num lugar com muito poucas horas de luz ao dia durante o outono. Em qualquer caso, se tem alguma dúvida, consulte-se com um profissional!
Agora que já sabe por que temos mais sono no outono, e como remediar essa situação, esperamos que possa descansar comodamente cada noite, e que possa desfrutar também do dia a dia com mais energia e sem tanto sono. Nesta, e em todas as estações do ano!