Alimentos de outono que são benéficos para o descanso
Os adultos deveriam dormir entre 7 e 8 horas cada noite. No entanto, devido a múltiplos fatores stressantes da vida, permanecer dormido pode não ser tarefa fácil. Com a junção da mudança de hora no outono, temos mais vontade de ficar na cama pelas manhãs, mas o que podemos fazer para dormir bem pelas noites e não estar tão cansados pelas manhãs?
Felizmente, há vários alimentos de outono que são benéficos para o descanso, e que podem ser uma ajuda. Desde alimentos que aparecem em alguns dos nossos doces de Natal favoritos, até especiarias que se podem encontrar facilmente na nossa cozinha, aqui tem alguns dos alimentos de outono que nos podem ajudar a descansar melhor.
Alimentos de outono que são benéficos para o descanso
Ainda que os alimentos não sejam milagrosos, e não vão fazer com que caiamos redondos na cama, o certo é que alguns deles podem, sim, ser uma ajuda para descansar melhor. Vejamos quais são alguns deles:
Maçãs
É difícil negar que as maçãs são uma das principais estrelas do outono, e é que, nestes meses mais frios, estas frutas costumam existir em abundância.
Além de serem um presente de outono perfeito, as maçãs também são um alimento que nos pode ajudar a dormir melhor. Isto poderia ser graças ao seu conteúdo em vitamina C, que poderia ser uma ajuda para reduzir o açúcar no sangue, assim como para melhorar a respiração. Isto poder-nos-ia ajudar a conciliar o sono de forma mais rápida.
Amêndoas
Tal como explica a Sleep Foundation, os frutos secos podem ajudar-nos a dormir melhor, graças ao seu alto conteúdo em magnésio, que induz ao descanso. Um tipo de fruto seco que está repleto deste mineral é a amêndoa: trata-se de um ingrediente muito popular, e que pode aparecer em muitas receitas, desde tartes de maçã, até saladas com queijo de cabra.
Por exemplo, comer umas 20 gramas de amêndoas irá cumprir com 20% da ingestão diária recomendada de magnésio.
Batata
A batata, quer seja cozida, ou feita no forno com frango, é um acompanhamento perfeito para qualquer almoço ou jantar de outono. Além do mais, trata-se de um alimento ideal e que não irá perturbar o nosso descanso, graças às suas propriedades, como a elevada presença de fibra.
É que um estudo de 2016 explicou que uma maior ingestão de fibra se correlacionava com “mais tempo passado na etapa de sono profundo de ondas lentas”. É por isso que a batata ou a batata doce podem ser um alimento de outono que são benéficos para o descanso.
Amoras
Quer seja em algum prato salgado ou numa bebida, as amoras são uma dessas frutas que não só estão repletas de sabor, como também estão cheias de vitaminas. Por exemplo, as amoras têm um elevado conteúdo em vitamina C.
Segundo a investigação a esse respeito, níveis mais baixos de ingestão de vitamina C costumam estar associados com um sono não reparador, além de também poderem ser os responsáveis por outros problemas de sono, como as insónias.
Milho doce
O milho não é só um acompanhamento simples para o jantar, já que também é um ingrediente delicioso e repleto de melatonina. A melatonina, uma hormona produzida pela glândula pineal, é frequentemente receitada para os problemas de insónias, e costuma ser útil para as pessoas afetadas por este desfase horário.
Curiosamente, segundo uma investigação publicada em 2017, ingerir alimentos ricos em melatonina, como o milho, também pode ser uma ajuda para dormir melhor.
Noz moscada
A noz moscada é conhecida como uma especiaria popular que se utiliza, acima de tudo, durante os meses de outono, de modo a ajudar a dar vida a alguns dos produtos assados mais saborosos. Quer seja adicionada a um bolo de abóbora, polvilhada sobre uma bebida quente, ou como tempero num guisado, a noz moscada pode ser muito mais do que uma simples especiaria deliciosa.
Por exemplo, também pode ser uma grande ajuda para o nosso descanso. De acordo com a investigação, pode ajudar a reduzir a pressão arterial, pode ser uma ajuda para relaxar os vasos sanguíneos, além de também poder afetar positivamente o estado de ânimo, o que faz com que desempenhe um fator chave para descansar melhor pela noite.
Peru
O peru contém triptofano, um aminoácido essencial e famoso pelos seus efeitos calmantes. Segundo uma investigação publicada na revista Neuroscience and Biobehavioral Reviews, o triptofano pode ter qualidades sedantes, e incluso poderia ter a capacidade de melhorar o nosso descanso, sobretudo naqueles adultos que sofrem de transtornos do sono.
Como vê, é fácil dormir bem no outono, com a ajuda de alguns alimentos típicos de outono, e que podem ser benéficos para o descanso. Já sabe o que pode jantar hoje, para que não se desperte amanhã com sono!