Por que não consigo gritar durante um sonho?
Seguramente que já lhe aconteceu alguma vez. Está dentro de um pesadelo, mas, por muito que o tente, é impossível gritar. Não importa o quanto se esforça: é como se a sua boca estivesse cosida, ou como se a sua mandíbula estivesse totalmente inabilitada. Sem dúvida que é algo que pode ser terrível, mas a pergunta é: por que acontece? Por que não consigo gritar durante um sonho?
Por mais desconcertante que possa parecer esta experiência, os especialistas indicam que, na realidade, esta é uma forma que tem o corpo para nos impedir de atuar sobre os nossos sonhos.
Por que não consigo gritar durante um sonho?
Em geral, temos a necessidade de gritar quando estamos a ter um pesadelo ou um mau sonho. Gritar, neste caso, representa a ira ou o medo que sentimos nesse momento. A incapacidade de gritar, assim como de correr ou de bater em alguém quando estamos a sonhar, parece produzir-se devido ao fato de que as áreas do nosso cérebro que controlam os neurónios motores se desligam durante o sono.
Assim o explica Julie Lambert, especialista certificada em sono da Happy Sleepy Head. Segundo explica a especialista, “os neurónios motores são responsáveis pelas contrações musculares. Dado que a faringe e a língua, que se utilizam para gritar, também são músculos, não se consegue gritar enquanto se dorme”.
No caso de estar a sofrer com uma paralisia do sono, uma condição bastante comum, na qual estamos a sonhar e somos incapazes de nos movermos ou de falar durante um breve período de tempo, a incapacidade de gritar durante o sono pode continuar incluso até nos despertarmos.
Segundo diz a especialista Julie Lambert, “experimentamos os sonhos na fase de sono REM, e a atividade em certas partes do cérebro, durante esta fase, é muito similar à do estado de vigília”.
Além do mais, a especialista explica que, se os nossos sonhos são muito vívidos ou parecem reais, poderíamos até despertar. Mas despertar os neurónios motores nas nossas mãos e pernas demora tempo, o que, frequentemente, acaba por resultar numa sensação de paralisia. É por isso que podemos sentir como se fôssemos gritar, mas sem o conseguir efetivamente.
A exceção: os terrores noturnos
Se é das poucas pessoas que é capaz de gritar em sonhos todas as noites, então é a exceção à regra. Aquelas pessoas que sofrem de uma condição chamada terrores noturnos podem acabar por gritar, sonâmbulos, ou até por bater em alguém enquanto ainda estão a dormir.
Segundo os especialistas em sono, os terrores noturnos são pouco frequentes nas pessoas adultas, mas algumas pessoas podem experimentá-los. Ao contrário da paralisia do sono, os terrores noturnos aparecem durante a transição da etapa 3 para a etapa 4 do sono não REM, quando os músculos não estão completamente relaxados. Neste caso, podemos gritar ou fugir do perigo, tal como o faríamos em estado de vigília.
Se os seus sonhos costumam ser muito vívidos, pode ser que se pergunte como é possível que possa falar enquanto dorme, mas não consiga gritar. A razão para esta distinção é que estas atividades acontecem em etapas diferentes do sono. Por outras palavras, falar a dormir não acontece, geralmente, quando estamos no sono REM, que é o ciclo durante o cual têm tendência a ocorrer os pesadelos.
Ao que parece, o nosso corpo e a nossa mente têm esta função incorporada, essencialmente para evitar que nos movamos durante um sono profundo. Muitos de nós falamos enquanto dormimos, ou movemos os braços, ou damos pontapés, mas isto sucede quando não estamos na etapa de sono profundo.
Então, como podemos evitar estes pesadelos, nos quais sentimos a necessidade de gritar? O melhor para isto seria procurar ajuda profissional, que nos permitisse determinar se sofremos de algum transtorno do sono, e como podemos prevenir os terrores noturnos.
Para combater os pesadelos, é preciso fazer todos os possíveis para adotar uns bons hábitos de sono. Entre eles, carregar os nossos telemóveis em outro quarto, ler antes de dormir, ou até meditar, que são exercícios que nos poderiam ajudar a melhorar o nosso descanso. Em qualquer caso, se tem pesadelos frequentemente, não hesite em consultar com um profissional. Ele vai ajudá-lo em tudo o que necessitar!