Como voltar a adormecer depois de acordar a meio da noite
De certeza que já lhe aconteceu alguma vez: está a dormir placidamente, mas, de repente, acorda, e não parece que seja possível voltar a adormecer. Parece missão impossível, e o pior é que não é algo raro: pode ser bastante habitual para muitas pessoas.
Nestes casos, o que costumamos fazer todos é dar um par de voltas na cama, acender a luz, ver o telemóvel, ir até à cozinha, apagar a luz… a estratégia depende de cada um, mas por vezes é difícil que alguma destas estratégias tenha resultados positivos, e consiga fazer com que tornemos a dormir.
Por isso, é muito provável que faça esta pergunta… Como voltar a adormecer depois de acordar a meio da noite? Existe algum método que funcione magicamente? Algum truque? Vamos descobrir.
Despertar-se: por que ocorre?
Dar voltas na cama, para um lado e para o outro, não costuma funcionar, e muitas vezes pode durar incluso horas. Mas, por que ocorre este despertar? O que é que o faz aparecer?
Segundo explica Javier Puertas a CuídatePlus, vice-presidente da Sociedade Espanhola do Sono (SES), quando vamos dormir estamos muito mais cansados do que quando nos despertamos a meio da noite. E é que, quando nos despertamos, o sono profundo já teve o seu protagonismo durante várias horas, pelo que não nos sentimos tão cansados nem sonolentos. Isto é o que faz com que seja mais fácil despertar, e mais complicado voltar a adormecer, mas não é de todo impossível.
É que, ao que parece, isso de “dormir tudo seguido” está um pouco mitificado. Segundo o especialista em sono, dormir as oito horas seguidas não é a única forma de dormir e descansar, e, de fato, a maioria das pessoas dorme em dois períodos durante a noite.
Assim, o feito de não dormir sem interrupções não se traduz num sono de pior qualidade, nem menos reparador. Parece que não há porque ficar obcecado com o feito de não voltar a dormir. Em qualquer caso, como podemos sair destes despertares frequentes?
Como voltar a adormecer depois de acordar a meio da noite?
São vários os conselhos que podemos seguir para voltar a adormecer, depois de termos acordado a meio da noite. No entanto, há um conselho ao qual devemos prestar especial atenção: nunca olhar para o relógio.
Tente não olhar e ver que horas são
É um dos primeiros conselhos que nos oferece o especialista em sono. E seguramente que a si também lhe aconteceu alguma vez: desperta-se, e o primeiro que faz é olhar e ver as horas, para saber quanto falta até que toque o despertador. Isto acaba por ser algo contraproducente, e pode fazer com que a nossa atenção se centre demasiado em voltar a adormecer.
Se nos preocuparmos demasiado em voltar a dormir, esta preocupação pode interferir na capacidade de voltar a dormir rapidamente. É que, segundo parece, um dos fatores que faz com que não possamos voltar a adormecer é a incapacidade para desconectar e nos distrairmos. Por isso, nestes casos, o melhor é evitar qualquer excesso de atenção, sobretudo se não podemos dormir.
Uma boa solução nestes casos é dirigir a atenção para pensamentos prazerosos, relaxantes, e que nos permitam visualizar imagens de viagens de que gostamos imenso, ou de lugares onde gostaríamos de ir.
Outra fórmula bastante conhecida é a de contar, que é uma atividade repetitiva, e que poderia aumentar o nosso cansaço quando nos centramos nela. Ainda que, para nos relaxarmos, uma das melhores técnicas pode ser levar a cabo algum exercício de relaxamento, que nos permita controlar a nossa respiração.
Em qualquer caso, o que é totalmente desaconselhável é o feito de levar a cabo atividades que nos ativem ainda mais, como ver televisão, ou olhar para o telemóvel. Se não conseguirmos dormir depois de algum tempo, quiçá o melhor seja levantar e mudar de sítio, até que nos relaxemos novamente. Isso de ficarmos a dar voltas na cama não é muito recomendável, tal como indicam os especialistas.
Se nos apetece, também podemos tomar uma infusão relaxante, como uma valeriana ou camomila, que pode servir de ajuda para conseguirmos adormecer.
Ainda assim, existem algumas diretrizes que pode seguir cada dia, para tentar evitar esses despertares:
- Evitar as sestas diurnas de mais de meia hora.
- Evitar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes, como o chá, o café, ou as bebidas energéticas, sobretudo pela tarde/noite.
- Fazer exercício regularmente.
- Manter um bom ambiente dentro do quarto, assegurando-se de que está bem ventilado e com uma temperatura normal, eliminando o ruído ao máximo.
- Utilizar roupa de cama agradável e cómoda.
- Evitar fumar e beber álcool.
- Utilizar o quarto apenas para dormir.
- E, claro, estabelecer um horário regular de sono.
E você? Tem tendência a despertar-se frequentemente? Se é assim, e se já experimentou todas estas dicas, não hesite em colocar-se nas mãos de um profissional. Dormir é fundamental para a sua saúde!