Por que é que o meu gato dorme entre as minhas pernas?
Sempre se disse que existem dois tipos de pessoas: as que preferem os cães, e as que amam os gatos. Se faz parte deste último grupo, de certeza que sabe que o seu gato pode facilmente passar entre 15 a 16 horas diárias a dormir. Ou seja, até uns 70% do dia. E também já se terá apercebido de que ele pode ter um grande interesse em dormir entre as suas pernas. Sabe por quê?
6 razões pelas quais os gatos dormem com os seus donos
Costumamos classificar o descanso dos gatos dependendo se são selvagens, ou puramente domésticos. A diferença entre ambos não significa que os pertencentes ao primeiro grupo estejam abandonados ou não tenham um dono. Em vez disso, falamos daqueles pequenos que contam com jardim, ou que os seus donos lhes permitem que saiam de casa para receber estímulos do exterior. Estes últimos, ao explorar, viver perigos, caçar e estar mais em alerta, diminuem o número de horas de sono. No entanto, os da categoria mais numerosa, os domésticos, experimentam menor atividade. Perante esta situação, podem passar o dia a dormir, até um total de 16 horas.
Como animais cujos hábitos são noturnos, a maior parte do dia é passada a dormir. Quando chegamos a casa, é como se o seu dia começasse a sério naquele instante. Comem o que lhes damos, brincamos com eles, e oferecemos-lhes carinho e sociabilidade. E, no momento em que nos sentamos no sofá ou nos deitamos na cama, aproveitam para retomar o seu descanso. E, em muitas destas ocasiões, entre as pernas dos seus donos. Algo que pode originar alguns problemas logísticos, como que, por exemplo, acabem por manchar o colchão.
As razões pelas quais os gatos têm a tendência a dormir entre as pernas dos seus donos são muitas e variadas, mas na Maxcolchon selecionamos as principais:
1. Por uma questão de olfato
Os gatos têm glândulas debaixo dos bigodes que servem para segregar feromonas. Quando eles esfregam o focinho contra nós, estão a reivindicar a sua posse. Sim, como bem sabe, os pequenos são animais possessivos, que nunca o consideram o seu dono. É bem mais o contrário: consideram-no parte de sua propriedade. Esfregar o nariz contra nós e deitar-se a dormir é parte da sua atividade quotidiana.
2. Fornece-lhes calor
Sem importar se é inverno ou verão, os gatos costumam procurar o calor. Quantas vezes já o viu a olhar pela janela? Além de o fazer devido à sua curiosidade, também o faz para que os raios de sol incidam diretamente sobre ele. Perante a falta de luz natural ou de um aquecedor, também serve um corpo humano (que, como já referimos anteriormente, lhes pertence). O calor corporal do seu dono é um excelente sítio para descansar. E, entre as pernas, ainda melhor.
3. Por segurança
Como já dissemos, um gato sente o seu dono como parte dele. Como a sua casa. Como um lugar seguro. Aconchegar-se entre as suas pernas é sinónimo do lugar mais tranquilo para dormir.
4. Criou um vínculo afetivo consigo
Por muito que os cataloguemos como animais independentes, e incluso ariscos, os gatos podem ser extremamente carinhosos. Quando dormem connosco, entre as pernas, isso produz-lhes uma espécie de efeito terapêutico, que reforça esse laço sentimental em relação ao seu dono. Um ato que incluso lhes pode proporcionar uma redução da pressão arterial. Certamente, este vínculo afetivo também funciona na outra direção, fazendo com que você também se sinta melhor com o seu animal de estimação fazendo-lhe companhia.
5. Alivia-os do stress
Sempre dizemos que o ritmo de vida do século XXI tem afetado toda a sociedade. Mas, alguma vez se perguntou se os seus animais de estimação notam essa vertigem também? No caso dos gatos, falamos de animais que também podem sofrer de stress. Chegados a este ponto, transformam-se em seres vivos mais territoriais, possessivos, e na procura constante por contacto. Portanto, um sintoma de que o seu gato está stressado é que, de repente, tenha começado a dormir entre as suas pernas. Se a este feito lhe juntarmos outros, como uma maior agressividade por sua parte, seguramente seja porque o gato está a sofrer de stress.
6. São gatos
Como já teve oportunidade de comprovar ao longo do texto, o sentimento de posse é muito importante para os felinos. Por isso, muitas vezes podem decidir dormir entre as nossas pernas, por um mero feito de reafirmar essa possessão. É o seu direito, e é isso que querem demonstrar. Da mesma maneira, uma nova relação em casa também lhes pode provocar ciúmes, algo que também os motivaria a procurar mais contacto físico com o seu legítimo dono.