Por que é que acordamos de mau humor?
Basta que toque o despertador para que uma espécie de ira homicida lhe invada o corpo. Não está desperto nem há três segundos, mas a sua paciência já se esgotou. Não quer saber nada de ninguém. E muito menos tem vontade de se meter no carro e viajar durante uma hora para chegar ao escritório. E ainda nos perguntamos por que é que nos despertamos de mau humor?
Os motivos que estão por trás do mau humor matutino
Agora a sério. Por que é que nos despertamos de mau humor? Ou, pelo menos, por que é que o faz uma grande percentagem da população? Ainda que em seguida iremos analisar as chaves mais biológicas que estão por trás dos maus despertares, há que partir de uma premissa mais simples e quotidiana: deixamos de estar quentinhos (ou fresquinhos) na nossa cama, com a almofada que escolhemos e, seguramente, sonhando com uma praia paradisíaca. E tudo isto termina com o som desagradável de um alarme. E, se não conseguimos descansar bem ou as horas suficientes, o normal é que comecemos o dia com o pé esquerdo. Mas há mais.
O que se esconde por trás dos nossos despertares com mau humor é que ainda continuamos com uma inércia do sono. Por outras palavras, seguimos nesse estado de atordoamento. Os ritmos circadianos podem influir em outras hormonas para além da melatonina (a encarregada do sono). Por exemplo, o cortisol, ou seja, a hormona do stress.
O corpo humano começa a produzir cortisol quando nos despertamos. Portanto, uns ritmos circadianos mais lentos do que os normais vão levar-nos a uma fase de sono mais tardia, quando comparada com outras pessoas, e, portanto, a uma menor atividade.
Estes movimentos biológicos traduzem-se num conglomerado de confusão, sono, desorientação, e, portanto, num pior carácter. Algumas pessoas podem estar mais de uma hora nessa situação. Daí que tenhamos frases tão populares como as de “até tomar um café, não falem para mim”.
Ser mais lento na produção de cortisol não significará nenhum problema, caso não afete o nosso dia a dia. Afinal, é apenas uma questão de tempo até que o corpo produza esta substância, e que, paralelamente, se reduza a quantidade de melatonina. Uma vez se equilibre o nosso corpo, a mente ficará limpa e preparada para uma nova jornada de atividades.
5 truques para nos despertarmos de melhor humor
1- Despertar-se com luz natural
Como já explicamos em muitas ocasiões, a exposição à luz natural incide diretamente nos nossos ritmos circadianos. É por isso que no verão temos mais energia e no inverno passamos por dias mais deprimidos. Seguindo esta regra de três, despertarmos com os raios de sol vai-nos ajudar a que o nosso corpo perceba que se ligou o interruptor da energia e, portanto, estaremos mais rápido de melhor humor.
2- Despertar-se de forma progressiva
Este truque é complicado, mas hoje em dia pode-se fazer mais facilmente, devido à ajuda de certas aplicações no telemóvel, ou então com algum despertador eletrónico. Basicamente, consiste em despertarmos de maneira progressiva. Para isso, podemos contar com o auxílio de diferentes alarmes, e onde o som se vai tornando mais intenso pouco a pouco.
3- Manter uma correta higiene de sono
Com o descanso, tudo parte do mesmo. Para manter uma boa rotina de sono devemos dormir na melhor cama possível, deitar e despertar sempre à mesma hora, manter os dispositivos eletrónicos afastados de um quarto que deve estar o mais insonorizado possível, e que não se veja afetado pela iluminação artificial.
4- Exercício físico
Já falamos muitas vezes da associação entre a luz e os ritmos circadianos. Algo que também podemos aplicar ao exercício físico. É importante manter uma rotina desportiva de forma diária, mas que nunca abranja as últimas horas do dia, pois isso irá ativar o nosso corpo, piorando assim a nossa capacidade de conseguir adormecer e permanecer dormido.
5- Comer saudável e equilibrado
Qualquer jantar abundante vai dificultar a digestão, um processo do nosso corpo que não é um bom aliado do descanso. Quantas vezes já deu voltas e mais voltas na cama porque lhe pesava o estômago? E como é que isso afetava o seu despertar?