Não consegue dormir? Deixe de consumir estas bebidas, para que possa dormir melhor
Ainda que sempre a associemos ao café ou a alguns refrigerantes, a cafeína não está só neste tipo de bebidas. Também aparece em outros produtos, como o mate, o chá, o guaraná, ou incluso o chocolate. Substâncias de que gostamos, assim como elementos que transformamos em bebidas, mas que não são as mais adequadas para conseguir adormecer com qualidade.
As bebidas mais estimulantes que nos podem tirar o sono
Amarga, muito consistente e, sobretudo, solúvel. A cafeína é o elemento estimulante que costumamos consumir quando queremos estar despertos. Mas, o que acontece quando o que queremos é melhorar a nossa higiene de sono, mas continuamos a consumir determinado tipo de bebidas? Na Maxcolchon construímos um ranking com as bebidas que menos nos convém tomar, se o que estamos à procura é de um sono de boa qualidade.
1. O café
O rei das bebidas energéticas é o café. Um elemento que significa não só uma fonte natural de cafeína, mas também um excitante que tentamos controlar cada dia, de modo a conseguirmos equilibrar os nossos horários de sono. Tomamos uma chávena ao pequeno-almoço, outra a meio da manhã e, seguramente, um cafezinho depois de comer. Qualquer abuso com o café será sinónimo de um sistema nervoso central em constante estado de alerta e, portanto, pouco dado ao sono.
2. Refresco de cola
Não faz falta citar marcas para as associar com a cafeína. Para lá de analisar o saudáveis ou não que podem ser, se o que lhe apetece é consumir um refresco de cola, faça-o com a sua versão sem cafeína, de modo a conseguir adormecer tranquilamente essa noite.
3. Bebidas energéticas
Estivemos meia vida sem conhecer a sua existência, até que apareceram a meio dos anos 90. Desde então, a sua popularidade tem crescido exponencialmente, e o seu consumo ainda mais. Também chamadas hipertónicas, as bebidas energéticas são pura estimulação e, portanto, muito pouco amigas do descanso e da qualidade do sono.
4. Leite achocolatado
Outro tipo de bebida que está muito influenciada por certas marcas, mas que também contém cafeína. O leite achocolatado marcou os pequenos-almoços e lanches da nossa infância, mas também pode provocar uns quantos pesadelos, se abusarmos dele. É que esta bebida também proporciona demasiada energia e bastante açúcar ao sangue.
5. Chá verde
O chá verde é, quiçá, o tipo de chá mais consumido, e uma alternativa muito frequente quando a pessoa não quer tomar café (ou, simplesmente, não gosta de café). Esta infusão tão popular tem os seus próprios benefícios (é tão rico em antioxidantes que pode prevenir certas enfermidades degenerativas), mas também pode ser um grande inconveniente, se o que quer é dormir. Possui demasiadas substâncias estimulantes no seu interior.
6. Chá chai
Outra das infusões de moda. O chá chai é muito dado a que lhe juntemos outros tipos de chá (por exemplo, o chá preto), e substâncias como canela, gengibre ou cardamomo. Mas, se há algo que produz, é a vontade de se manter desperto. Deve moderar o seu consumo, ou os seus horários de sono irão ver-se alterados.
7. Mate
Durante muito tempo se associou o mate ao relaxamento, quando a realidade é que contém até 68 mg de cafeína por cada 100 mg de ervas. A conclusão é evidente, e esta não é a bebida mais recomendada para conseguir adormecer, ou para tomar um par de horas antes de nos deitarmos.
8. Guaraná
Esta pequena planta foi tradicionalmente muito utilizada com fins medicinais. Algo que não nos deveria estranhar, já que pode aumentar a nossa energia, é uma bebida afrodisíaca, regula o intestino, combate a fadiga, e pode até ajudar-nos nessa luta constante por manter a linha. Por outro lado, o guaraná é muito rico em cafeína. Quiçá, demasiado rico.
9. Smoothies de frutas
Estes batidos, aos que agora chamamos smoothies de frutas, podem ser muito ricos em fibra, algo que servirá para limpar o nosso intestino ou eliminar toxinas. Mas, dependendo das frutas e dos elementos que lhes juntarmos, podemos acabar com uma quantidade em excesso de cafeína.