Pode-se dormir depois de um golpe na cabeça?
Se alguma vez deu uma pancada com a cabeça e se suspeitava de uma concussão cerebral, é possível que o tenham advertido que permanecesse desperto durante várias horas, ou que alguém o despertasse cada hora. Este conselho surgiu da crença de que adormecer com uma concussão cerebral poderia provocar um coma e incluso a morte.
Em qualquer caso, se você sofreu um golpe forte, é importante que um médico possa avaliar o seu estado de saúde, e deverá seguir todas as suas recomendações. Ainda assim, em seguida tiramos-lhe todas as dúvidas: pode-se dormir depois de um golpe na cabeça? O que diz a comunidade científica a esse respeito?
Pode-se dormir depois de um golpe na cabeça?
Dormir não tem por que causar problemas graves depois de uma concussão cerebral. O perigo é que, quando dormimos, é menos provável que quem nos rodeia note indícios de um dano cerebral grave, como convulsões ou debilidade num lado do corpo.
Em qualquer caso, é realmente necessário manter-se desperto depois de uma concussão cerebral? Na grande maioria dos casos, não. Ainda assim, se apresenta certos sintomas, o melhor é evitar dormir até que um médico possa avaliar o seu estado de saúde.
Após sofrer o golpe, quanto tempo deveria passar até que possamos ir dormir?
Depois do golpe, é possível que tenha uma variedade de sintomas, mas é seguro ir dormir sempre e quando:
- Possa caminhar sem dificuldade.
- As suas pupilas não estejam dilatadas.
- Possa manter uma conversa.
De fato, segundo especialistas do centro para o Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, o descanso pode ser um bom remédio na recuperação após um golpe na cabeça. No entanto, se não cumpre com os critérios que acabamos de mencionar anteriormente, o melhor será que consulte com um médico o mais rápido possível. Ainda que o sintoma ou os sintomas não pareçam graves, o melhor é ser precavido.
Em particular, as crianças devem consultar um médico durante, no máximo, os dois dias posteriores a qualquer lesão na cabeça que não seja um golpe leve. Caso seja uma concussão cerebral mais grave, o médico pode recomendar que alguém a desperte periodicamente, mas, regra geral, isto apenas será necessário poucas vezes durante a noite, e não a cada hora.
Como poderia um golpe na cabeça afetar o seu descanso?
Quando sofre um golpe na cabeça, é possível que se sinta mais cansado do que o normal, ou que tenha necessidade de fazer alguma sesta breve durante o dia. Ainda assim, um golpe na cabeça também pode afetar o seu descanso de outras formas. O habitual é que os problemas para dormir incluam:
- Problemas para conseguir adormecer.
- Fadiga.
- Problemas para permanecer dormido.
- Sentir-se cansado durante o dia.
Dependendo de quão grave tenha sido o golpe, os problemas para dormir podem durar mais ou menos tempo. Se depois de umas semanas do golpe ainda tem problemas para dormir, o melhor será consultar-se com um médico.
Tente dormir bem
Para melhorar o seu descanso depois de ter dado um golpe na cabeça, pode seguir os seguintes conselhos:
- Mantenha um horário de sono regular, deitando-se e levantando-se aproximadamente à mesma hora todos os dias.
- Assegure-se de dormir, pelo menos, a quantidade de horas de sono mínimas recomendadas. Tenha em conta que é possível que necessite de dormir mais enquanto se recupera.
- Assegure-se de que o seu quarto está escuro e em silêncio. Manter o seu quarto bastante fresco também pode promover um sono reparador.
- Relaxe-se antes de deitar com atividades tranquilas, como tomar um banho, ou escutar música relaxante.
- Evite as sestas, se tal for possível, especialmente pelas tardes.
Quando consultar com um médico
Podem passar vários dias antes de que comece a sentir-se melhor depois de um golpe na cabeça, mas nunca é uma má ideia consultar um médico, caso tenha alguma dúvida ou inquietude sobre o tempo de recuperação.
Os sintomas que persistem durante mais de umas semanas podem indicar um problema. Em geral, um golpe na cabeça não tem por que ter complicações graves, mas é importante estar alerta ante os sintomas que possam aparecer nos dois primeiros dias depois de ter dado o golpe.
Deste modo, o que prevalece, e o mais importante, é estar atento ao que diga o médico quando nos avaliar. Se você considera que o golpe foi leve e que não há necessidade de ser visto por um profissional, pelo menos fique atento aos possíveis sintomas.