Como regular um estrado de ripas
Escolher bem o nosso suporte de colchão pode ser fundamental para desfrutar de um bom descanso. Podemos até dispor do melhor colchão do mercado, que se a nossa base fraqueja ou não se adapta ao colchão devidamente, isto vai ter consequências sobre a forma como dormimos. Por isso é tão importante fazer uma boa escolha, assim como efetuar a sua montagem corretamente.
Pode escolher entre vários suportes: base revestida, sommier, estrado articulado… um dos mais utilizados tem sido sempre o estrado de ripas. Por quê escolher um? Apresenta benefícios ante outros tipos de suportes de colchão? Como se regula?
O estrado de ripas: as suas vantagens
Os estrados são conhecidos por oferecerem um descanso elástico e firme. É certo que isto também depende do colchão que incluirmos sobre o estrado, porém, o mais habitual é que este seja o tipo de descanso que nos oferecem.
Isto deve-se principalmente à sua composição de ripas: o espaço entre umas e outras permite-nos que, ao deitarmo-nos sobre o colchão que se encontre por cima do estrado, notemos elasticidade e comodidade.
Este tipo de suporte, além de ser bastante cómodo, está apto para a grande maioria de colchões. Desde um colchão viscoelástico até um colchão de látex, ou incluso um colchão de espuma, todos são aptos para este tipo de base. É que os estrados de ripas são caracterizados por serem um tipo de base bastante versátil.
Como se isso não fosse suficiente, este tipo de suporte inclui uns tacos de fixação à estrutura, e que permitem silenciar os possíveis ruídos que possam fazer as ripas, o que acaba por ser muito útil, sobretudo no caso de sermos mais sensíveis a este tipo de ruídos algo incómodos.
Estrados de ripas largas e de ripas estreitas
Os estrados são compostos por ripas de diferentes espessuras. Assim, podemos adquirir estrados de ripas mais estreitas, ou estrados de ripas mais largas. Dependendo do estrado que utilizemos, iremos desfrutar de um ou outro tipo de descanso.
No caso de adquirir um estrado de ripas largas, vai desfrutar de um descanso com maior firmeza e um maior suporte do colchão. Por outro lado, os estrados de ripas mais estreitas vão-nos oferecer maior elasticidade. Em qualquer dos dois casos, o colchão que utilizemos poderá respirar comodamente, graças ao amplo nível de respiração que nos oferecem.
No entanto, algo importante a ter em conta é o fato de que, no caso de adquirir um estrado de ripas finas, temos a opção de regular a firmeza do estrado. Isto é possível, graças aos reguladores de firmeza que inclui o estrado, e que atuam oferecendo maior elasticidade ao nosso descanso ou, pelo contrário, diminuindo essa mesma elasticidade. Isto traduz-se em maior ou menor firmeza na nossa cama. Mas, como se regulam?
Como regular um estrado de ripas
Um dos grandes benefícios deste tipo de suporte é que, para além do seu preço económico, quando comparado com outros tipos de suporte, conseguem oferecer-nos a possibilidade de regular a sua firmeza. Desta forma não vamos ter de nos conformar, caso notemos o estrado demasiado firme ou demasiado elástico: podemos escolher qual é a elasticidade e a firmeza mais adequadas, segundo os nossos gostos mais pessoais.
Para podermos regular o estrado, apenas temos que colocar os tacos reguladores onde preferirmos. Se o que queremos é que o estrado tenha maior elasticidade e menos firmeza, podemos colocar estes tacos no meio do estrado. Por outro lado, se o que preferimos é que a cama seja mais firme e menos elástica, apenas teremos que mudar os tacos para os extremos do estrado.
Como vê, um estrado de ripas pode ser uma grande opção, quer se o que procura é um descanso elástico, como se prefere um descanso mais firme. Poderá desfrutar de ambas as opções, com um mesmo estrado, agora que já sabe como regular um estrado de ripas. Atreve-se a melhorar o seu descanso?