Os pesadelos mais comuns: conheça os seus significados
Os pesadelos mais comuns dos dormentes têm vários pontos em comum: podem formar parte de pesadelos ainda maiores, e todos encontram significado na falta de autoestima ou nos problemas de stress da vida real.
Qual é o significado dos pesadelos mais repetidos entre os dormentes?
1. Sonhar que o perseguem
O pesadelo mais recorrente repete-se, porque pode fazer parte de qualquer sonho que tenhamos. Quer dizer, pode ser o núcleo central da recreação onírica, ou simplesmente ser “uma cena mais” de um pesadelo ainda maior.
Sonhar com sermos perseguidos também é o pesadelo mais repetido porque multiplica a sua presença por cada ser vivo ou pessoa que possamos imaginar. Apenas na web da Maxcolchon pode encontrar o significado de ter pesadelos com perseguições de touros, leões, serpentes, ou incluso insetos. Se a estes seres vivos lhes acrescentamos pessoas, ou incluso monstros do imaginário coletivo popular (filmes, contos ou novelas), a explicação para a sua aparição frequente estaria dada.
No que diz respeito ao seu significado, o feito de sonhar com ser perseguido pode ser o resultado de ter sofrido de abusos em algum momento da nossa vida ou, simplesmente, reflete o nosso medo a discutir e brigar com seres queridos.
2. Sonhar com a sua própria morte ou com a de um ser querido
A morte deixou de ser a passagem para outro tipo de vida, para representar o final da vida tal e como a conhecemos. A nossa sociedade já não a interpreta da mesma forma que o faziam os nossos antepassados, os quais também estavam mais expostos a falecimentos de seres queridos. Com esta imagem de fundo, é lógico que a morte dos nossos familiares, pares e amigos se possa converter numa espécie de medo repetido. E que irá aparecer também sob a forma de pesadelos.
Sonhar com a morte de um ser querido, e pelo qual continuamos a ter o mesmo carinho, amor e respeito, simplesmente representa o nosso medo perante o seu adeus. Por outro lado, se é alguém que, ultimamente, se tem mantido mais afastado do nosso dia-a-dia, isso simbolizaria essa distância. O pesadelo está a dizer-nos que já não sentimos o mesmo, e que, quiçá, seja o momento de fechar esse ciclo.
Precisamente, os finais de ciclo estão muito presentes quando somos nós os que morremos nos nossos pesadelos. Ante as mudanças (ainda que sejam positivas), a nossa imaginação representa-as de forma onírica com o jugo da morte.
3. Sonhar com estar desnudo num lugar público
Entre a infância e a adolescência, as pessoas vão desenvolvendo uma série de medos de índole social. É nessa etapa tão vital quando descobrimos o sentimento de pertença ante os grupos sociais e, com isso, o inevitável medo de nos sentirmos marginalizados, rejeitados e ignorados.
Ainda que associemos esses medos à adolescência, no caso de experimentar algum trauma associado, podemos expandir e levar esse temor ao presente mais atual. É aí que aparecem esses pesadelos onde vamos desnudos pela rua ou em algum lugar público. De fato, é mais do que provável que, nesses pesadelos, tenha aparecido na sua antiga escola.
O stress, a ansiedade e os problemas mentais derivados de complexos devido ao nosso aspecto físico também são representados nesse tipo de pesadelos. Em definitivo, não deixa de ser um medo a sermos julgados pelos demais, e a não encaixarmos no entorno que partilhamos, quer seja laboral ou familiar.
4. Sonhar com que não nos podemos mover nem gritar
Em quarto lugar, encontramos um pesadelo que costumamos confundir com o transtorno conhecido como paralisia do sono. Basicamente, nos pesadelos vamos pela rua, a subir escadas, correndo os 100 metros, ou a tentar apanhar o metro ou o autocarro, mas em nenhum dos casos conseguimos o nosso objetivo. Por quê? Algo nos imobilizou as pernas. Nem nos podemos mover e, em algumas ocasiões, também não podemos gritar. O que significa este tipo de pesadelo?
Segundo dizem os especialistas no significado dos sonhos, quando temos um pesadelo no qual não nos podemos mover, andar ou gritar, é o nosso subconsciente que nos está a falar dos medos que temos ante o futuro. Seguramente estejamos em algum momento vital, onde se avizinham mudanças, mas temos medo de nos equivocarmos.
5. Sonhar com cair ao abismo
Da mesma forma que sucede com os pesadelos onde somos perseguidos, sonhar com que caímos ao abismo pode ser o eixo central do sonho ou, simplesmente, uma cena mais. Esta recreação onírica tão repetida pode chegar a ser mais real do que as perseguições, transmitindo ao dormente uma sensação de vertigem ante a queda livre.
A opinião dos especialistas é que isso simboliza esse excesso de stress e de ansiedade que experimentamos nesses momentos da nossa vida. Ou é também uma falta de controlo ante os problemas que nos afligem na vida real.