Os benefícios da sesta em crianças
Correr e movimentar-se durante todo o dia, além da quantidade de atividades que levamos a cabo durante o dia, traduz-se num maior cansaço, especialmente para os mais pequenos. Deste modo, sabemos que o descanso noturno é vital para o desenvolvimento das crianças, mas, o que dizer da sesta?
Parece que esta poderia ter benefícios sobre o desenvolvimento das crianças, que podem ser tão importantes como os benefícios de um bom descanso noturno. Mas, quais são exatamente os benefícios da sesta para as crianças?
Os benefícios da sesta para as crianças
À medida que as crianças crescem e se desenvolvem, as sestas oferecem aos seus corpos e mentes tempo para descansar e recarregar energias durante essas grandes mudanças. Além do mais, se as crianças se cansam demasiado, na realidade será mais difícil para elas conseguirem adormecer facilmente durante a noite. Mas os benefícios da sesta não acabam aí:
As sestas ajudam as crianças a aprender
Um estudo feito com crianças em idade pré-escolar descobriu que a sesta os ajudava a jogar melhor a um jogo de memória. Os investigadores ensinaram a 40 crianças em idade pré-escolar um jogo chamado “Memória”. Pela manhã, as crianças aprenderam onde estavam entre 9 a 12 figuras de desenhos animados numa imagem. Uma vez que a sua precisão alcançou os 75 por cento, foi testada a recuperação imediata (de memória).
As crianças fizeram uma sesta pela tarde (de 1 hora e 15 minutos de média), ou mantiveram-se levemente despertas. Depois da sesta, voltou-se a jogar o mesmo jogo, e voltaram a jogar outra vez mais, no dia seguinte pela manhã.
Os investigadores puderam determinar que as crianças recordavam uns 10 por cento mais da localização dos artigos depois de terem feito a sesta, quando comparadas com as crianças que se haviam mantido levemente despertas. Foi possível deduzir que o fator da sesta foi o responsável pelo fortalecimento das memórias.
Em seguida, os investigadores examinaram se os benefícios da sesta diferiam entre as crianças que normalmente faziam as sestas e as que não faziam. Descobriram que o efeito da sesta era maior para quem fazia a sesta com regularidade. Este resultado sugere que certas crianças podem ter uma maior necessidade de fazer a sesta pela tarde.
Para explicar como as memórias poderiam ser consolidadas durante a sesta, a equipa recrutou um grupo de 14 crianças adicionais e estudou-as durante as suas sestas utilizando polissonografia, ondas cerebrais e outras medidas, registadas num laboratório de sono. A equipa pôde observar resultados que apontavam à consolidação e estabilização das memórias.
As crianças que fazem a sesta são mais felizes, têm menos problemas de comportamento, e um coeficiente intelectual mais elevado
Um estudo publicado em maio de 2019 assim o demonstra. O estudo foi levado a cabo sobre 3000 alunos do quarto, quinto e sexto ano, de entre 10 e 12 anos, e mostrou uma conexão entre as sestas a meio do dia e uma maior felicidade, autocontrolo e determinação, menos problemas de comportamento, e um coeficiente intelectual mais elevado (este último foi visto, em concreto, nos estudantes do sexto ano).
Segundo indicam os investigadores do estudo, “as crianças que fazem a sesta três ou mais vezes à semana beneficiam de um aumento de 7,6 por cento no rendimento académico no sexto ano de escolaridade”.
Os investigadores também falam dos benefícios da sesta para a aprendizagem académica e no tempo livre das crianças. “A sesta a meio do dia é facilmente implementável e não custa nada”. “Isto não só irá ajudar as crianças no seu desenvolvimento, mas também lhes retira tempo de uso dos diversos écrans que utilizam”.
De quanto tempo de sesta necessitam as crianças?
Dependendo da sua idade, as crianças precisam de um ou outro tempo para a sesta:
- Recém-nascidos: até aos 3 meses de idade, os bebés passam muito tempo do dia a dormir. Podem dormir até 18 horas ao dia, e, regra geral, não passam mais de 1 ou 2 horas seguidas despertos.
- Bebés: depois da etapa de recém-nascidos, mas antes de chegarem ao seu primeiro aniversário, os bebés necessitam de duas a quatro sestas ao dia. Podem descansar de 30 minutos, a 2 horas seguidas.
- Crianças pequenas: as crianças nesta idade deveriam dormir entre 12 a 14 horas ao dia, incluindo as sestas. Em algum momento, entre o seu primeiro e o seu segundo aniversário, a maioria das crianças pequenas passam de duas sestas ao dia, para apenas uma, que geralmente tem lugar logo depois de almoço. Quando isso sucede, a sesta restante pode ser longa, de até 3 horas.
- Crianças em idade pré-escolar: depois dos 2 anos, nem todas as crianças precisam de uma sesta, ainda que algumas crianças de 3-4 anos ainda tenham o hábito de fazer uma ou outra. Este grupo de idade costuma necessitar de 11 a 13 horas de sono ao dia, ainda que seja mais importante que durmam bem pela noite do que fazer uma sesta.
- Crianças em idade escolar: depois dos 5 anos, a maioria das crianças deixam de necessitar das sestas como tal. No entanto, um descanso a meio do dia pode fazer maravilhas para as crianças e adolescentes que costumam ter sono. O melhor nestes casos é que sejam breves (de uns 30 minutos), e que nos asseguremos de que acordam não demasiado tarde. Desta forma, a sesta não afetará a sua hora de dormir pela noite.
Como vê, os benefícios da sesta nas crianças são múltiplos, mas o mais importante é que tenham um excelente conjunto de descanso para isso. E você? Dorme a sesta?