O segredo para dormir quando está calor
A chegada das boas temperaturas, e a mudança de hora primaveril, estão a enviar-nos uma série de sinais. Sim, aproxima-se o verão e, portanto, elementos associados à estação estival, como os bikinis, as havaianas, a praia, o ar condicionado, e dormir quando está calor. Sem problemas! Este ano não vai importar quantos graus marca o termómetro, temos uma série de conselhos e truques para descansar, sem importar se lá fora fazem 28 graus, às 3:25 da madrugada.
11 truques que o vão ajudar a dormir quando está calor
Os seres humanos são como animais diurnos. Evolutivamente, fomo-nos adaptando para dormir durante a noite, por razões óbvias, relacionadas com a obscuridade e a descida da temperatura. Isto, com o passar dos séculos, chocou de frente com uma realidade: as alterações climáticas e o, cada vez maior, aumento das temperaturas. Algo que é ainda mais exacerbado no verão.
Além das questões evolutivas, as pessoas experimentam uma oscilação da sua temperatura corporal no momento em que passamos da vigília ao sono. Ou seja, sofremos uma regulação térmica, entre os 30 e os 60 minutos antes de adormecer. Fatores que saltam à vista quando chega o verão, e se torna impossível dormir, porque a única coisa que fazemos é suar.
Para que este ano não tornemos a sofrer noites tão quentes, nós compilamos uma série de truques e conselhos, que nos vão ajudar a adormecer.
1. Durante o dia, não se esqueça de se manter hidratado e beber muita água. Assim, esqueça o álcool, na medida do possível, porque não liga bem com o calor do verão.
2. Não abuse de comidas picantes, e não consuma muitas calorias pela noite. Se não presta atenção a este ponto, durante a digestão aumentará a sua temperatura corporal, e fará da noite um pequeno inferno de sudação.
3. Tome um banho de água fria um par de horas antes de ir para a cama. Obviamente, a sua temperatura corporal baixará.
4. O truque da garrafa de água gelada. Consiste em utilizar essa água quase congelada para refrescar os chamados pontos de esfriamento. Ou seja: tornozelos, joelhos, pulsos, virilha, cotovelos e, claro, o pescoço.
5. Antes de ir dormir, introduza uma embalagem de aftersun ou de aloé vera no congelador. Passados uns minutos, e mesmo antes de deitar, espalhe pelo corpo qualquer destes dois elementos. Notará a frescura imediatamente.
6. Auxilie-se com umas boas borrifadelas. Ou, por outras palavras, use os famosos recipientes ou sprays, que pode comprar em qualquer loja perto de si. Para a sua utilização, apenas tem que enchê-los com água a baixa temperatura, e pulverizar-se com ela quando for dormir. Recomendamos deixá-los na sua mesa de cabeceira, para poder utilizá-los quando e sempre que seja necessário.
7. Os mais profissionais, e aqueles que sofrem mais com a sudação por culpa das altas temperaturas, são capazes de meter o pijama no congelador. Obviamente, este truque tão extremo deve utilizar-se apenas em casos extremos, e introduzindo sempre o pijama dentro de uma saca de plástico. Bastam uns poucos minutos para que, ao vesti-lo, a frescura invada o seu corpo. Também pode fazer o mesmo com a fronha da almofada.
8. Assegure-se de ventilar o quarto durante as primeiras horas do dia, mas depois fechar as janelas. Se as deixa abertas pela tarde, o calor vai tomar conta do seu quarto.
9. Mantenha afastados do quarto todos os dispositivos eletrónicos que possam irradiar calor durante a noite.
10. Use roupa de cama confecionada com algodão. Nem pense em utilizar lençóis sintéticos quando sobem as temperaturas. O seu melhor amigo durante o verão tem de ser o algodão, impregnado nos seus lençóis, e demais roupas de cama.
11. Verifique a transpirabilidade do seu colchão: Muitíssimos dormentes desconhecem algo tão primordial como este conselho. Antes de adquirir um novo modelo de colchão, o ideal é perguntar pelo nível de transpiração que oferece o mesmo. Quanto mais transpirabilidade dispões, passará menos calor no verão, esquecerá o suor, e dormirá mais fresquinho.