Isto é o que acontece ao corpo enquanto dormimos
Na explicação mais clara sobre o que acontece ao corpo enquanto dormimos, encontraríamos um ritmo diferente, relaxamento, e a quase total ausência de movimentos. Temos os olhos fechados, a nossa postura é condizente com a inclinação, e recebemos em menor medida os estímulos. Mas, e o que acontece por dentro?
Tudo o que acontece no nosso corpo enquanto dormimos depende da fase do sono em que nos encontremos
O primeiro que devemos saber sobre o descanso, é que o principal objetivo de dormir é alcançar uma reparação do que foi utilizado e danificado ao longo do dia. É por isso que o nosso cérebro é capaz de perder totalmente a consciência, assim como o controlo do nosso corpo.
É importante entender que o que sucede connosco enquanto dormimos depende da fase do sono em que estejamos:
Fase 1 e Fase 2
Iniciamos o ciclo do sono perdendo progressivamente, tanto a consciência, como o controlo físico do nosso corpo. Com a perda da consciência também chega, ao mesmo tempo, uma redução da atividade cerebral.
Por outro lado, os nossos olhos também vão abrandando o seu ritmo, movendo-se cada vez mais lentamente. E, por último, a ausência completa do estado de alarme.
Fase 3 e Fase 4
O nosso corpo já está totalmente dormido, entrando justamente na fase do sono mais profundo. Portanto, a atividade cerebral continua ainda num ritmo reduzido.
Fase 5
Quando entramos na última fase do sono, o status quo prévio rompe-se por completo. A fase 5 é sinónimo de aceleração do movimento dos olhos (além disso, movem-se em todas as direções possíveis). Isto significa que estamos bem dentro da Fase REM. Portanto, o cérebro está de volta à sua velocidade de Fórmula 1. Uma máxima atividade, que se traduz nos sonhos.
Que atividades sucedem enquanto dormimos?
- Dormir ajuda-nos a organizar toda a informação e vivências do dia, que se vão armazenando nos neurónios que existem no hipocampo.
- O cérebro, através das conexões neurais, utiliza o estado onírico para dividir a informação diária. Tudo aquilo que considera irrelevante, expulsa. O importante, é fortalecido no cérebro e na memória.
- Quando dormimos, segregamos mais melatonina, a hormona que nos vai ajudar a regular o nosso sistema imunológico.
- Dormir regula também o relógio biológico. É por isso que é tão importante ser constante nos horários, e manter uma correta higiene do sono.
- A melatonina também influi na expulsão dos dados irrelevantes que fomos adquirindo ao longo do dia.
- Uma noite de sono também nos ajuda a crescer quando somos pequenos, já que se aproveita para segregar a hormona apropriada.
- Enquanto dormimos, existe uma outra hormona que se põe ao trabalho. Trata-se da antidiurética, e a sua função é fazer com que não tenhamos de nos levantar durante a noite para ir ao quarto de banho.
- Dormir corretamente também nos permitirá controlar as hormonas que se encarregam de controlar a fome.
- O nosso coração também reduz, tanto o ritmo cardíaco, como a pressão arterial. Desta forma, conseguimos um transporte de sangue com mais proteínas.
- A atividade mais conhecida de todas: ao estarmos deitados tranquilamente, os músculos e os ossos podem, finalmente, descansar.
- Da mesma forma, dormir ajuda na regeneração da coluna vertebral.
- Perdemos o controlo da temperatura corporal, até ao ponto de experimentar uma subida, conforme vamos avançando nas fases do sono e chegamos à fase REM.