As almofadas: grossas ou finas?
São elementos chave para o nosso descanso e, quiçá, os mais pessoais. São os modelos onde repousamos as nossas cabeças. Obviamente, estamos a falar das almofadas. Quer sejam mais grossas ou finas, firmes ou fofas, respiráveis ou não, são indispensáveis para a qualidade do nosso sono. Se não tem a certeza se prefere um modelo mais firme e duro, ou mais fino e suave, damos-lhe algumas dicas.
Diga em que postura dorme, e dir-lhe-ei que espessura de almofada necessita
Se é verdade que tudo começa com o colchão, a partir daí vamos necessitar de mais elementos, que formem um conjunto de descanso que esteja de acordo com as nossas necessidades. E, para gozar de um bom descanso, vamos precisar de uma almofada que disponha da composição, da altura, do nível de respirabilidade e da firmeza de que necessitamos.
Ninguém nasce a saber que níveis das anteriores características necessita. Para conhecer qual é a melhor almofada para nós, temos de saber se nos concede um bom descanso, ou se o transforma num autêntico pesadelo.
Se com uma almofada fina e suave dorme sem interrupções, perfeito. Se, pelo contrário, necessita de um modelo mais duro e grosso, vá em frente. O importante é acertar com as prestações que o seu descanso lhe exige. E, em seguida, já irá encaixar com a postura e, obviamente, com as características do colchão.
Mas, voltando às almofadas, já lhe comentamos que deve começar pela postura em que dorme. E, assim, saberá se o melhor para si é uma almofada grossa ou fina.
Dorme de barriga para cima?
Dormir de barriga para cima está relacionado com roncar, mas agora também saberá que tem uma união com almofadas mais grossas. Se esta é a sua postura, os modelos de que vai precisar oscilarão entre os 10 e os 13 centímetros. Uma espessura intermédia/alta.
Estas almofadas são perfeitas, porque evitam qualquer tipo de movimento da cabeça. Ao não permitirem que se mova para trás, é gerado menor nível de pressão na musculatura traseira do pescoço. Portanto, se dorme nesta postura, escolha uma almofada de altura mais intermédia, e de dureza média. Desta maneira, irá superar a largura dos seus ombros, o que lhe vai permitir dormir melhor.
Dorme de lado?
É a posição mais universal e utilizada entre as pessoas. Quer seja para a direita ou para a esquerda, dormir de lado é tão comum como sonhar. Se esta é a sua postura, não hesite: vai precisar de uma almofada algo mais grossa, e cuja altura seja de 15 centímetros.
As almofadas com estas dimensões ajudam a que as pessoas com maior largura de ombros descansem melhor. Além do mais, necessita-se de um certo grau de dureza, porque assim a cabeça e os ombros ficarão alinhados, favorecendo a postura mais correta. Se dormisse de lado e não contasse com uma almofada com estas características tão consistentes, a sua cabeça teria tendência a cair sobre o ombro, suportando este todo o peso.
Dorme de barriga para baixo?
Se dorme de barriga para baixo, o primeiro que temos para lhe dizer é: tente mudar. Esta postura é, sem dúvida, a menos aconselhável de todas. Mas, como nem tudo vão ser más notícias, podemos assegurar-lhe que vai necessitar de uma almofada delgada, fina, e cuja altura oscile entre 8 e 10 centímetros.
Apenas com uma almofada de pouca espessura e menor consistência, os que dormem de barriga para baixo poderão ter um sono de alguma qualidade. Assim, evite que o seu modelo seja alto, ou isto irá provocar uma rotação da cabeça nada recomendável.
Que tipo de material necessita a sua almofada?
– Almofadas de viscoelástica: são elásticas e, sobretudo, muito adaptáveis.
– Almofadas fabricadas com látex: são muito adaptáveis a qualquer tipo de forma da cabeça. E, claro está, são as mais respiráveis.
– Almofadas de fibra: são capazes de se adaptar a todos os tipos de alturas e graus de firmeza.