Estrado de ripas ou base revestida: qual é melhor

Fev 14, 2024 | CONSELHOS, PRODUTOS | 0 comments

Na hora de adquirir um novo conjunto de descanso, pode ser que se pergunte qual é a melhor opção no que ao suporte diz respeito. É que são várias as opções que temos à disposição: sommiers, estrados de ripas ou bases revestidas.

Dependendo das nossas necessidades, assim como do nosso orçamento, teremos de nos decidir por um ou outro tipo de suporte. Duas opções muito económicas e de qualidade são os estrados de ripas e os revestidos (estes últimos também conhecidos como bases revestidas). Mas, o que é melhor? Um estrado de ripas ou uma base revestida?

Diferenças entre um estrado de ripas e uma base revestida

Na Maxcolchon sabemos que, por vezes, pode ser complicado escolher o suporte adequado para o seu colchão. Sobretudo quando encontramos a grande variedade de opções disponíveis dentro do nosso catálogo.

Uma grande quantidade de dormentes enfrenta-se com o dilema de ter de escolher entre um estrado de ripas ou uma base revestida. Quer dizer, dois suportes totalmente diferentes, com as suas qualidades e características próprias.

Com tudo isso, é necessário que comprovemos as diferenças fundamentais entre um estrado de ripas e uma base revestida. É que conhecer as suas características far-nos-á ver se estas se alinham com as nossas preferências e necessidades pessoais na hora do descanso.

Neste artigo da Maxcolchon exploramos em detalhe as características únicas de cada opção, desde a sua capacidade de respirabilidade, até ao seu impacto na firmeza e no conforto, para o ajudar a determinar qual destes sistemas de suporte é o mais adequado para melhorar a sua qualidade de sono.

Características do estrado de ripas

Um estrado de ripas é um clássico suporte para colchões, e que, durante muitas décadas, foi demonstrando que a sua popularidade se deve à junção de umas grandes qualidades, e que, obviamente, nunca passam de moda.

Se começarmos por analisar a sua estrutura, comprovamos que este tipo de suporte consta de uma estrutura de tubo de aço atravessada por ripas de madeira, e que estão unidas à estrutura através de umas juntas esféricas. Esta composição única proporciona um nível de conforto e de flexibilidade que se adapta aos movimentos naturais do corpo durante o sono.

Por outro lado, os estrados de ripas costumam estar equipados com uma estrutura que incorpora tacos de suporte ao quadro, reduzindo assim os possíveis ruídos que podem surgir quando se deita.

Respirabilidade

A respirabilidade é uma das principais qualidades que esconde um estrado de ripas. A disposição das ripas e a separação entre elas permite que o ar circule livremente, evitando a acumulação de humidade e a formação de mofo. Esta ventilação constante é especialmente benéfica para colchões que requerem de um maior arejamento, como os de látex, ao garantir um entorno fresco e seco, e que prolonga a vida útil do colchão.

Além do mais, a respirabilidade do estrado de ripas contribui para a manutenção de uma temperatura adequada durante a noite. Ao evitar que o calor fique preso, proporciona um ambiente de sono mais fresco e cómodo, melhorando assim a qualidade do descanso. Para quem procura uma experiência de sono mais fresca e livre de humidade, o estrado de ripas emerge como uma das alternativas mais atrativas.

Firmeza

A firmeza é uma característica personalizável nos estrados de ripas, graças à variedade de espessuras disponíveis nas suas ripas. Aquelas ripas mais largas oferecem um suporte mais firme e sólido, ideal para quem prefere descansar numa superfície mais rígida. Por outro lado, as ripas mais estreitas proporcionam um nível de firmeza mais suave e elástico, adaptando-se aos gostos de quem procura uma sensação mais suave ao dormir.

Esta capacidade de ajuste da firmeza faz com que os estrados de ripas sejam versáteis e aptos para diferentes preferências individuais. A possibilidade de personalizar a firmeza não só melhora a comodidade do usuário, como também pode contribuir para aliviar problemas de costas ou articulações, ao proporcionar um suporte adaptado às necessidades específicas de cada dormente.

Conforto

O estrado de ripas destaca por oferecer um nível ótimo de conforto durante o sono. E isto deve-se a que a flexibilidade inerente às ripas de madeira permite que o estrado se adapte aos movimentos naturais do corpo. Ou seja, isso faz com que ofereça uma sensação de suspensão suave.

Graças a este nível de conforto, especialmente benéfico para quem procura uma experiência de sono que se ajuste às suas preferências individuais, o estrado de ripas transforma-se num suporte único, já que é capaz de proporcionar um nível de conforto personalizado.

Além do mais, a capacidade de redistribuir a pressão ao longo do corpo contribui para minimizar os pontos de pressão, o que pode ajudar a prevenir moléstias e a melhorar a qualidade do sono.

Desde a Maxcolchon recomendamos o estrado de ripas para aquelas pessoas que valorizam um conforto excecional durante a noite. Por quê? Porque este suporte oferece uma superfície de descanso adaptável.

Que colchão combina melhor

A versatilidade do estrado de ripas está refletida na sua capacidade para se adaptar a uma ampla variedade de tipos de colchões. Desde colchões de espuma viscoelástica, até opções de látex, o estrado de ripas pode complementar e melhorar diversas tecnologias de colchões.

A sua capacidade para ajustar a firmeza e oferecer uma ótima respirabilidade faz com que seja uma opção adequada para quase todos os tipos de colchões, proporcionando um suporte personalizado e que contribui para o máximo conforto e durabilidade do colchão. Ainda que seja importante assinalar que os colchões de molas não são a escolha mais indicada para este tipo de suporte.

Os estrados de ripas estão desenhados para se adaptarem a superfícies mais flexíveis, e a combinação com colchões de molas pode afetar a durabilidade e o rendimento a longo prazo. Por esse motivo, na Maxcolchon recomendamos a escolha de modelos que se beneficiem da flexibilidade e da ventilação que oferece o estrado de ripas, como os de espuma viscoelástica ou os de látex, de modo a garantir uma experiência de descanso ótima.

Características da base revestida

A base revestida é uma alternativa em crescimento de popularidade. É que este tipo de suporte tem emergido com força, graças a uma série de qualidades que são bastante benéficas para um grande número de dormentes. Sobretudo para aqueles que procuram um suporte sólido e confortável para o seu colchão.

As bases revestidas contam com uma estrutura que é composta por uma moldura de tubo de aço, coberta por uma placa superior de Fibratech. O que diferencia a base revestida é o seu revestimento com um tecido 3D altamente respirável, ideal para garantir uma adequada ventilação, assim como para manter o colchão arejado.

Respirabilidade

O tecido 3D que cobre a base revestida contribui para uma maior ventilação, e de forma paralela, atua como uma barreira eficaz contra a humidade. Este design único em forma de favo permite que o ar circule livremente, evitando a acumulação de calor e criando condições menos propícias para a proliferação de ácaros e de outros alérgenos.

A respirabilidade das bases revestidas otimiza a qualidade do descanso, além de contribuir para a durabilidade do colchão, já que previne problemas associados com a humidade, algo especialmente importante em determinadas zonas geográficas.

Firmeza

Outro dos aspectos que mais fazem ressaltar as bases revestidas pode ser encontrado no nível de firmeza, um aspecto destacado, já que proporciona um sólido suporte para o colchão. A moldura de tubo de aço e a placa superior de Fibratech trabalham em conjunto para criar uma estrutura resistente e que evita afundamentos e deformações.

A firmeza adicional das bases revestidas é bastante benéfica para ajudar a manter a forma do colchão, além de conseguir também um respaldo sólido e estável. Falamos de uma característica que contribui para uma distribuição uniforme do peso, melhorando assim a saúde da coluna vertebral, além de proporcionar uma superfície de descanso estável e duradoura.

Conforto

Ainda que a base revestida sempre se destaque devido à sua firmeza, não podemos esquecer que também é capaz de proporcionar um elevado nível de conforto. Por quê? Graças ao tecido 3D. É que, além das suas propriedades respiráveis, também agrega uma camada de suavidade à superfície.

Esta combinação equilibrada de firmeza e comodidade cria um entorno de descanso que satisfaz, quer as necessidades de quem procura suporte, como daquelas pessoas que valorizam uma sensação mais acolhedora. A base revestida converte-se numa escolha versátil e que oferece o melhor de ambos os mundos: uma base firme e estável, com um toque adicional de comodidade.

Que colchão combina melhor

A versatilidade da base revestida pode ser comprovada graças à sua capacidade para se adaptar a todos os tipos de colchões do mercado. Desde modelos de molas, até opções de espuma viscoelástica, a base revestida é perfeita para qualquer alternativa.

Como dizemos sempre na Maxcolchon, ao considerar o tipo de colchão ideal, é necessário ter em conta as preferências pessoais de cada dormente. É que aqueles que procuram um suporte firme podem encontrar na base revestida a aliada perfeita para colchões de molas, enquanto que quem prefere uma sensação mais suave pode optar por modelos de espuma viscoelástica.

Em definitivo, a escolha do colchão dependerá do equilíbrio individualizado que se procure entre firmeza e suavidade, de modo a poder alcançar o máximo nível de conforto durante o sono.

Quando se recomenda usar um estrado de ripas ou uma base revestida

A escolha entre um estrado de ripas e uma base revestida dependerá de diversos fatores, e que influem na experiência de descanso de cada pessoa.

Em primeiro lugar, o estrado de ripas é recomendável quando se procura um suporte flexível e adaptável. Este tipo de suporte é ideal para aquelas pessoas que preferem um descanso que se ajuste aos movimentos naturais do corpo. Além disso, os estrados de ripas são especialmente benéficos para colchões que necessitam de uma boa ventilação, como os de látex ou de espuma viscoelástica. O seu design permite uma circulação do ar mais eficiente, contribuindo para a manutenção do colchão em ótimas condições.

Por outro lado, a base revestida destaca-se como a alternativa ideal na hora de procurar um suporte muito mais sólido e, portanto, uniforme. O tipo de estrutura da sua composição é especialmente recomendado para colchões de molas, já que proporciona um suporte firme e que complementa as características deste tipo de modelos.

A base revestida é também uma escolha acertada caso se prefira uma estética mais elegante e um acabado visualmente uniforme no conjunto de cama. Por tudo isto, a escolha entre um estrado de ripas e uma base revestida dependerá das preferências individuais em relação ao conforto e à firmeza desejadas, assim como do tipo de colchão selecionado.

Na Maxcolchon entendemos que, em situações onde se procura uma adaptabilidade excecional e se opta por colchões que requerem uma maior respirabilidade, o estrado de ripas pode ser a opção ideal. Por outro lado, caso se priorize um suporte firme e uniforme, especialmente para colchões de molas, a base revestida apresenta-se como a alternativa mais adequada.

Em definitivo, deveremos ter em consideração as nossas próprias necessidades pessoais (e as características específicas do nosso corpo e do nosso descanso), de modo a podermos encontrar o tipo de suporte que melhor se vai adaptar a esta soma de situações. Apenas assim poderemos garantir o descanso mais ideal e benéfico para a nossa saúde.

Base revestida vs. estrado de ripas: Conclusão

Já pudemos analisar tudo o que é necessário neste debate entre um estrado de ripas ou uma base revestida. E já teve oportunidade de comprovar que não existe uma resposta universal e que sirva para todos. É que ambas as opções têm as suas próprias vantagens e desvantagens, pelo que a escolha dependerá, em última instância, das preferências pessoais e das necessidades específicas de cada dormente.

Por um lado, pudemos ver que a base revestida destaca por oferecer um suporte firme e uniforme, ideal para colchões de molas, e para aquelas pessoas que procuram uma superfície de descanso sólida. A sua estrutura sólida e a sua capacidade para manter o colchão no seu lugar transformam a base revestida numa escolha acertada para quem prefere uma cama mais estável.

E, como alternativa, o clássico estrado de ripas destaca-se como a opção predileta quando se deseja flexibilidade e adaptabilidade. A sua capacidade para se ajustar aos movimentos do dormente, assim como a sua eficiente ventilação, torna o estrado de ripas a escolha ideal para colchões que necessitam de uma maior circulação do ar. Aquelas pessoas que procuram uma experiência de descanso mais adaptável e suave encontrarão no estrado de ripas a solução perfeita.

Em conclusão, a decisão entre uma base revestida e um estrado de ripas dependerá de fatores como o tipo de colchão, as preferências de firmeza, assim como a sensação desejada durante o sono. A chave reside em compreender as características únicas de cada opção e escolher a que melhor se alinhe com as necessidades individuais de descanso.