Conselhos para conseguir um hábito saudável de sono para as crianças

Como pais devemos prestar especial atenção aos hábitos de sono das crianças, porque dormir e ter uma boa noite de descanso é essencial em qualquer idade. Que estes são saudáveis é nossa responsabilidade.
As múltiplas tarefas da vida quotidiana levam-nos por vezes a negligenciar certos aspectos da educação dos nossos filhos, o que pode ter grandes repercussões negativas sem que nos apercebamos sequer. Um deles é o bom resto dos nossos filhos. Se não dormirem bem por causa da aplicação de bons hábitos de sono, acordarão irritáveis, sem energia e terão dificuldade em se concentrar durante o dia escolar.
Recomendações para cuidar dos hábitos de sono dos nossos filhos
Um bom descanso deve ser uma prioridade
As crianças aprendem melhor com o nosso exemplo como pais. Se queremos que eles façam do descanso uma prioridade, então nós, como pais, também o devemos fazer. Devemos evitar ficar acordados até tarde com eles a verificar os trabalhos de casa ou ficar acordados até tarde com eles enquanto trabalhamos. Devemos ensinar-lhes, pela prática, que o tempo de descanso é sagrado e necessário para o bom desempenho durante o dia, bem como para os cuidados de saúde.
Você tem que fazer uma rotina
É necessário realizar as atividades do dia de uma forma programada. É uma questão de ter um tempo específico para cada acção do dia: acordar, comer, fazer a sesta, ir à escola, fazer os trabalhos de casa, brincar, tomar banho, etc. Neste sentido, a rotina nocturna antes de ir dormir é elementar. Ela pode ser estruturada da seguinte forma:
- Banho quente
- Jantar
- Escova de dentes
- Uma história ou uma canção
- Dormir
A rotina deve ser fácil de seguir em qualquer lugar, seja em casa ou na casa dos avós, estejam eles de férias ou não.

Criar um ambiente propício ao descanso
O quarto das crianças deve ser confortável. A luz deve ser fraca ou apagada (dependendo da preferência da criança) e a temperatura deve ser agradável. É também essencial que a criança tenha todas as ferramentas que garantam um bom descanso, como um colchão de boa qualidade, uma almofada apropriada e cobertores quentes, mas leves.
É recomendado deixar a criança dormir com uma boneca ou almofada pequena para reduzir a ansiedade da separação. A cama deve estar localizada em local seguro e ter corrimão, se necessário.
Ser activos durante o dia
É essencial que as crianças tenham um dia com uma variedade de actividades que incluem passar tempo ao ar livre e actividade física que as ajude a canalizar as suas energias. No entanto, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar a criança com demasiadas actividades, pois isso pode ter o efeito oposto e prejudicar o descanso nocturno.
Durante o dia, as crianças também devem desfrutar de momentos de relaxamento e é ainda melhor se for partilhado com os pais para passar tempo com a família e fortalecer os laços.
Limitar o uso dos ecrãs
Hoje, não é só a televisão, mas também os dispositivos móveis, como tabletes, telefones, jogos portáteis, entre outros (que podem monopolizar durante horas a atenção dos nossos filhos). Estudos mostram que a exposição prolongada a este tipo de objectos pode perturbar as horas de descanso. É melhor não manusear estes dispositivos durante pelo menos 1 hora antes de ir dormir.
Seguindo estas recomendações, podemos melhorar muito os hábitos de sono das crianças e proporcionar-lhes uma boa noite de sono para as preparar para os desafios de um novo dia.