O que são colchões de látex?

A utilização de colchões de látex sintético, embora possa parecer extraordinariamente contemporânea para nós, data da Primeira Guerra Mundial, quando os primeiros modelos foram fabricados utilizando borracha sintética a partir de produtos petrolíferos. No entanto, como a convenção dita que a determinação de um colchão de látex como natural deve ter pelo menos 85% de látex na sua composição, poderíamos dizer que o seu uso mais universal só ocorreu nos anos 70.
De que são feitos os colchões de látex?
Produzida a partir da seiva da árvore Hevea Brasiliensis (espécie da flora mais conhecida como seringueira), a matéria-prima do látex é obtida a partir de uma substância que esta árvore segrega quando os cortes são feitos em sua própria casca. Mais tarde, após vários processos, obtém-se a mistura característica que conhecemos: compacta mas flexível.
As excelentes qualidades proporcionadas pelo látex natural fizeram dele um material ideal para o descanso. A elasticidade que a caracteriza provoca uma pressão e contrapressão que varia de acordo com os pontos onde é exercida. Desta forma, os colchões de látex evitam que partes pesadas do corpo, tais como ombros ou ancas, fiquem sobrecarregadas.
Além de evitar os odiosos micro-despertares graças às suas propriedades, os colchões de látex são recomendados pelas suas qualidades hipoalergénicas. Graças às suas características naturais, o crescimento e proliferação de bactérias causadas pelo calor ou humidade, ácaros e moléculas de sujidade reduzem o seu aparecimento. Desta forma, reduzimos os problemas respiratórios que estes elementos causam, para além de um sono mais confortável.
Tipos de colchões de látex
Colchão de látex natural
Oferecem um descanso mais elástico e suave graças à sua composição. No caso dos modelos Maxcolchon estamos a falar de 96% de látex natural. Além disso, têm um núcleo superior de 20 centímetros que se traduz num descanso mais suave.

Colchão de látex sintético
Tal como os colchões de látex natural, os colchões de látex sintético diferenciam as áreas de descanso disponíveis para o corpo para exercer diferentes níveis de pressão sobre elas. A diferença com o modelo natural reside principalmente no preço, já que este último é obtido de uma forma ecológica, o que implica um custo mais elevado que acaba por afetar o preço de venda a retalho.
São adequados para todos os públicos, pois garantem um descanso agradável
Devido ao boom que os colchões viscoelásticos ainda estão experimentando, aqueles feitos de látex permaneceram no imaginário coletivo como um produto da moda. Mas a realidade não podia estar mais longe desta ideia. Os colchões de látex voltaram fortemente ao mercado graças ao aparecimento do modelo natural.
Esta naturalidade, combinada com outros materiais como o algodão, produz uma absorção de humidade que afeta diretamente a qualidade do repouso, tornando-o um processo suave e natural altamente recomendado.
O fato de seu material permitir uma maior independência das camas e, portanto, um isolamento do movimento, transforma o colchão de látex em uma opção perfeita para aqueles casais que têm em um de seus membros uma pessoa que se move muito à noite. Além disso, para todos aqueles que sofrem de problemas de costas, este modelo é ideal na sua utilização.
Graças às propriedades associadas à espuma de látex, as costas, a zona lombar e a coluna vertebral serão aliviadas durante toda a noite, graças ao alinhamento correto dos diferentes pontos de pressão. Isto, juntamente com a liberdade de movimento acima referida, traduzir-se-á num alívio constante para outras partes do corpo, tais como os quadris ou os ombros.
Outra vantagem que caracteriza os colchões de látex que presidem ao catálogo da Maxcolchon é a capacidade de transpiração. Uma qualidade que permite a utilização de qualquer tipo de suporte, abrindo assim um leque de possibilidades que vai desde os sommiers até à base de cama tradicional.