Como sonham os cegos
Se é uma pessoa com visão e consegue ler isto, o mais provável é que a maioria dos seus sonhos (se não todos, aqueles de que se lembra depois), sejam a cores, verdade? Além disso, nos seus sonhos, vê coisas, lugares e pessoas que parecem reais, incluso que conhece, tal como as veria na vida real. Neste sentido, pode ser que se pergunte… as pessoas cegas são capazes de ver nos seus sonhos?
Como sonham os cegos?
O aspecto visual dos sonhos de uma pessoa cega varia significativamente, dependendo de quando, no seu desenvolvimento, perdeu a visão. Algumas pessoas cegas têm sonhos similares aos sonhos das pessoas com visão, em termos de conteúdo visual e de experiências sensoriais, enquanto que outras pessoas cegas têm sonhos bastante diferentes, segundo explica a Sleep Foundation.
Os cegos congénitos
A investigação não tem muito claro se as pessoas que nasceram cegas podem ou não ver nos seus sonhos. Há quem defenda que as pessoas que nasceram cegas não podem ver nada, da mesma forma que não podem ver no seu dia a dia, mas outros especialistas explicam que isto não é exatamente assim.
As pessoas com cegueira congénita experimentam menos movimentos oculares durante a fase REM (fase de movimentos oculares rápidos), por comparação com as pessoas que possuem o sentido da visão. Dado que a maioria dos sonhos complexos acontecem durante a etapa REM, e como se coloca a hipótese de que os movimentos oculares estão correlacionados com o conteúdo visual do sonho, isto poderia sugerir que as pessoas com cegueira congénita não experimentam o conteúdo visual enquanto sonham.
No entanto, as pessoas que ficaram cegas posteriormente também experimentam menos movimentos oculares durante a etapa REM do sono. Estas pessoas, quando dormem, experimentam o conteúdo visual do sonho, o que sugere que a hipótese de que a falta de movimentos oculares durante a fase REM indica a falta de conteúdo visual do sonho é provavelmente falsa.
Outros especialistas assinalaram que as pessoas que nasceram cegas informam que experimentam sonhos visuais. Da mesma forma que as pessoas com visão, as pessoas cegas podem desenhar parte do conteúdo visual dos seus sonhos depois de acordarem.
Em qualquer caso, segundo explicam os especialistas, ainda que as pessoas cegas, quando dormem, possam experimentar algum conteúdo visual, é provável que experimentem bastante menos, em comparação com as pessoas com visão. De fato, as suas mentes parecem compensar a falta de conteúdo visual, aumentando outras experiências sensoriais.
Por exemplo, as pessoas com cegueira congénita experimentam mais elementos de som, tacto, olfato e paladar nos seus sonhos, quando comparadas com as pessoas com visão.
Pessoas que ficaram cegas antes das idades de 5-7 anos
As pessoas que não nasceram cegas, mas que ficaram cegas cedo, provavelmente experimentem mais conteúdo visual nos sonhos do que as que nasceram cegas, ainda que menos do que as que ficaram cegas mais tarde. Assim, os investigadores sugerem a hipótese de que, quanto mais tarde a pessoa tenha ficado cega, mais conteúdo visual experimenta nos seus sonhos.
Em concreto, as pessoas que ficaram cegas entre os 5 e os 7 anos poderiam experimentar diversos graus de elementos visuais nos sonhos, dependendo do avançado que estava o seu desenvolvimento quando ficaram cegas.
Pessoas que ficaram cegas depois dos 5-7 anos
As pessoas que ficaram cegas depois dos 5-7 anos têm tendência a experimentar sonhos visuais. É possível que não experimentem tanto o conteúdo visual dos sonhos, tal como o fazem as pessoas com visão. No entanto, estas pessoas têm outros elementos sensoriais que se tornam mais proeminentes nos sonhos, para compensar o conteúdo visual reduzido. Por exemplo, estas pessoas têm tendência a experimentar mais sensações tácteis ou físicas enquanto sonham, se comparadas com as pessoas com visão.
Além do mais, parece que as experiências de sonhos visuais que têm as pessoas cegas não são apenas de pessoas e lugares que viram antes de ficar cegas. É que, enquanto sonham, estas pessoas veem coisas que experimentaram na sua vida depois de terem ficado cegas.
Isto sugere que, enquanto sonhamos, as nossas mentes constroem um mundo, ao invés de replicar um com o qual estejamos familiarizados, já que alguém com perda total de visão não sabe realmente como é algo que nunca viu visualmente.
Como são os sonhos das pessoas cegas?
O que sucede durante o sonho é similar para as pessoas cegas e para as pessoas com visão, ainda que muitas pessoas cegas experimentem menos imagens visuais enquanto sonham. Ambos os grupos de pessoas experimentam sonhos que envolvem histórias realistas e nas quais são atores, têm experiências sensoriais, e interagem com outras pessoas.
Ainda que o conteúdo visual dos seus sonhos se reduza, outros sentidos melhoram nos sonhos das pessoas cegas. Uma pessoa cega, quando sonha, experimenta mais sensações de paladar, som, tacto, e olfato do que as pessoas com visão.
As pessoas cegas, segundo parece, também têm maiores probabilidades de terem certos tipos de sonhos, quando comparadas com as pessoas com visão. Por exemplo, as pessoas cegas parecem experimentar mais sonhos relacionados com viagens, assim como mais pesadelos.
As pessoas cegas têm pesadelos?
Da mesma forma que as pessoas com visão, as pessoas cegas experimentam pesadelos. A investigação concluiu que as pessoas cegas têm mais sonhos sobre viagens, e que envolvem circunstâncias infelizes, e alguns destes sonhos poderiam ser considerados pesadelos. Uma hipótese é que o conteúdo do pesadelo pode refletir as dificuldades que enfrentam as pessoas cegas no seu dia a dia.
Como vê, a maneira como sonham as pessoas cegas não é muito diferente da forma como sonham as pessoas com visão. Em qualquer caso, o mais importante, para ter bons sonhos, é descansar bem. E você? Descansa confortavelmente todas as noites?