Como se fabrica um colchão viscoelástico?
Graças ao desenvolvimento da indústria do descanso, hoje em dia podemos desfrutar de sensações únicas na hora de dormir. E o aparecimento dos colchões viscoelásticos criou um antes e um depoisna indústria dos colchões. Mas, como se fabrica um colchão viscoelástico?
Pode ser que seja mais complicado do que aquilo que parece num princípio, e, na verdade, a fabricação dos colchões esconde alguns segredos, de modo a fazer dos nossos equipamentos de descanso esse refúgio no qual podemos descansar comodamente.
Os primeiros colchões
A origem do termo colchão remonta a tempos pré-históricos. Ao deitar-se sobre montes de palha, folhas e peles de animais, os primeiros humanos tiveram a oportunidade de descansar comodamente e de forma mais profunda do que dormindo sobre superfícies mais duras.
À medida que se vai abandonando a existência nómada e caçadora e se vai adotando um estilo de vida agrário e sedentário, começam a desenvolver-se móveis primitivos, incluindo a cama.
Os colchões de molas estabilizadoras internas, o que é provavelmente o avanço mais significativo no desenho de colchões, desenvolveu-se pela primeira vez em meados do século XIX.
Ao colocar um conjunto de molas uniformes dentro de camadas de estofamento, os fabricantes de colchões podiam dotar o seu produto de uma textura firme, uniforme e resistente. No entanto, devido a que os colchões de molas eram bastante caros de fabricar, apenas os barcos e os hotéis de luxo os adquiriam.
Não foi até depois da Primeira Guerra Mundial que se começaram a vender de forma massiva os colchões de molas, apesar do seu elevado custo, devido à comodidade que se sabia que eram capazes de proporcionar.
Hoje em dia, a tecnologia dos colchões avançou o suficiente de modo a poder oferecer colchões sofisticados e que melhoram a comodidade do nosso descanso de variadas formas. Um destes tipos de colchões é o colchão viscoelástico, muito conhecido pela sua inigualável adaptabilidade.
A fabricação da viscoelástica
Os colchões viscoelásticos tornaram-se bastante populares entre as pessoas que desejam um melhor apoio e alívio das pressões enquanto dormem. Décadas depois do aparecimento da viscoelástica, este tipo de colchão tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, graças a todos os benefícios que oferece ao nosso descanso.
Como se fabrica um colchão viscoelástico?
Os colchões viscoelásticos estão feitos de poliuretano como camada base. A espuma viscoelástica assenta-se por cima deste poliuretano, juntamente com o resto de camadas de enchimento que o colchão inclua, o que depende do modelo em concreto.
Para fechar todo o colchão é utilizada uma borda, uma tira de tecido que une o tecido lateral que envolve o colchão com a sua face superior, assim como com a sua face inferior. Este processo é levado a cabo com uma máquina de costura móvel. Desta forma, obtém-se um colchão viscoelástico completo.
Depois da fabricação estar terminada, o colchão é inspecionado, de modo a comprovar a sua qualidade. Se tudo estiver em ordem, é etiquetado com o seu conteúdo e o colchão é transportado até sua casa.
E você? Está à procura de um novo colchão viscoelástico? Se for esse o caso, não hesite em dar uma olhada ao nosso catálogo, ou perguntar-nos acerca de todas as dúvidas que lhe possam surgir. Melhore o seu descanso a partir de agora, com um novo colchão viscoelástico!