Como saber se eu ronco
Se dorme com outra pessoa, seguramente já saberá se ronca ou não. Estará acostumado a ser despertado várias vezes durante a noite. No entanto, se dorme sozinho/a, é possível que não possa determinar se ronca ou não. Por isso pode ser que se pergunte: como saber se eu ronco?
Ainda que não tenha por que ser assim, os ronquidos podem ser sinal de alguma enfermidade, e é por isso que, durma só ou acompanhado/a, convém saber se ronca ou não, para poder solucionar esse problema, caso ele exista.
Os ronquidos
Já saberá bem que os ronquidos são definidos como esse som áspero que se produz quando o ar flui através dos tecidos relaxados da garganta, o que faz com que estes tecidos vibrem ao respirar, tal como explica a Clínica Mayo.
Quase todo o mundo ronca de vez em quando, mas para algumas pessoas este problema pode ser crónico, ou incluso indicar uma condição de saúde grave. Algumas alterações no estilo de vida, como perder peso, dormir de lado, ou evitar o álcool (sobretudo perto da hora de se deitar), podem ser uma grande ajuda para conseguir deixar de roncar.
Além do mais, existem dispositivos médicos e cirúrgicos que podem reduzir os ronquidos, ainda que estes não sejam adequados nem necessários para todas as pessoas que roncam.
Sintomas dos ronquidos
Os ronquidos costumam estar associados a um transtorno do sono chamado apneia obstrutiva do sono (AOS). Nem todas as pessoas que roncam sofrem deste problema, mas se o ronquido se vê acompanhado de algum dos seguintes sintomas, poderia ser necessário consultar o médico para uma avaliação adicional de AOS:
- Sonolência diurna excessiva.
- Dores de cabeça matutinas.
- Pausas de respiração presenciadas durante o sono.
- Sono sem descanso.
- Dificuldade para se concentrar.
- Alta pressão sanguínea.
- Dor de garganta ao despertar.
- Sentir-se ofegante ou asfixiado durante a noite.
Se dorme acompanhado, e se os ronquidos são tão fortes que interrompem o seu sono, então também seria conveniente consultar-se com um médico.
Além do mais, as pessoas com apneia obstrutiva do sono experimentam, geralmente, períodos nos quais a respiração se torna mais lenta ou se detém, pelo menos, cinco vezes durante cada hora de sono.
Como saber se eu ronco?
No caso de que ronque, existem outras maneiras de saber ou averiguar se realmente ronca:
1. Se dorme acompanhado, pergunte à outra pessoa.
Caso durma acompanhado/a, então o melhor monitor de ronquidos dorme ao seu lado. Pode perguntar-lhe: ronquei esta noite? Ainda que seja incómodo (sobretudo se a sua relação é recente), pode ser uma grande ajuda.
Imagine que tem um/a companheiro/a de cama que ronca, e cada vez que escuta um ronquido forte e prolongado se desperta e o seu sono é interrompido. Se a razão pela qual não pode dormir são os ronquidos da pessoa ao seu lado, o melhor será dizer a verdade. Manter em segredo os ronquidos de alguém não é bom para ninguém.
2. Utilize a tecnologia
Se perguntar o incomoda demasiado, ou se dorme sozinho/a, uma aplicação de telemóvel para ronquidos pode ser ideal. São muitas as que existem, quer para Android, como para iPhone.
Existem algumas que podem até pré-diagnosticar os ronquidos com um só toque. Antes de ir para a cama, pode carregar no botão “começar a gravar”, e pela manhã obterá uma análise detalhada do seu sono. Descarregar uma aplicação para roncar no seu telemóvel pode ser a sua grande solução.
3. Tome atenção aos sintomas
Outros sinais que podem indicar que ronca são:
- Fadiga.
- Mudanças de humor.
- Necessidade de ir ao quarto de banho durante a noite.
- Falta de concentração.
4. Fazer anotações para dormir
Outra opção, de modo a conseguir fazer um seguimento da sua atividade de sono, é manter um diário de sono. Pode apontar certos dados, para que consiga aprender a dormir melhor:
- A hora na qual adormeceu.
- A hora na qual foi para a cama.
- Quantas vezes se desperta durante a noite.
- A hora na qual se desperta.
5. Consulte-se com um médico
Se ainda não tem claro se ronca ou não, pode consultar-se com o seu médico, para que este lhe dê algumas indicações sobre como averiguar se ronca ou não, e o que poderia fazer a esse respeito.
E você? Já sabe se ronca ou não? Siga as nossas indicações e, se ainda não o tem claro, não hesite em consultar-se com um profissional de saúde!