Como retomar as rotinas de sono durante o regresso à escola
Não sobram muitos dias de férias de verão, e a escola está a ponto de voltar a começar. Depois de todas as atividades e escapadas de verão, os horários de sono dos pequenos podem ter ficado algo descontrolados. Como retomar as rotinas de sono durante o regresso à escola?
Ainda há tempo para ajudar a que as crianças retomem um horário de sono que esteja de acordo com os horários da escola, mas há que fazer algo em relação a isso o mais rápido possível!
Como retomar as rotinas de sono durante o regresso à escola
Dormir o suficiente é fundamental para as crianças, sobretudo durante o ano escolar. É que o descanso não só é importante para o êxito académico: como já deve saber, o descanso é fundamental para que os pequenos se possam desenvolver durante o seu dia a dia.
A melhor forma de preparar as crianças para retomarem o horário de sono no regresso à escola é começar o quanto antes: entre 10 dias, a duas semanas antes, para sermos exatos. Se não têm tanto tempo até que comece a escola, também não se preocupe: comece o mais rápido que conseguir.
Recomendamos despertar progressivamente os seus filhos 15 minutos mais cedo cada manhã, assim como os deitar 15 minutos antes do que no dia anterior. Isto pode ser uma grande ajuda para retomarem a quantidade de horas de sono necessárias, e fazer com que se despertem a uma hora razoável para irem para a escola pelas manhãs.
É importante começar com este processo antes de que tenha início o ano escolar. Desta maneira, as crianças poderão ajustar-se ao horário de sono que irão manter durante os meses de colégio, antes do primeiro dia. Isto vai-lhes permitir despertar-se com energia quando começar a escola.
Alguns conselhos para voltar a uma rotina de sono
Em seguida vamos apresentar-lhe alguns conselhos, de modo a ajudar os mais pequenos a voltarem a uma rotina de sono saudável, antes de que comece o colégio:
1. Mantenha uma rotina relaxante na hora de os deitar
Uma rotina constante e relaxante antes de irem dormir vai mostrar aos pequenos que é hora de dormir. Estabelecer um “momento de tranquilidade”, ler um livro, escutar um conto antes de dormir, assim como levar a cabo outras atividades relaxantes, como tomar um banho ou um duche morno, pode ser uma grande ajuda para que as crianças aprendam a se preparar para irem para a cama.
2. Crie um ambiente tranquilo para dormir
Ter um ambiente propício para dormir acaba por alterar bastante as coisas. Isto significa garantirmos que as crianças tenham um quarto escuro e tranquilo, uma temperatura ambiente agradável, assim como uma cama cómoda.
Um ventilador, caso seja necessário, ou uma máquina de ruído branco, também podem ser eficazes, de modo a acalmar os mais pequenos, para que possam dormir com um som constante e rítmico. Tocar música relaxante e suave também pode ser uma grande ajuda para dormir.
3. Seja consistente
Mantenha um horário de sono constante e sem alterações, incluso aos fins de semana. Isto pode ajudar a manter bem regulados os ritmos circadianos dos pequenos.
4. Limite o tempo em frente aos dispositivos eletrónicos antes de dormir
Apague a televisão e outros aparelhos eletrónicos uma hora antes de os deitar, e mantenha os dispositivos móveis fora do quarto. Os especialistas advertem que a luz dos écrans (telemóvel, tablet, computador, televisão…) podem confundir os nossos corpos, fazendo-os pensar que ainda existe luz fora, o que dificulta a capacidade para conseguirem adormecer.
5. Evite os jantares abundantes
As refeições com porções demasiado grandes, assim como alimentos picantes, podem causar moléstias por indigestão, e dificultar assim que as crianças adormeçam.
6. Evite dar-lhes cafeína, sobretudo seis horas antes de se deitarem
A cafeína também inclui refrescos e outras bebidas que possam conter cafeína, e que podem interromper os padrões naturais de sono do pequeno.
7. Exercício depois das aulas
A atividade física pela tarde pode ajudar a garantir uma boa noite de sono: as crianças cansam-se durante o dia, o que faz com que, pela noite, estejam mais cansadas e tenham mais sono. Mas, não se esqueça: é importante que este exercício não se faça demasiado perto da hora de irem dormir, dado que isto poderia complicar o seu descanso.
Como vê, que as crianças retomem as suas rotinas de sono antes do regresso à escola pode parecer difícil, mas não é impossível. Assegure-se de que dormem as horas de sono necessárias cada noite antes de que chegue o regresso à escola! Isso vai ser extremamente positivo, quer para eles, como para si.