Como reduzir o stress das crianças depois do verão
Começar um novo ano escolar pode ser um momento muito stressante, quer para as crianças, como para os pais. Novos companheiros, novos professores, novas regras… Como se pode lidar com o stress das crianças depois do verão?
Parece difícil suportar estas épocas tão stressantes. No entanto, com um pouco de preparação e uma boa atitude, passar do relaxe do verão para o regresso à rotina da escola não tem por que ser assim tão difícil.
Como gerir o stress das crianças depois do verão?
O regresso à escola pode custar bastante num primeiro momento, mas os pais podem dar uma ajuda, para que as crianças possam suportar todo o stress que esta mudança carrega. Deixamos-lhe alguns conselhos para aliviar o stress dos mais pequenos e os ajudar a estabelecer uma rotina novamente, após tantos meses de descanso:
Torne esses momentos especiais
Sobretudo para as crianças mais pequenas, incluir uma nota especial na sua mochila, ou incluso uma foto familiar, pode ser uma grande ajuda no seu primeiro dia. Incluso se a mantém através dos primeiros dias, isso vai fazer com que eles sintam que você está sempre por perto nesta época de mudança.
Tradições divertidas
Antes de que comece a escola, ou durante os primeiros dias, pode-se fazer algo divertido para distrair os mais pequenos. Uma atividade que lhes interesse, mesmo antes de começar as aulas, ou um pequeno-almoço especial nos primeiros dias de colégio, podem fazer com que eles esperem com ânsias pelo momento de voltar à rotina e, com isso, que se dissipe o stress.
Positividade acima de tudo
Se os pais demonstram entusiasmo pelo que o novo ano possa trazer consigo, os filhos irão perceber e captar esses sentimentos, e o stress pode chegar a transformar-se em emoção. É importante que não vejam o stress em si!
Falar sobre isso
Pergunte aos seus filhos o que os preocupa, caso pareçam stressados com o primeiro dia de escola. Podem falar sobre as coisas divertidas e emocionantes que se podem passar durante todo o ano escolar.
Programar com antecedência
Antes de que se inicie o ano, comece a despertar os seus filhos à hora a que se deveriam levantar para ir para a escola. Pode começar pouco a pouco: um dia acorda-os mais cedo, no dia seguinte deitam-se um pouco antes… começar com a rotina antes do tempo fará com que se acostumem pouco a pouco e, quando chegue o dia, o regresso à rotina seja muito mais leve e fácil de ultrapassar.
Mantenha-se envolvido com tudo o que façam na escola
Ter uma comunicação regular com os professores, sobretudo com os diretores de turma, pode ser fundamental para saber quando as crianças podem sofrer períodos de maior stress. É importante manter-se informado acerca de como está a correr o ano a nível académico, social, e também no que diz respeito ao seu comportamento.
Organizar-se
Algo que também é muito importante, na hora de evitar o stress nas crianças quando começa a rotina, é estabelecer um calendário familiar, no qual todas as atividades e as datas de tarefas importantes sejam fáceis de recordar.
Também é uma boa ideia preparar as mochilas e a roupa para a escola na noite anterior, organizar os livros e o material escolar nas estantes, gavetas ou caixas, organizar todos os papéis por ordem de prioridade, assim como fazer uma lista única de todas as tarefas que devem ser completadas em cada dia.
Em concreto, é importante planificar a carga de tarefas. Faça um plano de onde e quando se irão fazer os deveres. Dispõem de uma secretária que usa o pequeno, ou então faz os deveres na mesa da sala? Manter um horário estabelecido será uma grande ajuda para reduzir o stress.
Escuta ativa
Se vê o pequeno stressado devido à escola, o primeiro passo é escutar o que lhe está a passar. Incluso se ele não disser nada, é importante estarmos atentos aos sinais não verbais. Pode começar a conversa, perguntando casualmente sobre a escola enquanto conduz até casa, no supermercado, ou fazendo uma tarefa em casa juntos. Não o pressione, de modo a obter respostas: isso não irá servir para nada!