Como limpar o seu quarto
O quarto é um lugar que deve convidar ao descanso e ao relaxe. É o nosso templo do descanso. A zona onde cada noite nos deve permitir dormir as oito horas recomendadas por todos os especialistas. Um espaço da nossa casa que deve estar ordenado, limpo, bem aclimatizado e livre de odores. Por tudo isso, é importante que saibamos como o limpar, de modo a que o possamos transformar nesse espaço tão acolhedor.
Os 8 passos que devemos seguir para manter um quarto limpo e ordenado
1. Ventilar o quarto todos os dias
A ventilação é uma atividade quotidiana à qual não costumamos prestar atenção. No entanto, o simples feito de abrir as janelas cada manhã vai-nos ajudar a renovar o ar dentro do nosso lar, algo indispensável para a nossa própria saúde. Um quarto com o ar viciado irá prejudicar o nosso organismo, sob a forma de resfriados e gripes. Por tudo isso, ventile o quarto onde dorme um mínimo de 20 minutos ao dia. Com esse simples ato, também poderemos regular a humidade, reduziremos a concentração de CO2, e diminuiremos até os níveis de pó.
2. Limpe os vidros da janela
O feito de arejar o quarto, abrir as janelas e deixar passar o ar da rua vai produzindo uma acumulação de pó nos vidros. Por isso, é importante que os limpe com uma mistura de água morna e detergente. Pode passar um pano humedecido antes de tudo isso, de modo a remover as possíveis manchas formadas. No que diz respeito à periodicidade dessa ação, ainda que muitos especialistas a limitem a uma vez por ano, a recomendação é fazer isso mesmo uma vez a cada dois meses.
3. Lave as cortinas
Do mesmo modo que limpa os vidros da janela, as cortinas que cubram a janela também vão ficar impregnadas com essa sujidade e pó que provém do exterior. E, se a isso lhe juntar a própria sujidade do quarto, tudo nos leva a uma necessidade imperiosa de as colocar na máquina de lavar com a mesma periodicidade com que limpa as janelas. Ou seja, um mínimo de uma vez ao ano e, caso seja possível, pelo menos uma vez a cada dois ou três meses.
4. Organize e limpe os móveis do quarto
O outro lugar onde mais vai aparecer o pó e a sujidade é nos móveis que existirem dentro do seu quarto. Desde a própria cabeceira da cama (sobretudo na parte superior), até às mesinhas de cabeceira. Neste caso, o ideal é realizar uma limpeza a fundo cada semana ou, como muito, a cada quinzena. No que diz respeito à organização, não é recomendável deitar-se com o quarto cheio de tralha pelo chão e em cima dos móveis, já que isto produz um aumento dos níveis de stress que não é nada favorável ao descanso. Como solucionar isto? Além de recolher tudo antes de dormir, nada melhor do que contar, como suporte para o seu colchão, com um sommier rebatível onde possa armazenar todos esses objetos que não sabe onde guardar. Ou, simplesmente, o lugar ideal para guardar toda a roupa de outras estações.
5. Dê a volta ao seu colchão
Outro ato ao qual não lhe damos importância e que costumamos negligenciar, é o de virar o colchão. Este gesto, que estamos habituados a ver desde que éramos pequenos, é importante para manter a firmeza da cama onde dormimos. O ideal é fazer isso uma vez a cada trimestre, e sempre da cabeça para os pés, e dos pés para a cabeça, e de cima para baixo, e vice-versa. A única exceção pode ser encontrada com os modelos fabricados com material viscoelástico, os quais apenas têm uma face útil.
6. Mantenha o chão limpo e reluzente
Uma vez por semana devemos varrer o chão para depois o lavar. Enquanto que o podemos varrer com uma vassoura ou com um aspirador, a lavagem deveria ser feita com a ajuda de uma esfregona com microfibra. Se a isso lhe juntarmos algum produto de limpeza específico, conseguiremos um chão impregnado de um aroma agradável e que irá facilitar o nosso descanso noturno.
7. A importância dos detalhes
Não há quarto que se preze que não tenha uma decoração pessoal, sob a forma de tapetes, travesseiros ou quadros. Cuide de todos esses detalhes, passe-lhes um espanador, e limpe os objetos com um pano húmido cada semana. No que diz respeito aos tecidos dos tapetes, o mais aconselhável é apostar por água com bicarbonato, a qual devemos deixar atuar vários minutos até a secar com um pano seco, e sem a necessidade de esfregar.
8. Substitua os lençóis todas as semanas
De nada serve manter um recipiente impecável, se o interior está defeituoso. Esta lógica é a que devemos aplicar em relação aos nossos lençóis. Se limpamos todo o quarto, mas não substituímos a roupa de cama por várias semanas, não estaremos a desfrutar da higiene necessária para um bom descanso. Por isso, é importante que contemos com diversos jogos de lençóis, e que nos permitam gerir essas substituições semanais.