Como dormir com asma: remédios caseiros que ajudam a descansar
A asma é uma doença que provoca que as vias respiratórias dos pulmões se inflamem. A inflamação e o estreitamento resultantes das vias respiratórias dificultam a respiração, assim como aumentam os níveis de muco e a contração dos músculos ao redor das vias respiratórias.
É por isso que pode ser tão complicado dormir com asma. Para isso, o melhor será seguir as indicações que nos possa dar o médico, ainda que existam algumas práticas e remédios caseiros que podemos levar a cabo de forma complementar ao tratamento que nos ofereça um profissional de saúde.
Como dormir com asma: algumas indicações que podem ser de ajuda
As pessoas diagnosticadas com asma devem seguir um tratamento definido por um médico. No entanto, alguns conselhos podem ser de grande ajuda, para que dormir com asma possa ser mais fácil no seu dia a dia:
Identificar e eliminar os possíveis gatilhos dos ataques
Um dos remédios mais efetivos na hora de conviver com a asma é o de identificar e eliminar os possíveis gatilhos dos ataques de asma. Ainda que estes possam ser variáveis e depender de cada pessoa em concreto, a verdade é que existem alguns gatilhos comuns que costumam afetar a maioria de pessoas que sofrem com este problema:
- A contaminação do ar.
- O ar frio.
- O pelo dos animais de estimação, quer sejam cães, gatos…
- Os ácaros do pó.
- O fumo, sobretudo do tabaco, mas também da queima de ervas ou madeira, por exemplo.
Além do mais, em algumas pessoas com asma, o exercício pode piorar os seus sintomas, especialmente se fazem exercício no exterior e quando faz mais frio.
Em qualquer caso, uma vez identificados os possíveis gatilhos, é hora de colocar mãos à obra para os conseguir eliminar, e assim conseguir dormir melhor:
- Aspirar o chão de forma regular, para que possa eliminar os possíveis ácaros do pó.
- Evitar fumar e expor-se ao fumo.
- Usar roupa de cama suficientemente respirável, assim como lavar e secar essa roupa semanalmente.
- Dispor de um filtro de ar dentro do quarto (ou um purificador).
- Limpar os móveis e a sala frequentemente.
- Usar armazenamento hermético dos alimentos para manter afastadas as pragas.
- Assegurar a renovação do ar, ventilando a casa pelo menos 10 minutos ao dia.
Exercícios de respiração
Estudos como o publicado em 2019 sugerem que os exercícios de respiração regulares podem ajudar a reduzir os sintomas da asma e a melhorar a qualidade de vida geral das pessoas com esta doença.
Conhecer alguns exercícios de respiração que reduzam a hiperventilação também pode ser útil durante um ataque de asma, caso a pessoa que o sofra não tenha o seu inalador à mão. Ainda assim, parece que é necessária mais investigação, no que à eficácia dos exercícios de respiração para reduzir a asma diz respeito.
Algumas técnicas de respiração que podem ser úteis incluem o método Buteyko e o método Papworth. O método Buteyko tem como objetivo reduzir os sintomas da asma ensinando a pessoa a respirar lenta e suavemente pelo nariz, ao invés de o fazer pela boca. Isto mantém o ar quente e húmido e as vias respiratórias menos sensíveis.
Por outro lado, o método Papworth ensina a quem o pratica a respirar usando o nariz e o diafragma (o músculo debaixo das costelas). É ensinado por fisioterapeutas, e inclui treino de relaxamento e como desenvolver padrões de respiração para se adaptarem a qualquer atividade que a pessoa leve a cabo.
Mudanças no estilo de vida
Tal como explica o Instituto Nacional do Coração, dos Pulmões e do Sangue, para que seja mais fácil dormir com asma, é recomendável:
- Deixar de fumar (se a pessoa em questão fuma).
- Ser fisicamente ativo.
- Alcançar ou manter um peso corporal moderado.
- Praticar técnicas de controlo do stress, como a atenção plena e a respiração profunda.
- Dormir o suficiente (isto é fundamental para a nossa saúde em geral!).
Redução do stress
O stress e outras emoções intensas, como a ira, podem, por vezes, provocar ataques de asma. As técnicas para ajudar as pessoas a reduzirem os seus níveis de stress podem ser remédios caseiros úteis para a asma.
As técnicas que podem ser de ajuda para reduzir o stress nas pessoas com asma incluem:
- Mindfulness.
- Meditação.
- Hipnoterapia.
- Respiração profunda.
Praticar yoga
De acordo com uma investigação publicada em 2017, praticar yoga poderia ser um remédio caseiro eficaz para a asma. Os dados da investigação mostram que os participantes com asma que praticaram asanas ou posturas físicas de yoga e meditação obtiveram:
- Menos sintomas de asma.
- Maior capacidade pulmonar.
- Uma frequência reduzida de ataques de asma.
- Melhor resposta à medicação.
Se sofre de asma, ou se alguém próximo a si sofre desse problema, lembre-se que o primeiro a fazer é seguir as indicações do médico. Em qualquer caso, agora já sabe como dormir com asma mais facilmente, graças a estes remédios caseiros. Experimente-os!