Como dormem os canários
Os canários são, juntamente com os periquitos, as aves com maior presença nos nossos lares. Além do seu pequeno tamanho, da sua beleza, e da companhia que fazem com o seu perpétuo cantar, são animais de fácil manutenção. Mas este cuidado não deve ser limitado à alimentação. Os canários são sensíveis e têm o sono bastante leve, pelo que devemos aprender como dormem e que necessidades têm, de modo a que possam manter um descanso ótimo.
A importância do descanso para os canários
Os canários recebem este nome porque uma das suas origens está radicada nas Ilhas Canárias (ainda que também os possamos encontrar em zonas próximas, como as Ilhas dos Açores ou da Madeira).
Falamos de uma classe de ave muito tranquila e que convida à domesticação, porque são alegres, cantadores, tranquilos, de confiança, e com um trato muito dócil para os mais pequenos da casa.
Além do mais, o seu tamanho torna-os perfeitos para os ter em gaiolas de tamanho médio, o que lhes permite uma certa mobilidade. Ainda que a tranquilidade seja a qualidade mais importante e a que melhor define os canários, isso não retira a importância dessa atividade diária.
É importante que contem com uma pequena piscina onde possam brincar, que a sua jaula fomente a que saltem entre as barras, e também que lhes coloquemos pequenos baloiços onde possam saltar e balançar. Ainda que não sejam propícios a aprender truques como os papagaios ou os periquitos, quanto mais carinho lhes dermos, mais cantadores serão. Ou seja, mais companhia serão capazes de nos oferecer.
No que diz respeito ao seu cuidado, estes pássaros de apenas 5 gramas, e que não costumam superar os 12 ou 13 centímetros, necessitam de uma higiene diária, alimentação equilibrada e um descanso ótimo. Quiçá este último seja o aspecto mais desconhecido para os seres humanos.
Da mesma forma que sucede connosco, para os canários o descanso é fundamental. As horas de sono de que desfrutem, juntamente com uma alimentação equilibrada, vão fazer com que cresçam saudáveis e fortes. E uma vez alcancem a idade adulta (a sua esperança de vida alcança os 10 anos), irão desfrutar de maior energia, mostrar-se-ão mais despertos durante o dia, mais concentrados e, em geral, mais felizes. Esta última característica irá ficar demonstrada através dos seus cânticos.
Assim dormem os canários
Já dissemos que a esperança de vida para esta classe de pássaros é de dez anos. Uma década que apenas poderão alcançar se os alimentamos bem e, sobretudo, se fomentamos que desfrutem de um descanso de qualidade.
Os canários são aves que necessitam dormir entre sete e oito horas diárias. Um sono reparador que notaremos no seu carácter. Se observamos que diminuiu essa felicidade que demonstram com o seu tipo de canto, é porque não estão a dormir bem.
Para que desfrutem desse descanso necessário, temos que construir na sua gaiola um entorno parecido ao da sua procedência selvagem. Para isso devemos situar a gaiola em lugares afastados dos ruídos e da luz direta. E, sobretudo, em divisões bem ventiladas. O ideal é colocar essa gaiola em divisões com a porta aberta, para que possamos evitar o típico odor a espaço fechado.
Os canários são muito sensíveis ao ruído, pelo que qualquer som mais estridente os irá despertar. Tente que a gaiola não esteja em divisões exteriores, e que estejam viradas para a rua. Se dispõe de um quarto mais afastado, ou que esteja virado para um pátio interior, esse será o ambiente mais adequado.
No que diz respeito à imitação do seu habitat natural, podemos cobrir a gaiola com um pano que não seja demasiado grosso, e deixando sempre um lado mais aberto, e por onde entre a ventilação e o ar. De todas as formas, aconselhamos a que, nas primeiras noites, verifique se o seu animal de estimação está a emitir algum tipo de som, já que isso poderia significar que está incómodo ou assustado. É que nem todos os canários necessitam que lhes tapemos a gaiola.
Por último, o despertar. O mais recomendável é levantar o pano com o qual cobrimos a gaiola muito suavemente e pouco a pouco. Sobretudo, e como já pudemos comentar, nunca lhes devemos provocar stress. São aves muito assustadiças, e que se podem stressar com facilidade. De nada serviria ter fomentado umas oito horas de sono, se depois os assustamos imediatamente a seguir a terem começado o dia.