Colchão viscoelástico ou de látex: vantagens e inconvenientes

Deixar a infância, passar a adolescência, crescer, amadurecer, dizer o “sim, quero”, formar uma família e escolher entre colchão viscoelástico ou de látex. Estas são as etapas pelas quais passamos enquanto abraçamos a idade adulta. Um processo único, pessoal e intransferível, e no qual o podemos ajudar em algo: escolher o colchão mais adequado para si.
Colchões viscoelásticos: vantagens e inconvenientes do modelo mais popular da década
Se nos focamos nos detalhes técnicos, a principal diferença entre os colchões viscoelásticos e os de látex reside no material principal com o qual estão confecionados. Enquanto que os de viscoelástica estão feitos de uma espuma de poliuretano, os modelos de látex estão fabricados através de um material natural como é a resina. E é na sua premissa onde arrancam o resto de diferenças.
Se começarmos pela análise dos colchões viscoelásticos, é justo reconhecer que, na atualidade, são os mais vendidos e populares. E, para entender os motivos, nada melhor do que analisar as suas principais vantagens.
Vantagens dos colchões viscoelásticos
– Adaptabilidade
A principal característica dos colchões fabricados com material viscoelástico é a sua capacidade de adaptação. Estes modelos destacam-se pela forma tão extraordinária que têm de se adaptarem à silhueta do dormente. Portanto, erguem-se como colchões perfeitos para pessoas com certos problemas ou moléstias físicas (quer seja por transtornos ósseos ou musculares). A viscoelástica oferece durante toda a noite um alívio da pressão em determinados pontos do corpo humano.
– Aceitam todos os tipos de suportes
Da mesma forma que oferecem grande nível de adaptabilidade ao corpo humano e às diferentes formas de dormir, também o fazem com os suportes. Ou seja, os colchões viscoelásticos podem ser utilizados em bases revestidas, estrados, sommiers fixos ou rebatíveis.
– Durabilidade
Estes colchões garantem uma grande durabilidade. A vida útil destes modelos pode superar os dez anos, e é maior do que a dos colchões de molas, por exemplo.
– Higiene
A evolução tecnológica que impregna esta vertente de colchões transforma-os em produtos muito resistentes a ácaros, bactérias, e restantes elementos nocivos.
– Independência de zonas de descanso
Os colchões fabricados com material viscoelástico incorporam uma qualidade chamada independência de zonas de descanso. Esta qualidade garante que os movimentos de um dormente não se transferem ao outro lado do colchão. Ou seja, é um colchão perfeito para dormir acompanhado.
Desvantagens dos colchões viscoelásticos
– O preço pode ser elevado
Dependendo do modelo que escolher, quantas mais qualidades ofereça o colchão viscoelástico, a um maior intervalo de preços iremos. Felizmente, a revolução tecnológica pela qual passa o sector do descanso tem permitido desenvolver modelos fabricados com viscoelástica que garantam um elevado padrão de qualidade, e por um preço muito competitivo.
– O calor do núcleo
O núcleo deste tipo de colchões transmite um calor que deve ser atenuado com a integração de outros elementos em forma de fibras e algodão. Há que ter cuidado na hora de apostar por certas lojas online e ofertas milagrosas. A recomendação é apostar por empresas consolidadas e com garantias de verdade e que, a ser possível, sejam as encarregadas de fabricar os seus próprios produtos.
– Não são aptos para pessoas que sofrem de vertigens
O colchão viscoelástico pode, em algumas ocasiões, produzir uma espécie de efeito gravitacional raro. Ou seja, como de uma ausência de peso, que provoca ao dormente a sensação de flutuar pelo ar. Portanto, não é um colchão aconselhável para aquelas pessoas que sofram de vertigens.
Colchões de látex: vantagens e inconvenientes da grande alternativa aos modelos viscoelásticos
Surgidos a princípios do século XX, os colchões de látex supunham um produto premium. Entre as décadas dos anos 80 e os 90, o descanso gourmet estava representado pelo látex. Posteriormente, o “boom” da viscoelástica eclipsou esta categoria de colchões. Mas hoje voltam a gozar de uma espécie de renascimento popular, erguendo-se como a grande alternativa ao material visco.
Vantagens dos colchões de látex
– Aliviam a dor
Os colchões de látex estão fabricados com uma espuma cuja principal propriedade curativa fomenta o adormecimento do corpo. Quer dizer, alivia a pressão de certas partes, como pescoço, ombros, pernas e quadris. Além disso, são capazes de alinhar corretamente a coluna vertebral, o que faz com que o dormente desfrute de um apoio mais suave em determinadas partes das costas.
– Qualidades hipoalergénicas
Este tipo de colchão é sinónimo de uma multitude de qualidades higiénicas. Os colchões fabricados com látex são os melhores na hora de combater contra o aparecimento de elementos nocivos, como os fungos, o mofo, bactérias e restantes ácaros.
– Oferecem grandes níveis de respirabilidade
Dependendo dos modelos, e da quantidade de fibra de origem natural de que disponham, os colchões de látex destacam-se como colchões bastante respiráveis. A estrutura de célula aberta permite que o ar tenha um fluxo mais constante. Se a isto lhe juntarmos que os orifícios das camadas são bastante amplos, o resultado que temos é o de um colchão que evacua o calor e não mantém concentrada a humidade. Portanto, diminui o calor corporal do dormente, o que faz com que possa desfrutar de um descanso livre de suores.
– Durabilidade e sustentabilidade
Sempre que a origem do látex seja natural, falaremos de um produto mais ecológico e sustentável. Além do mais, os colchões de látex garantem uma maior durabilidade das suas propriedades: entre dois a cinco anos mais do que o resto de modelos, incluindo os fabricados com material viscoelástico.

Desvantagens dos colchões de látex
– Podem libertar calor no verão
Isto dependerá da quantidade de fibras sintéticas que se incluam na sua confeção. Quanto maior percentagem de procedência natural fizer parte do látex utilizado, maior será a sua capacidade de respirabilidade. Caso contrário, poderão libertar maior calor no verão.
– Não são válidos para todos os tipos de suportes
Enquanto que os colchões fabricados com material viscoelástico podem ser combinados com todos os tipos de suportes, os modelos de látex necessitam de bases que incluam ripas, de modo a conseguirem providenciar uma melhor evacuação do calor.