Benefícios de dormir acompanhado ou sozinho

Conhece os benefícios de dormir em casal? A verdade é que dormir em casal tem as suas vantagens, da mesma forma que dormir só. Por um lado, dormir sozinho pode permitir que algumas pessoas consigam uma melhor qualidade de sono. No entanto, para outras pessoas, as vantagens de dormir com outra pessoa na cama podem contribuir para um melhor descanso.
Apresentamos quais são os benefícios para cada forma de dormir. Qual é a sua? Esta está determinada pelo seu estilo de vida, ou tem em consideração como pode otimizar o seu descanso?
Benefícios de dormir em casal
A investigação a esse respeito demonstrou que as pessoas em relações ou casamentos de longa duração costumam viver vidas mais longas, mais saudáveis e mais felizes, e os médicos quiseram determinar os motivos pelos quais isto sucede.
Após muitas investigações, foi possível determinar que partilhar cama com a outra pessoa parece melhorar a relação, assim como o descanso de cada membro do casal. Por exemplo, investigadores alemães, que estudaram casais heterossexuais, concluíram que dormir juntos permitia aos casais passar mais tempo no sono REM, e com menos interrupções dos ciclos REM. E a realidade é que, ainda que todas as etapas do sono sejam importantes, o sono REM (quando ocorrem os sonhos) é quando o cérebro se recupera.
Em geral, dormir em casal pode ser bastante benéfico para identificar se a pessoa com quem partilhamos a cama apresenta algum problema de sono. De fato, de certeza que, se dorme em casal habitualmente, já sabe se costuma roncar ou não, assim como se tem algum outro problema similar, como a apneia de sono, que pode ter um grave impacto na saúde e na longevidade.
Por outro lado, também parece ser benéfico o feito de irem para a cama juntos. É que ir para a cama à mesma hora que o seu par poderia fazer com que a vossa relação funcionasse melhor.
Em qualquer caso, os maiores benefícios de dormir em casal costumam acontecer antes de dormir: o tempo que partilhamos com a outra pessoa antes de irmos dormir, as conversas, aconchegar-se na cama, assim como ter intimidade longe de toda a agitação do resto da casa e da vida diária. Outros benefícios de dormir em casal podem ser:
O calor corporal
Algo de que se pode sentir falta no inverno é do calor corporal. As pessoas que dormem na mesma cama obtêm a vantagem de terem este calor adicional nas noites frias, graças aos abraços e aos aconchegos.
Facilita a comunicação antes de se deitarem
Deitarem-se juntos na cama oferece a muitos casais a oportunidade de discutir os altos e baixos do dia anterior, assim como os planos para o dia seguinte. Os casais com crianças pequenas, ou aqueles que trabalham muitas horas, podem encontrar neste período prévio ao sono o único tempo que têm para eles mesmos. Falar e partilhar em voz baixa ajuda muitos casais a adormecerem mais tranquilamente.
Potencial para uma maior sensação de intimidade
Desfrutar de uma maior sensação de intimidade é, provavelmente, a maior vantagem de partilhar cama com outra pessoa. Compartir a calidez e a suavidade de uma cama oferece mais oportunidades para que o casal se comunique, e pode fazer com que os casais em relações íntimas se sintam ainda mais unidos.
Benefícios de dormir só
Mas, atenção: não só existem benefícios quando se trata de dormir em casal. Dormir só também pode ter as suas vantagens.
Em concreto, para qualquer pessoa que tenha experimentado a privação de sono que pode acontecer, devido a partilhar a cama com alguém que dá muitas voltas ou que ronca, os benefícios de dormir só falam por si sós.
Isto também se pode aplicar a essas pessoas que são mais agitadas na cama, ou que sofrem de ronquidos, dado que, se dorme acompanhado, é provável que se sinta de alguma maneira “obrigado” a permanecer mais quieto ou a evitar roncar, de modo a evitar despertar o seu par.
Menos distúrbios noturnos
Dormir sozinho pode ser uma ajuda para evitar outras irritações noturnas, e que podem reduzir a nossa qualidade de sono. Estas irritações podem ser causadas pelo nosso par, caso este sofra de algum problema, como ronquidos ou síndrome de pernas inquietas, ou incluso um problema de bexiga, e que requer idas ao quarto de banho a meio da noite. Com o tempo, estas interrupções do sono aparentemente inocentes podem afetar a nossa saúde.
Ninguém lhe rouba os cobertores
Quando dorme só, não tem que se preocupar de despertar-se sem lençóis ou sem edredão. Isto pode ser uma grande vantagem! Basicamente, dormir sozinho permite-nos regular a nossa temperatura na hora de dormir, garantindo que vamos poder contar com as mantas suficientes.

Paz e tranquilidade
Relaxar-se em paz pode ser muito importante para algumas pessoas. Quando dormimos sozinhos, não temos que ficar acordados a escutar a outra pessoa roncar, ou a ouvir como fala durante o sono. Isto pode ser bastante incómodo para algumas pessoas, o que faz com que dormir sozinho tenha mais vantagens.
Em qualquer caso, tudo depende das preferências pessoais de cada um. Se está acostumado a dormir com o seu par, provavelmente valorize os benefícios de dormir em casal, e o mesmo sucede, caso esteja habituado a dormir sozinho. O importante é descansar bem, e descansar o tempo suficiente!