Arrepios ao dormir: por que aparecem?
Alguma vez lhe aconteceu? Chega à cama e, de repente, sente arrepios que fazem com que seja mais complicado conseguir adormecer. E isso, apesar de contar com um bom edredão para se tapar, e que a temperatura ambiente não é demasiado fresca!
Parece ser que a temperatura do quarto não é a única responsável pelo aparecimento destes arrepios, e que poderia ser a temperatura interna a principal implicada nestes arrepios ao dormir. Vejamos os motivos, e como se produz este fenómeno.
Arrepios ao dormir: por que acontecem?
A temperatura é uma parte importante do ritmo circadiano. É que a temperatura do nosso corpo passa por um ciclo diário que se correlaciona com os padrões de sono e vigília.
Ao que parece, tal como explicam investigadores do Imperial College de Londres, durante as horas prévias a nos deitarmos, costumamos experimentar uma redução natural da temperatura corporal, e isto costuma continuar depois de adormecermos.
Ao mesmo tempo, a temperatura da pele aumenta antes e depois do sono. Ao longo da noite, os nossos corpos experimentam uma termorregulação, que envolve processos físicos que mantêm a temperatura do nosso corpo dentro de um intervalo concreto. Se temos muito frio, os arrepios ajudam-nos a entrar em calor. Se temos calor, o suor liberta esse mesmo calor.
Por vezes, o equilíbrio entre o calor e o frio altera-se, até ao ponto em que estes processos de termorregulação fazem com que nos despertemos. Despertar-se a tremer de frio, ou com calor e suores, pode ser bastante incómodo, e costuma dever-se a que o ambiente do nosso quarto é demasiado frio ou demasiado quente.
Ainda que os arrepios possam estar relacionados com alguma enfermidade, mais do que com a termorregulação, o habitual é que possam ser evitados, adotando algumas medidas.
Como evitar os arrepios ao dormir
Se sofre de alguma enfermidade que possa ter como efeito estes arrepios, deveria consultar com o seu médico sobre as medidas que poderia tomar para evitar estes arrepios. No entanto, se é uma dessas pessoas que não sofre de nenhuma enfermidade, e simplesmente tem um problema de arrepios relacionado com a termorregulação e a temperatura ambiente, tome atenção aos seguintes conselhos:
Mantenha uma temperatura agradável dentro do quarto
Uma temperatura à volta dos 18 graus pode ser a mais indicada para o ambiente do quarto. Ainda assim, é possível que as suas necessidades, no que diz respeito à temperatura, sejam outras, pelo que pode aumentar ou diminuir essa temperatura, se isso o ajuda a evitar os arrepios quando dorme.
Utilize um bom pijama
Ainda que possa parecer algo sem importância, o pijama que utilizamos pode ter muito que ver com a qualidade do nosso descanso. Se costuma passar calor pela noite, então quiçá deva experimentar utilizar um pijama mais respirável. Se, pelo contrário, sente que tem frio, então o melhor será que utilize mais camadas de roupa, que pode ir retirando, caso acabe por passar calor.
É possível que tenha febre?
Se os arrepios se produziram numa noite pontual e não é algo habitual em si, então existe a possibilidade de que tenha tido febre. Os arrepios são habituais quando estamos doentes, e se teve arrepios esta noite, quiçá deva tirar a temperatura e verificar se poderá estar com alguma doença.
Use uma bolsa de água quente ou um ventilador
Se acredita que passa frio ou calor pela noite, pode remediar a situação, utilizando uma bolsa de água quente, ou então um ventilador, dependendo se tem frio ou calor. Um ventilador dentro do quarto pode ajudá-lo a refrescar o ambiente, enquanto que incluir uma bolsa de água quente ou uma almofada térmica na cama pode ser uma ajuda, caso os arrepios tenham sido causados pelo frio.
Como vê, os arrepios podem ser normais quando a nossa temperatura, ou a do quarto, não são as mais indicadas. Em qualquer caso, se sente arrepios frequentemente, o melhor será que se consulte com um profissional de saúde.